A Huawei apresentou o primeiro projeto de Casa Inteligente no MWC de Xangai 2021 interligada pelo seu HarmonyOS, entre outras tecnologias da fabricante chinesa. O objetivo? Mostrar as potencialidades de um lar interligado.
Trata-se de um conceito de conceção de uma casa na era da Internet das Coisas (IoT), que inclui uma sala de estar, cozinha, escritório, ginásio em casa, sala de entretenimento e garagem, ocupando uma área total de 550m2.
A casa inteligente da Huawei aposta em tecnologias como o HarmonyOS
Este projeto recorre a tecnologias sem fios e utiliza produtos da Huawei. Aqui incluindo smartphones, PCs, tablets, relógios, colunas inteligentes e a gama TV Vision.
Todos eles são integrados com produtos de parceiros do ecossistema Huawei, para proporcionar uma imersiva experiência de uma Casa Inteligente.
O projeto integra tecnologias como Huawei HiLink, HarmonyOS e Huawei HiCar para ligar diferentes aspetos da casa. É um protótipo que mostra uma casa inteligente na era da IoT e representa uma parte importante da Estratégia de Seamless AI Life da Huawei.
Uma assistente inteligente que é o “braço direito” em casa
Na sala de estar, através dos comandos de voz, o assistente inteligente controla todos os dispositivos. Também permite o modo “Regresso a Casa”. Aqui, tanto o purificador de ar como a luz quente são ligados, enquanto as cortinas são fechadas.
Na cozinha, o utilizador tem um conjunto completo de aparelhos domésticos baseados no HarmonyOS. Estes são ligados em rede com o smartphone, onde será exibido um cartão, a partir do qual podemos controlar os dispositivos em qualquer altura.
Passando para o escritório, o smartphone pode ser ligado a um MateBook ou ao MatePad Pro através da Colaboração Multi-Ecrã, facilitando, assim, a transferência de dados entre dispositivos. A funcionalidade Multi-Janela Inteligente do Huawei MatePad Pro permite visualizar duas apps simultaneamente, sobre o qual podem ser exibidas duas janelas flutuantes adicionais.
Da cozinha à garagem, este é novo projeto de casa inteligente Huawei
Na sala de entretenimento, a combinação de uma TV Huawei Vision de 65 polegadas 4K e uma coluna Huawei Sound X dá ao utilizador imagens de alta definição e som surround.
No ginásio o Huawei Watch GT 2 Pro regista a velocidade e consumo de calorias em várias modalidades. Já o Watch Fit pode identificar quando o utilizador faz exercício numa máquina de remo e fornecer resultados de treino cardio/anaeróbico. Também permite avaliar o estado e tempo de recuperação recomendado, dando orientação personalizada para o treino.
Ao entrar na garagem a porta do carro pode ser aberta com o smartphone. Mais ainda, as aplicações e serviços móveis, tais como navegação e música, mudam automaticamente para o carro. Também é possível controlar os dispositivos IoT em casa através dos cartões exibidos no ecrã inicial do painel de instrumentos do carro.
Em síntese, na era da Internet das Coisas (IoT), viver numa casa inteligente já não se trata apenas de instalar dispositivos inteligentes em casa.
O foco está agora a deslocar-se para a forma como esses dispositivos formam um mundo virtual. A forma como se tornam numa extensão dos sentidos dos utilizadores, melhorando a forma como interagimos com esses dispositivos e desenvolver uma base de dados de vozes intuitivas e comandos gestuais para utilização futura.
Editores 4gnews recomendam:
- 5 novas funções Google que vão tornar o Android ainda melhor
- Starlink: Internet de Elon Musk já está disponível em Portugal
- WhatsApp: o que acontece a quem não aceitar as mudanças de privacidade