Huawei apresentará 3 novos smartphones Android da linha Y em 2018

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

São três (3) novos smartphones Android para o segmento de entrada / gama baixa que chegarão às lojas em 2018. Três novas apostas de baixo custo que em breve serão apresentadas oficialmente. Depois de já termos conhecido a gama alta com o Huawei P20 Pro, está na hora de olhar para as opções mais económicas.

Chamar-se-ão Huawei Y3 e Huawei Y5 Prime. Ao grupo junta-se também o Huawei Y6 (2018). Todos eles já são conhecidos graças ao leakster Evan Blass. Este será o novo alinhamento que virá renovar todo o segmento de gama baixa, os produtos de entrada da fabricante Android.

Vê ainda: está a desenvolver uma Assistente Virtual ciente das tuas emoções

O responsável pela conta de Twitter de Evan Blass (@evleaks) partilhou as imagens dos novos smartphones Android. À primeira vista não temos aqui grandes quebras com o passado. Temos sim, uma comunhão com algumas das linhas dos smartphones da sub-marca 7X.

O mais cativante, pelo menos a nível de design ou look será o Huawei Y6 (2018), um dos mais esbeltos smartphones Android para este segmento de mercado. Aparenta ser construído em metal, com cantos arredondados e ainda com a porta áudio jack de 3.5mm, algo que começa a rarear.

Três novos smartphones Android da linha Y para 2018

O terminal aparenta ter os botões de navegação já no ecrã como pode ser aferido pela ausência dos botões capacitivos de navegação. Será um dos novos smartphones Android com um ecrã 18:9, o formato que lhe confere um aspecto mais estreito. Além do impacto visual também o torna mais fácil de utilizar com uma só mão. Será, para todos os efeitos, o mais premium de todos os "Y". Na sua traseira temos uma câmara com o flash LED e aquilo que aparentam ser dois sensores fotográficos. Todavia, temos apenas um.

Destaca-se também por apresentar um flash LED frontal para iluminar as tuas selfies e video-chamadas. Temos também os botões de volume e botão Power na lateral direita do smartphone. Algo que não está presente, em todos estes três smartphones Android é o leitor biométrico ou sensor de impressões digitais.

Huawei Y6 (2018) é o mais cativante, Y5 Prime será (ainda) mais económico

Em seguida temos o Y5 Prime, o smartphone "intermédio" para esta gama de entrada da fabricante chinesa. O terminal aparenta ter uma construção metálica mas, pela imagem, podemos ter ainda assim uma construção em plástico. Na sua traseira temos apenas uma câmara e o seu flash LED no canto superior esquerdo com um alinhamento horizontal.

Tal como os restantes smartphones Android, destaca-se pela utilização de um ecrã com o formato 18:9 tal como é evidenciado pelo seu look estreito. Possui, também ele, cantos arredondados com umas margens já notórias. É desprovido de flash para a sua câmara frontal, tal com o sensor biométrico mas conta com a porta áudio jack de 3.5mm, no topo.

Huawei Y3 2018 será o mais modesto dos smartphones Android

O mais económico de todos os smartphones económicos da Huawei. Modesto até na sua aparência com grandes margens e um look já pouco cativante. Todavia, não é desprovido de graça e apresenta-nos um painel traseiro ligeiramente curvo para facilitar a sua utilização com uma só mão.

Pelas imagens também este Huawei Y3 2018 aparenta ser construído em metal mas neste caso acreditamos que seja o plástico o principal material de construção. Temos também a presença do seu altifalante na traseira, logo ao lado da sua câmara principal e do flash LED.

Aqui em Dourado, aparenta ser pequeno, compacto e as suas margens falam por si. Ainda assim, aparenta ter um ecrã com o formato 18:9 o que seria sem dúvida uma grande mais valia. Podemos também ver o realce para os botões de seleção de volume e para o botão On / Off ou botão Power.

A porta áudio jack de 3.5mm está presente no topo, na aresta superior do dispositivo móvel e nem mesmo este trará botões capacitivos para navegação. Com efeito, vemos assim a Huawei a uniformizar todas as suas linhas de produtos com um aspecto mais moderno.

Quais as características técnicas destes smartphones Android?

Ausente de todos eles está o sensor biométrico, o leitor de impressões digitais. Todavia, não excluímos a possibilidade de todos eles, ou pelo menos um, trazer o Face Unlock ou reconhecimento facial. Seria uma boa forma de contornar o aparente lapso da fabricante Android.

Já relativamente às suas características sabemos, com base em fugas de informação anteriores que o Huawei Y3 trará um processador MediaTek MT6737. Estará também equipado com 1GB de memória RAM, 8GB de armazenamento interno e uma bateria de 2200mAh. O seu sistema operativo será o Android Oreo 8.1 e terá um ecrã com resolução qHD, portanto 480 x 854 pixéis, tecnologia IPS LCD.

O Huawei Y6 (2018) trará um ecrã de 5.7 polegadas com o formato 18:9. Esta tela tem uma resolução HD+, portanto 1440 x 720 pixéis, tecnologia IPS LCD. No seu interior temos o processador Qualcomm Snapdragon 425 com 2GB de memória RAM e 16GB de armazenamento interno.

Este dispositivo trará uma câmara traseira de 13MP com uma câmara frontal de 5MP. Utilizará o sistema operativo Android Oreo 8.0 com a interface da marca. Trata-se da EMUI 8.0, sem esquecer também uma bateria de 3000mAh de capacidade.

E tu, tens algum dispositivo da linha "Y" desta fabricante? Deixa-nos o teu feed-back.

Assuntos relevantes na 4gnews:

oferece o smartphone em troca de uma análise ao OnePlus 6

OnePlus 6 vai conquistar não só pela potência mas também pelo Design

Avengers: Infinity War. Shuri terá papel crucial no filme da Marvel

Fonte |

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.