Samsung poderá seguir o rumo da Huawei ao lançar mão do Android Go

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O programa ou na 4gnews. Neste momento já poucas dúvidas restam sobre a sua existência.

Vê ainda: iPhone X Plus – O mais caro e promissor smartphone da Apple?

Este mesmo ponto de vista é avançado pela publicação Sammobile, portal geralmente atento aos desígnios da Samsung. Mais ainda, baseiam-se nos testes (benchmarks) efetuados a um novo dispositivo da marca com o número de modelo Samsung SM-J260G.

Na prática será um novo Samsung Galaxy com 1GB de memória RAM. Terá também um processador conhecido apenas pelo nome de código Universal7570_Go. Já o seu sistema operativo foi listado como o Android Oreo 8.1 da Google.

Android Go é uma das mais recentes iniciativas da Google

Esta mesma publicação avança um possível nome para este terminal. Samsung Galaxy J2 Core poderá ser o seu nome, sendo o primeiro terminal a adotar o Android Go da Google. Note-se ainda que este nome baseia-se num registo de marca efetuado pela tecnológica sul-coreana, confirmando assim que esta nomenclatura pertence apenas à Samsung. Note-se que toda esta iniciativa visa otimizar o desempenho de smartphones modestos.

Já por outro lado, segundo a imprensa internacional este dispositivo está a ser testado para a Índia, para o mercado indiano. Entretanto surgiriam novas informações que nos dão conta dos planos da marca para novos mercados além da Índia.

Sendo este um terminal de gama baixa, primando pelo preço, chegará também ao Nepal, Bangladesh, e Sri Lanka. Mercados em desenvolvimento em que a tecnológica sul-coreana sente cada vez mais dificuldades em fazer frente à chinesa Xiaomi.

Em breve teremos um novo Samsung Galaxy com Android One

Sobretudo na Índia onde atualmente já "reina" a Xiaomi, tendo ultrapassado a Samsung em número de vendas no final de 2017. Agora, espera-se que o novo terminal com Android Go da Google ajude a tecnológica a manter o preço baixo e a satisfazer a procura por smartphones económicos.

Note-se ainda que a tecnológica sul-coreana utiliza o seu sistema Tizen OS em alguns dos terminais com 1GB de RAM ou menos. Dispositivos que no geral têm usufruído de uma boa aceitação, apesar de não poderem ser perfeitamente comparados às soluções com Android.

Este novo Samsung Galaxy de gama baixa, seja o Galaxy J2 Core ou outro nome, poderá chegar também à Europa. Isto é, segundo a GizmoChina o terminal já estará a ser testado em várias regiões e mercados na Europa. Todavia, não podemos confirmar esta informação.

Huawei Y3 (2018) é o primeiro smartphone da Huawei com Android Go

Já do lado da sua rival, a Huawei, temos já um dispositivo com o Android Go da Google. Chama-se Huawei Y3 (2018) e é um terminal de gama baixa com preço a rondar os 100 dólares. É, também ele, voltado para os mercados em desenvolvimento e para os mercados africanos e de médio oriente.

A adopção desta iniciativa da Google pelas principais construtoras pode em última análise beneficiar o consumidor mais modesto. Com um software puro e atualizações fornecidas pela própria Google, certo é que até mesmo um terminal "barato" é capaz de proporcionar uma experiência isenta de frustrações.

Será que em breve teremos este terminal a chegar às nossas lojas?

Assuntos relevantes na 4gnews:

Qualcomm Snapdragon 855 deverá ser produzido pela TSMC em 7nm

d P e chegará meses depois do Xperia XZ2

Play Store: Faz download da nova versão da aplicação (10.6.08)

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.