Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Huawei Pura 70 Pro review: um tiro certeiro na fotografia

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 12 min.

Huawei Pura 70 Pro destaque 1

Huawei Pura 70 Pro
★★★★☆4.5Muito Bom

As expetativas eram elevadas e o Huawei Pura 70 Pro responde à altura. Estamos perante um smartphone fotográfico por excelência que faz do mais amador dos fotógrafos um profissional. Tudo graças à câmara traseira que chega recheada de bom hardware, software competente e a mais recente tecnologia de ponta.

Ecrã e autonomia são outros dos dois pontos fortes deste modelo. Por seu lado, o desempenho também surpreende pela positiva com o modelo a lidar com qualquer tarefa sem problemas.

O que lhe falta? Ter comunicações 5G. Sim, essa ausência retira-lhe as cinco estrelas, assim como a falta de acesso aos serviços Google. Mas este é um smartphone que está muito perto da perfeição e, sem qualquer dúvida, um dos melhores atualmente disponíveis no mercado para a fotografia.

Prós
  • Design premium e original
  • Bom ecrã
  • Desempenho sólido e bom
  • Autonomia para um dia inteiro
  • Carregamento rápido célere
  • Câmara fantástica
Contras
  • Ausência de comunicações 5G
  • Preço elevado

A nova série de smartphones Pura 70 da Huawei criou bastante expetativa à sua volta. Não só pela mudança de nome – anteriormente a série era designada por “P” para agora adotar o Pura –, mas também porque prometia mundos e fundos na fotografia.

Essa é, aliás, a grande aposta da marca que já mostrou o seu know-how na área da fotografia, assim como beneficiou de alguns anos de aprendizagem com a Leica, empresa com a qual chegou a ter uma parceria.

Nos últimos dias, usei o Huawei Pura 70 Pro em todas as ocasiões fotografáveis possíveis e agora chegou o momento de partilhar essa experiência contigo. Spoiler alert: se o Pura 70 Pro é assim, imagine-se o Pura 70 Ultra.

Unboxing com tudo a que temos direito

unboxing Huawei Pura 70 Pro

A experiência de unboxing do Huawei Pura 70 Pro é uma das melhores que tive ultimamente. A caixa branca com nome e logótipo da marca não faz justiça a tudo o que o modelo inclui no seu pacote de venda.

A caixa quando aberta exibe, de imediato e de forma orgulhosa, o smartphone. Mais uns toques a desembrulhar, revelam um adaptador com carregamento de 100 watts, um cabo USB-C, ferramenta para cartão SIM e ainda uma capa protetora transparente.

O Huawei Pura 70 Pro traz tudo o que é preciso e a que temos direito quando estamos perante um smartphone posicionado no segmento premium com um custo também de topo.

capa protetora Huawei Pura 70 Pro

Uma palavra de apreço para a capa incluída. É transparente para não esconder a cor do painel traseiro que, no caso do modelo em teste, é branco-marfim. É também rígida e, ainda que pareça um pormenor insignificante, é importante para aumentar a resistência do terminal à rotina diária.

Esta rigidez vai proteger os topos inferior e superior, assim como os cantos arredondados daqueles pequenos encontrões diários dentro da mala ou quando está na mão. Foi feita especificamente para o modelo e, claro, acomoda com todo o conforto o original módulo de câmara traseira.

Design marcado pela original câmara traseira

design painel traseiro Huawei Pura 70 Pro

No ano passado, o design do P60 Pro destacava-se pelo seu painel traseiro Rococo Pearl que apresentava um padrão e textura únicas em cada modelo fabricado. Este ano, a Huawei seguiu outro caminho, mas novamente prima pela originalidade.

O design do Pura 70 Pro destaca-se pelo formato peculiar em seta do seu módulo de câmara traseira. Os círculos perfeitos que acomodam cada um dos sensores presentes estão numa disposição esteticamente muito bonita e sofisticada.

design módulo Huawei Pura 70 Pro

E ainda que o módulo esteja saliente, a elegante moldura em alumínio que rodeia cada círculo e módulo propriamente dito, confere um look em tudo premium, elegante e bastante contemporâneo.

Este é um smartphone que vai fazer virar cabeças e arrancar suspiros prolongados. Mas não é só o aspeto, o Pura 70 Pro é também muito confortável ao toque, graças ao painel traseiro que é tão macio como algodão e suave e escorregadio como cetim.

Aconselha-se vivamente o uso da capa protetora fornecida para lidar no dia-a-dia com esta suavidade toda que pode dar azo a vários percalços. Pesa apenas 220 gramas, mas sente-se a robustez do terminal na mão. De resto, conta também com certificação IP68 para resistência a água e poeira.

A câmara

câmara Huawei Pura 70 Pro

Sem mais demoras vamos ao componente de destaque deste Pura 70 Pro. A câmara traseira é constituída por um sensor primário de 50 megapixéis, abertura f/1.4-4.0 e estabilização de imagem.

Acrescente-se o ultra grande angular de 12,5 megapixéis e um sensor telefoto de 48 megapixéis, com zoom ótico de 3,5x e também estabilização ótica de imagem. Depois temos a tecnologia XMAGE e recursos IA para otimização dos resultados.

Agora vamos falar sobre os resultados em cada opção que este Huawei Pura 70 Pro fornece aos utilizadores.

Resultados de mestre numa câmara quase profissional

foto flor
Foto captada pelo sensor primário do Huawei Pura 70 Pro

Não há margem para dúvidas, o Huawei Pura 70 Pro é um dos melhores smartphones fotográficos do momento. Se o modelo Pro é assim, imagine-se o Pura 70 Ultra.

Vamos a exemplos. Durante o dia, o Pura 70 Pro conseguiu captar imagens repletas de detalhe com cores vivas e reais. Cada um dos sensores incluídos funciona bem sozinho e juntos conseguem operar maravilhas.

Mesmo o fotógrafo mais amador vai conseguir resultados com qualidade excecional, graças à competência deste terminal na área fotográfica. Conta-se também com a ajuda do software em tempo real que, no momento da captação, faz logo pequenos ajustes.

exemplo 1 de abertura

exemplo 2 de abertura

Nas imagens acima mostradas alguns exemplos das aberturas disponíveis no modelo. Todas funcionam bem, jogando de forma diferente com a entrada de luz e com o desfoque do fundo.

Fica ao critério do fotógrafo de serviço, qual a abertura que vai funcionar melhor com o momento captado. Mas todas, sem exceção, apresentam detalhe e nitidez suficientes para agradar a fotógrafos menos amadores e até mais exigentes.

zoom 1x
zoom 1x
zoom 2x
Zoom 2x
zoom 3,5x
Zoom 3,5x

O mesmo vale para o zoom ótico aqui mostrado até às 3,5x. Obviamente que o nível de detalhe vai aumentando com a aproximação ao objeto, mas conseguimos inclusive ver a textura do equipamento. E tudo isto sem qualquer destabilização da imagem provocada por um tremer de mãos

À noite e em modo retrato

paisagem urbana

árvore à noite

Em modo noturno, continua a boa performance com o Huawei Pura 70 Pro a lidar muito bem com a luz da paisagem urbana, não sofrendo qualquer efeito de arrasto de luz. Quando fotografamos um determinado assunto, à noite e sem luzes a ajudar, a câmara também é capaz de fornecer resultados nítidos e detalhados que, em alguns casos, levam-nos a duvidar que a fotografia tenha sido tirada sem a simpática luz solar que tanto ajuda.

Passemos agora ao modo retrato. Assim que selecionamos a opção, o fundo fica desfocado para que tudo esteja concentrado no sujeito. O Pura 70 Pro consegue captar, no caso exposto, cada bigode e cada pelo com um pormenor incrível.

foto de gato

foto de cão

Lida bem com o movimento (língua do cão), apesar de a fotógrafa de serviço sofrer de tremeliques ocasionais. Em minha defesa, fotografar animais é uma arte que exige paciência e tempo… muito. Perante estes resultados, notoriamente esta é mais uma prova superada com distinção.

foto sem zoom
Imagem sem zoom
zoom digital 100x
zoom digital 100x

Já falámos do zoom ótico, agora vamos ao zoom digital que pode ir até 100x. O exemplo mostrado em cima fala por si. Mesmo levado ao limite, o Huawei Pura 70 Pro consegue mostrar um nível de detalhe impressionante, com o objeto fotografado a vários quilómetros de distância. Conseguiu inclusive captar o fumo de tochas que envolviam um estádio de futebol.

foto selfie

Resta-nos falar da câmara frontal com 13 megapixéis de resolução. Os resultados são satisfatórios, ainda que não tenham o mesmo impacto que os da câmara traseira, mas também não é suposto porque não é a isso que se propõe. Nota positiva para lidar bem com o movimento; a foto foi captada num dia com bastante vento e o cabelo não sofre com efeitos de arrasto.

Já tinha sido conquistada pelo P60 Pro, mas o Pura 70 Pro eleva o nível de qualidade para um patamar superior, capaz de conquistar até os fotógrafos mais exigentes. Os resultados são impressionantes devido ao nível de detalhe, cores vivas e nitidez. Estamos perante um smartphone fotográfico, por excelência e que ninguém duvide que a Huawei tem aqui uma das melhores câmaras de smartphones atualmente disponíveis no mercado.

Desempenho: capaz de lidar com qualquer tarefa

desempenho Huawei Pura 70 Pro

O Huawei Pura 70 Pro está equipado com o processador Kirin 9010 que, por sua vez, está aliado a 12 GB de memória RAM e 512 GB de capacidade no armazenamento interno.

Ainda que este processador seja baseado no processo de fabrico de 7 nm, o seu desempenho é rápido, suave e fluido. É igualmente capaz de lidar com qualquer tarefa, mesmo que esta puxe por si.

Neste campo, a Huawei esforçou-se e o resultado é um terminal que fornece um desempenho digno da primeira liga de smartphones premium. Claro que em testes de benchmarking, não supera os seus rivais mais diretos.

Mas a concorrência não tem de lidar com “aquele pequeno pormenor” das sanções que impedem esta marca chinesa de usar alguma tecnologia de ponta. Por essa mesma razão, o modelo não conta com suporte para comunicações 5G. E esse é um senão, devido ao preço e segmento de mercado em que está posicionado. O investimento é grande para não ter este tipo de comunicações.

O Pura 70 Pro executa EMUI 14.2, uma interface intuitiva e muito amiga de se usar. Melhor: há aqui pouco bloatware, além das aplicações da própria marca, muito pouco ou mesmo nada mais a assinalar.

Destaque ainda para a AppGallery contar já com uma vasta oferta que consegue responder a uma boa parte dos desejos dos utilizadores. Mas claro com a Google e respetivos serviços de fora aos quais estamos tão habituados, precisamos de um curto tempo de adaptação.

Ecrã: mais um ponto a favor

Ecrã Huawei Pura 70 Pro

A zona frontal do Huawei Pura 70 Pro é ocupada pelo ecrã OLED de 6,8 polegadas que fornece uma resolução de 2844 por 1260 pixéis, taxa de atualização variável de 1 a 120 Hz, escurecimento PWM de 1440 Hz e ainda um brilho máximo de 2500 nits.

O ecrã é mais um ponto a favor deste smartphone. Fornece qualidade premium em qualquer tipo de conteúdo, com as margens curvas a fornecer uma experiência imersiva. As cores são vibrantes, assim como os negros são profundos.

Apenas um ponto a melhorar. Sob luz solar intensa não temos a mesma experiência imersiva e, por uma ou duas vezes, debati-me um pouco para ter boa leitura do ecrã. Mas nem tudo podia ser perfeito, certo?

Bateria valente e carregamento mesmo rápido

carregador Huawei Pura 70 Pro

A bateria de 5050 mAh do Huawei Pura 70 Pro dura um dia inteiro, mesmo que o utilizemos de uma forma mais intensiva. Basta dizer que aguentou um dia inteiro de testes com fotografias a serem tiradas a cada 10/15 minutos e com várias captações por segundo.

Claro que ao fim do dia (mesmo à noitinha) precisou de ser ligado à corrente e aí entrou em ação o adaptador de 100 watts. O carregamento rápido com fios é efetivamente rápido.

Dos 5% para chegar aos 20% de bateria não precisou sequer de 10 minutos. E para carregar na totalidade demorou menos de uma hora. Nota excelente na autonomia, mas também no carregamento que permite que ou andemos sem carregador ou o coloquemos a carregar a bateria enquanto bebemos um café.

Huawei Pura 70 Pro VS Huawei P60 Pro

Huawei Pura 70 Pro exterior
Huawei Pura 70 Pro

Tal como o seu antecessor, o Huawei Pura 70 Pro é também um smartphone fotográfico por excelência. Consegue elevar a qualidade dos resultados, ainda que o P60 Pro seja realmente Pro e forneça imagens igualmente repletas de detalhe, nitidez e cor.

Parece-me que as melhorias são mais facilmente detetadas no zoom e também na entrada de luz, graças ao Pura 70 Pro ter abertura variável. Com o novo Pura, a Huawei mostra, mais uma vez, o seu know-how em câmaras de smartphones e que há sempre espaço para elevar a fasquia… por muito boa que fosse anteriormente.

Huawei P60 Pro
Huawei P60 Pro

A marca chinesa também operou alterações no design, deixando de lado padrões e textura rococó para dar lugar a um módulo de câmara traseira que é original e consegue diferenciar-se positivamente da concorrência.

De resto, ambos os modelos padecem das mesmas falhas que são as já habituais – ausência de 5G e serviços Google. E estas falhas têm de ser sempre faladas porque estamos perante um smartphone (Pura 70 Pro) que custa 1199 €. Este é um investimento significativo que pode ser justificado pela câmara, mas não vamos usar o terminal só para fotografar, pois não?

Notas finais

Huawei Pura 70 Pro relva

Mais uma vez, a Huawei excedeu-se a apresenta um forte candidato na área da fotografia. A expetativa era exatamente essa e a marca chinesa consegue responder, de forma bastante positiva, a todo o murmurinho gerado à volta deste terminal antes do seu lançamento.

Os resultados fornecidos têm uma qualidade excecional que vai deslumbrar os fotógrafos amadores e despertar a curiosidade dos fotógrafos mais experientes e exigentes. A abertura variável opera maravilhas com a entrada de luz e ambos os zooms (ótico e digital) merecem uma nota acima da média. Numa palavra: é fantástico!

O Huawei Pura 70 Pro tem também outros pontos fortes: o ecrã fornece uma experiência de visualização imersiva e a bateria não só tem autonomia para um dia inteiro de utilização como também carrega bastante rápido.

O design, por sua vez, faz virar cabeças e arranca suspiros, graças ao novo layout do módulo de câmara traseira, que é original na sua forma e bastante elegante e sofisticado na sua estética.

A razão para o terminal não ter cinco estrelas é a habitual. O custo de 1199 € seria justificado se estivessem incluídas comunicações 5G. Os materiais usados são premium, a câmara de topo e o desempenho surpreendentemente bom. Mas falta-lhe o atributo 5G para ser à prova de futuro. Mas para quem não está interessado em abraçar a última geração de comunicações móveis, este é um dos melhores smartphones atualmente disponível no mercado.

Huawei Pura 70 Pro

Huawei Pura 70 Pro

Ecrã: OLED de 6,8 polegadas, 1-120 Hz
Processador: Kirin 9010
Memória RAM: 12 GB
Armazenamento interno: 512 GB
Câmara traseira: 50MP+12,5MP+48MP
Câmara frontal: 13 MP
Bateria: 5050 mAh com carregamento a 100 watts

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt