Huawei: próximos smartphones podem ter sistema operativo próprio

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

O Android é o sistema operativo que equipa os atuais smartphones e tablets da Huawei. Mas até quando? A Huawei tem um plano B preparado há algum tempo, e pode ser agora a altura de pôr em prática o seu próprio sistema operativo. Este encontra-se a ser desenvolvido desde 2012, e pode mesmo ter de ver a luz do dia em breve.

Numa entrevista de março, o CEO da Huawei, disse que a empresa tinha o sistema operativo preparado. “Se por acaso não pudermos usar mais estes sistemas, estamos prontos e temos o nosso plano B”, referiu Richard Yu ao jornal alemão Die Welt.

Um porta-voz da Huawei referiu que a empresa apenas pretende recorrer ao sistema operativo próprio numa “situação extraordinária”. A empresa não tinha nos seus planos (em março) ter de recorrer a esta solução.

A Huawei sempre quis deixar bem claro que tal como os seus utilizadores, o Android e o Windows iriam continuar a ser as suas primeiras escolhas. “Nós adoramos usá-los (Android e Windows) e os nossos utilizadores também”, referiu o mesmo porta-voz.

Próximos dispositivos da Huawei não terão acesso à Play Store, Gmail, Chrome ou Youtube

A situação vê agora um volte-face. Embora os serviços mínimos estejam garantidos para os dispositivos no mercado, os próximos smartphones da Huawei estarão limitados. Quem compre um smartphone da Huawei no futuro não terá acesso direto à Play Store, Gmail, Chrome ou Youtube, por exemplo.

Os atuais dispositivos no mercado continuarão a ter acesso à Play Store e ao Play Protect. Contudo, não existem neste momento garantias de que a Google vai continuar a fornecer atualizações a estes dispositivos. Numa altura em que a Huawei trabalhava para chegar a número 1 do mercado mobile, encontra-se agora num cenário complicado.

Lidar com um sistema operativo próprio, seria lidar com vários problemas. Em primeiro lugar, a Huawei estaria sempre limitada por não poder contar com as aplicações da Google de forma oficial. Além disso, para que tal fosse viável, os desenvolvedores teriam de trabalhar em aplicações para o sistema operativo da Huawei. E isso certamente levaria algum tempo a ser feito.

Esta situação acontece no seguimento de uma ordem executiva de Donald Trump. Esta proíbe o uso de qualquer material da Huawei em solo americano. A Huawei é acusada de espiar os utilizadores, fornecendo informações sobre estes ao governo chinês. A empresa sempre negou tais acusações, mas este pode ser o princípio do fim da marca como a conhecemos.

Editores 4gnews recomendam:

  • Huawei garante suporte para os atuais dispositivos no mercado
  • Google suspende relações com a Huawei. E agora?
  • O que esperar da primeira loja da Xiaomi em Portugal
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.