Huawei prepara-se para combater a Apple, Google e Microsoft num outro campo!

Filipe Alves
Comentar

A Huawei é uma das empresas mais fortes no segmento mobile, porém, está longe de alcançar os feitos da Google, Microsoft e Apple na Realidade Aumentada e Realidade Virtual.

Enquanto que a Google e Microsoft já trabalharam em hardware, a Apple tem vindo a melhorar significativamente o seu ARKit para Realidade Aumentada nos equipamentos iOS. A Huawei continua longe de qualquer um dos concorrentes neste setor. Porém, por pouco tempo.

Hololens
HoloLens da Microsoft - óculos de Realidade Aumentada

Huawei regista óculos de Realidade Virtual e de Realidade aumentada

O novo registo na propriedade intelectual europeu mostrou que a Huawei está prestes a desvendar uns óculos de Realidade Virtual e de Realidade Aumentada.

Patente Huawei

Ainda que não tenhamos a certeza que este registo é feito para hardware (pode ser para software), o facto de escrever no nome "óculos", indica-nos que algo novo está para chegar a nível de hardware.

A Apple é a única das 3 empresas referidas que ainda não nos apresentou nenhum hardware para este tipo de tecnologia. Ainda assim, é uma das empresas mais avançadas no setor a nível de software.

Google e Microsoft com visões diferentes

A Google tem apostado, tal como a Apple, em software. O Google Maps com Realidade Aumentada é exemplo disso mesmo. Já a Microsoft acredita que o hardware é o caminho a seguir.

Oculos Realidade Virtual Google
Óculos de Realidade Virtual da Google

Com a tecnologia ainda agora a sair para o mercado, ainda não é certo qual destas empresas está a jogar de forma correta, porém, ao que parece, a Huawei acredita que a Microsoft precisa de mais concorrência ao pensar em hardware.

Diferenças entre Realidade Virtual e Realidade Aumentada

Vou explicar isto da forma mais simples possível. A Realidade Virtual é como se fosse "um outro mundo". Metes os óculos e és transportado para uma "realidade diferente". Por isso é que a PlayStation, HTC e XBox tem vindo a investir no setor.

A Realidade Aumentada é trazer algo novo para a nossa realidade. Imagina que metes uns óculos normais e tens o Google Maps nas lentes. Este é o tipo futuro que todos os fabricantes querem criar.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.