Huawei prepara novo MatePad com sistema operativo PadOS

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

À medida que o mercado dos tablets Android continua a perder terreno para os dispositivos Apple com a linha iPad, o marasmo parece apoderar-se da maioria das fabricantes, mas não da Huawei. Aliás, o próximo Huawei MatePad pode até livrar-se do Android

Em vez disso, a fabricante chinesa acredita que o PadOS - sim, a "originalidade" não surpreende - mas, esperemos que as capacidades do sistema operativo da Huawei para os seus tablets traga realmente algo de útil e renovador ao setor.

O Huawei MatePad com PadOS pode chegar em 2021

Segundo as informações avançadas na rede social chinesa Weibo, o tablet Huawei MatePad deverá acompanhar a geração Huawei P50 durante o primeiro trimestre de 2021. Com ou sem o Android da Google - provavelmente sem - a Huawei continua a lutar.

A resposta da fabricante chinesa repousa no seu sistema operativo próprio, o Harmony OS que tem vindo a desenvolver. Agora, ficamos a saber que uma variante ou adaptação do mesmo será otimizado para o formato tablet, sendo batizado de PadOS.

Assim, sustentado no Harmony OS e nos Huawei Mobile Services (HMS), o Huawei MatePad deverá incorporar especificações técnicas de gama alta. Entre estas, aponta-se um ecrã com alta taxa de atualização a 120 Hz, um grande bónus para jogos.

Ecrã de 12,9 polegadas OLED a 120 Hz neste tablet com Harmony OS

Entre as principais caraterísticas aponta-se o grande ecrã de 12,9 polegadas de diagonal, um painel OLED e alta taxa de atualização para maior fluidez nos conteúdos apresentados. Adicionalmente contamos com uma construção metálica e margens reduzidas.

A fuga de informação não detalha a presença de uma câmara punch-in, que normalmente vemos a perfurar o ecrã. Algo que poderá indicar a presença deste sensor por baixo do ecrã - uma das tecnologias de ponta a ser desenvolvidas atualmente.

O fator "Wow" será indubitavelmente o software deste dispositivo móvel. Com o sistema operativo próprio e a interface que substituirá a EMUI 11, ainda baseada no Android, contamos com grandes novidades neste quesito.

O Huawei MatePad de próxima geração deverá ser apresentado nos primeiros meses de 2021, aí veremos o estado da arte.

Editores 4gnews recomendam:

  • Huawei Mate 40 Pro: reparar o smartphone é uma verdadeira confusão
  • Harmony OS chega ao Huawei Mate 40 já na próxima semana
  • Huawei em maus lençóis por 'espiar' cidadãos uigures na China
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.