Huawei quer abandonar o Android! Smartphones com EMUI 11 passarão para o HarmonyOS

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

Depois de apresentar a nova versão do seu sistema operativo HarmonyOS, a Huawei confirmou que este está finalmente preparado para ser implementado nos seus novos smartphones, começando já a partir do próximo ano. Assim sendo, tudo indica que a marca está finalmente preparada para abandonar em definitivo o uso do Android nos seus equipamentos.

Já era esperado que isso viesse a acontecer mais tarde ou mais cedo, especialmente depois da marca perder o acesso aos vários serviços e aplicações da Google. No entanto, a chegada do HarmonyOS aos smartphones poderá ter um impacto bem maior do que era esperado.

Em entrevista ao site Android Authority, um representante da Huawei fez revelações inesperadas. Ao que parece, todos os smartphones da Huawei que tenham já a EMUI 11, serão compatíveis com o HarmonyOS. Assim sendo, uma vez disponível, o HarmonyOS irá ficar presente em muitos mais dispositivos do que era esperado. Em vez de receberem a atualização para o Android 12, os smartphones da Huawei irão ser atualizados para o HarmonyOS.

Ainda não existe uma lista oficial de smartphones compatíveis com o HarmonyOS

Mesmo tendo sido confirmado que smartphones com Android que tenham a EMUI 11 sejam compatíveis com uma futura atualização para o HarmonyOS, não ficou claro se todos irão receber a dita atualização. Não tendo sido confirmado pelo representante da marca, fica no ar a possibilidade de que a Huawei possa vir a selecionar apenas alguns dispositivos para esta transição.

Assim sendo, é realista especular que a fabricante possa optar por atualizar apenas os smartphones gama-média/alta e topos de gama que tenham chegado ao mercado sem acesso aos serviços Google. No entanto, é também possível que a atualização venha a ser facultativa, ficando à descrição de cada utilizador abandonar, ou não, o sistema operativo Android.

No entanto, caso a atualização para o HarmonyOS fique disponível para todos os smartphones com EMUI 11, temos já a confirmação de que poderá ficar disponível para mais de 50 smartphones.

Editores 4gnews recomendam:

  • Huawei prepara-se para quebra superior a 70% já em 2021
  • Huawei revela o novo Harmony OS 2.0 e aponta para os smartphones em 2021
  • Huawei Matebook X Pro Review: a qualidade tem um preço!
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.