Huawei: smartphone com HongMeng OS poderá chegar ainda em 2019

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Depois dos grandes problemas criados pelo governo dos Estados Unidos, a Huawei viu-se obrigada a acelerar todo o processo de desenvolvimento do seu próprio sistema operativo. Este sistema operativo, HongMeng OS, poderá vir a ser capaz de substituir por completo o Android da Google.

No entanto, ainda não ficou totalmente esclarecido se este OS será exclusivo do mercado chinês, ou se a fabricante já conseguiu adaptar o sistema operativo, tornando-o compatível com os mercados internacionais.

Primeiro smartphone com HongMeng OS pode ser apresentado em breve

As mais recentes informações são provenientes do site chinês Global Times, onde foi revelado que o primeiro smartphone da Huawei com o HongMeng OS chegará às lojas durante o último trimestre de 2019. Mais ainda, o site avança também que o seu preço irá rondar os €260.

Foi revelado que a fabricante já tem este smartphone em fase de testes, sendo destinado ao segmento gama-média. O seu preço atrativo terá como principal objetivo, aliciar os developers para o seu novo ecossistema.

A fonte do Global Times afirma que o novo smartphone deverá ser apresentado lado a lado com os novos Mate 30, e estarão vários milhões de unidades disponíveis em stock.

HongMeng OS não vai estrear em smartphones

Tal como já tinhamos revelado anteriormente, o novo sistema operativo da Huawei não se irá estrear em smartphones, nem tão pouco num produto da marca. Será a Honor a ter o privilégio de apresentar o primeiro produto que chegará com o HongMeng OS integrado.

Assim sendo, a primeira Honor Smart TV será a responsável pelo lançamento oficial do novo sistema operativo. Esta opção não é de todo estranha, visto que o OS foi desenvolvido especialmente para produtos IoT.

Aquando do seu desenvolvimento inicial, o HongMeng OS foi concebido a pensar em produtos inteligentes e outras aplicações industriais. Na sua essência, a Huawei pretendia criar um ecossistema onde pudesse interligar todos os seus smart gadgets. Com os recentes ataques dos Estados Unidos, acabou por adaptar o sistema também para smartphones.

Um dos pontos fortes do HongMeng OS, à semelhança do Fuschia criado pela Google, é conseguir adaptar-se a diferentes produtos de forma muito versátil. Por isso, será a plataforma perfeita para implementar nos mais diversos gadgets e produtos inteligentes.

Uma vez confirmada a sua compatibilidade com aplicações Android, a sua expansão para smartphones será certamente muito mais fácil e rápida.

Editores 4gnews recomendam:

  • Huawei P30 Pro está com SUPER DESCONTO de 200€!
  • Huawei regista novos nomes para a sua gama P. (Huawei P300, P400 e P500)
  • Conhece os 13 smartphones mais rápidos lançados em julho
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.