Huawei regista novo nome de um sistema operativo na Europa. Conhece os detalhes

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A Huawei pediu uma nova marca registada no Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia. De acordo com a informação, a fabricante registou o nome Harmony para um sistema operativo para uso em mobile e em computador.

O pedido foi formalizado no dia 12 de julho, e encontra-se neste momento a ser analisado. O nome Harmony junta-se assim ao Ark, como o possível nome a ser usado pelo seu sistema operativo no mercado global.

Sistema operativo da Huawei chama-se originalmente HongMeng OS

O sistema operativo da Huawei foi concebido com o nome HongMeng OS, e já se encontra em desenvolvimento pelo menos desde de 2015. Nos últimos tempos, esta opção veio à baila, depois da guerra comercial entre Estados Unidos e China, que levou ao banimento da Huawei por parte da administração liderada por Donald Trump.

À data de escrita deste artigo, o banimento já foi retirado. Mas sendo esta a solução caseira da Huawei ao Android (no mobile) e o Windows (nos computadores), a empresa continua a trabalhar no seu sistema operativo, para o caso de voltar a ter condicionantes fora da China.

Huawei diz que o seu sistema operativo é mais rápido que o Android

Numa entrevista à revista francesa Le Point, o fundador da Huawei – Ren Zhengfei – disse que o HongMeng OS é mais rápido que o Android e o macOS. No entanto, só uma possível chegada ao mercado deste sistema operativo poderá dizer se estas afirmações correspondem à verdade.

O grande problema da Huawei em relação ao seu sistema operativo será sempre a possível falta de aplicações. Foi isso que matou o Windows Mobile, e a Huawei estará consciente de que para vingar vai ser preciso captar toda a atenção dos desenvolvedores para a criação de aplicações para os seus sistemas.

Editores 4gnews recomendam:

  • HongMeng OS é mais rápido que o Android, diz fundador da Huawei
  • Imagens mostram ecrã do Huawei Mate 30 Pro em detalhe
  • Huawei Honor 9X: vídeo oficial revela data de lançamento do smartphone
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.