Huawei quer continuar a ser a primeira e está já a trabalhar no sucessor deste smartphone único

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

O Huawei Mate XT é o único smartphone tri-dobrável do momento e a Huawei quer continuar a ser pioneira neste setor. Assim antes que a concorrência chegue, a marca chinesa está já a trabalhar no sucessor deste modelo único.

Novo modelo pode ter o mesmo nome com uma pequena variação

Huawei Mate XT
O Huawei Mate XT atualmente está apenas disponível no mercado chinês Crédito@Huawei

A informação chega da China e avança com o nome do novo tri-dobrável. Diz este rumor que o modelo vai chamar-se Mate XTs. O mesmo nome com uma pequena variação que pode fazer toda a diferença.

Isto porque a Huawei tem o hábito de acrescentar um “S” aos nomes dos equipamentos quando atualiza componentes internos. Neste caso, parece que a marc a chinesa vai atualizar o processador do tri-dobrável.

Os rumores apontam para que o modelo Mate XTs esteja equipado com o chip Kirin 9020. Algo que parece bastante provável já que o mais recente smartphone dobrável convencional Huawei Mate X6 integra exatamente este processador.

De resto, não são conhecidas mais informações sobre os atributos do segundo tri-dobrável da Huawei. Podemos esperar o mesmo conceito, ou seja, fechado funciona como um smartphone “normal”, aberto em dois como um smartphone dobrável convencional e quando totalmente aberto transforma-se num tablet.

É também esperado que a inovação mantenha um preço elevado. Atualmente, o Huawei Mate XT é apenas vendido no mercado chinês com um custo “puxado” de mais de 2.600 €. Um novo modelo poderá atingir estes mesmo valores, devido aos elevados custos de produção.

E a verdade é que a Huawei não pode mesmo perder tempo nesta corrida. De acordo com rumores anteriores, tanto a Xiaomi como a Honor podem entrar neste segmento com o seu próprio tri-dobrável. No entanto, não há ainda uma data prevista para que estas duas marcas, também chinesas, façam a revelação dos seus equipamentos.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt