Huawei promete smartphones gama-média com 5G já em 2020!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Um dos executivos da Huawei, Yang Chaobin, revelou que iremos ver chegar os primeiros smartphones gama-média chegarem com suporte para 5G já em 2020. Desta forma, é possível que smartphones 5G fiquem ao alcance de todos os utilizadores enquanto as novas redes são implementadas a nível global.

Desde o ano passado que o grande tema do mundo dos smartphones é a implementação das novas redes 5G. No entanto, apenas recentemente foi inaugurada a primeira rede 5G operacional na Coreia do Sul, seguida pela Suiça. Como seria de esperar, a implementação irá ser feita de forma muito gradual, podendo levar muito tempo até que esteja disponível para todos.

Mas, isso não impediu que os primeiros smartphones com suporte para 5G já fossem lançados no mercado, sendo que a maioria das fabricantes está a demonstrar grande interesse neste segmento. Até agora, todos os smartphones 5G são topo de gama, e chegam com um preço bem acima da média, ficando fora do alcance de muitos utilizadores.

Redes 5G terão uma adoção muito mais rápida do que as redes 4G

O executivo relembrou ainda que desta forma, a adoção das novas redes será muito mais rápida do que a atual rede 4G. Enquanto é possível vermos smartphones gama-média 5G chegarem ao mercado apenas um ano após a sua implementação, o mesmo não aconteceu com o 4G.

Depois da primeira implementação das redes 4G, demorou sensivelmente 3 anos até que os primeiros smartphones começassem a chegar ao mercado. Ainda mais incrível, é a previsão de que em 2021 seja possível já serem lançados smartphones de entrada com suporte para as redes 5G.

Operadoras terão papel fundamental na adoção às redes 5G

Assim como aconteceu com a chegada das redes 4G, também as novas redes 5G irão resultar num consumo de dados muito mais elevado. As altas velocidades fornecidas pelas novas redes, vão inevitavelmente fazer com que os utilizadores acabem por consumir muito mais internet nos seus smartphones.

O mesmo aconteceu quando chegaram os primeiros smartphones com suporte para 4G. No entanto, especialmente em Portugal, demorou uma eternidade até que as operadoras ajustassem os seus tarifários às redes 4G. Desta forma, durante muito tempo foi totalmente irrelevante ter (ou não) um smartphone 4G em Portugal.

Por outro lado, no Reino Unido foi experienciado um cenário totalmente oposto. Muitas das operadoras, que já ofereciam tarifários com dados ilimitados, acabaram por disponibilizar as mesmas opções para o 4G. Esta foi a forma mais eficaz de tornar a adesão às novas redes o mais rápido possível.

De acordo com estudos feitos pela Ericsson ConsumerLab, acredita-se que os consumos de dados mensais de um smartphone 5G possa mesmo ultrapassar os 200GB. Estes são valores impensáveis para os tarifários disponíveis em Portugal.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Play Store passa a sugerir a remoção de apps menos usadas
  • Rumble Stars: Clash Royale com bolas de futebol!
  • Xiaomi Redmi: O topo de gama pode chegar já com atualização para o Android Q!
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.