Huawei regista patente para o HongMeng OS

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

A Huawei está a atravessar um dos momentos mais complicados da sua história, depois de os Estados Unidos terem colocado a fabricante na sua 'lista negra'. Os acontecimentos que resultaram destas ações, levaram a que a Huawei tivesse de acelerar o desenvolvimento do seu próprio sistema operativo.

Hoje, foi finalmente registada a patente do sistema operativo criado pela fabricante chinesa, com o nome HongMeng OS. É importante realçar que a aplicação para esta patente foi feita já em 2018, comprovando uma vez mais que a marca já estava há algum tempo a trabalhar neste sistema operativo.

Huawei coloca as suas esperanças no novo HongMeng OS

De acordo com as informações do registo do HongMeng OS, este sistema operativo poderá ser utilizado numa grande variedade de produtos. Assim como já tinha referido Richard Yu, os planos passam por integrar o HongMeng OS em smartphones, computadores portáteis, tablets, televisões e carros.

Apesar de ter perdido a licença para utilizar o Android e não ser suportada pela Google, a fabricante promete que o seu sistema operativo irá ser compatível com aplicações Android. Ainda não é claro como irá conseguir fazê-lo, mas esta poderá ser a única forma de garantir o sucesso do seu sistema operativo.

Pesadelo da Huawei parece não ter fim à vista

Desde que os Estados Unidos colocaram a Huawei na 'lista negra', a fabricante tem recebido más notícias umas atrás das outras. Ao ser proibida de realizar qualquer relação comercial com empresas americanas, viu-se numa posição que seria difícil imaginar.

Depois de ter perdido a licença para utilizar o sistema operativo Android nos seus smartphones, a fabricante acabou por ser excluída pela Google, ARM, Intel, Qualcomm, AMD, SDA (cartões MicroSD), JEDEC e também a Wi-Fi Alliance. A menos que o governo de Donald Trump decida remover a fabricante chinesa da sua lista negra. A sequência de pesadelos parece não ter fim à vista.

No entanto, este parece ser um cenário improvável, a menos que seja utilizada como 'moeda de troca' nas negociações com o governo chinês.

Últimas novidades do 'drama' da Huawei:

  • Google remove telemóveis Huawei do seu site e Android Enterprise
  • Panasonic volta atrás na sua palavra e mantém suporte à Huawei
  • Huawei é retirada da lista da associação de cartões de memória SD
  • Honor 20 Pro não irá já para o mercado devido ao problema atual da Huawei
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.