Huawei PSmart? Será que realmente necessitamos deste Android?

Filipe Alves
Huawei PSmart? Será que realmente necessitamos deste Android?
Na foto: Nova 2

O Huawei PSmart chegará à Europa já em janeiro, ou seja, nos próximos dias. Mas até que ponto é que realmente precisamos deste Android no mercado? Não me entendas mal, gosto de diversidade e várias escolhas, contudo, este Huawei PSmart simplesmente não tem lógica.

Vou explicar um pouco o meu raciocínio de uma forma simples porque as coisas podem ficar confusas daqui para a frente. Na apresentação para "Press" do Mate 10 falei com a representante da Huawei Portugal e questionei-lhe várias escolhas de mercado. Porquê tantos gama-média e não o Nova 2? Porque é que a Huawei continua a insistir em lançar P8 Lite 2017, P10 Lite, Honor isto e aquilo?

Vê ainda: Xiaomi Mi A1 começa finalmente a receber o Android Oreo da Google

A resposta foi interessante. A marca quer estar no mercado de forma forte. De uma forma não citada, a resposta foi algo parecido com isto: "A maior parte das pessoas querem um gama-média e a Huawei tem variadas opções de qualidade".

Huawei Enjoy 7S Huawei P Smart

Até aqui não posso concordar mais, mas agora olhemos para o ponto de vista do utilizador. Não ficará ele um pouco confuso com a quantidade de tralha no mercado? O melhor exemplo que posso dar entre este "PSmart" é o Honor 7X. Sim eu sei que são marcas diferentes, mas são mesmo?

A Huawei gaba-se que a Honor é isto e aquilo, a Honor gaba-se que faz parte da Huawei. Ou seja, esta ideia de "Honor" é simplesmente figurativa. Com o Honor 7X no mercado, este "PSmart" não vem adicionar nada. Será que realmente precisamos?

Não seria mais interessante ter dispositivos com características diferes ou pelo menos designs diferentes? consegui entender o lançamento do "P8 2017" e "P10 Lite", mas não entendo como é que um "Nova 2" não chegou ao mercado português. Visto que para além de oferecer boas specs nos dá um design diferente.

Descontos em gadgets Huawei aqui

Huawei PSmart é um Android idêntico ao Honor 7X e delicadamente mais pequeno

Agora não entendo como é que o Honor 7X chegará ao mercado e este "PSmart" também. Os dispositivos só mudam ligeiramente no tamanho do ecrã. Até a treta de entrada MicroUSB ambos oferecem.

Uma coisa é certa, não sou o diretor de estratégias da Huawei, por isso não posso mudar o que quer que seja. E também é certo que tenho menos estudos e estatísticas na mão do que eles. Porém, não me parece que a marca esteja a optar pela opção mais válida.

A Samsung fez o mesmo no passado e ficou conhecida como a LAGsung e a LAGWiz. Os seus terminais de gama-média e baixa manchavam o nome dos topos de gama.

Não quero com isto dizer que os Huawei PSmart ou o Honor 7X manchará o nome dos gama-alta, mas quem é que vai querer gastar 800€ num smartphone topo de gama da marca chinesa se há 400 Huawei's à venda no setor gama-média e pouca forma de os distinguir?

Talvez esteja a divagar, mas a minha opinião vale o que vale (nada). Por isso não deixei de exprimir as minhas questões face a este Huawei PSmart e à jogada da Huawei nos últimos tempos. Qual a tua opinião no assunto?

Assuntos relevantes na 4gnews:

Nokia 10? Prepara-te para dois topo de gama da Nokia em 2018

App do WeChat permite agora legalmente processar pessoas na China

Files Go e Adobe Scan – 2 aplicações essenciais na Google Play Store

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.