À medida que o mercado dos tablets Android continua a perder terreno para os dispositivos Apple com a linha iPad, o marasmo parece apoderar-se da maioria das fabricantes, mas não da Huawei. Aliás, o próximo Huawei MatePad pode até livrar-se do Android
Em vez disso, a fabricante chinesa acredita que o PadOS - sim, a "originalidade" não surpreende - mas, esperemos que as capacidades do sistema operativo da Huawei para os seus tablets traga realmente algo de útil e renovador ao setor.
O Huawei MatePad com PadOS pode chegar em 2021
Segundo as informações avançadas na rede social chinesa Weibo, o tablet Huawei MatePad deverá acompanhar a geração Huawei P50 durante o primeiro trimestre de 2021. Com ou sem o Android da Google - provavelmente sem - a Huawei continua a lutar.
A resposta da fabricante chinesa repousa no seu sistema operativo próprio, o Harmony OS que tem vindo a desenvolver. Agora, ficamos a saber que uma variante ou adaptação do mesmo será otimizado para o formato tablet, sendo batizado de PadOS.
Assim, sustentado no Harmony OS e nos Huawei Mobile Services (HMS), o Huawei MatePad deverá incorporar especificações técnicas de gama alta. Entre estas, aponta-se um ecrã com alta taxa de atualização a 120 Hz, um grande bónus para jogos.
Ecrã de 12,9 polegadas OLED a 120 Hz neste tablet com Harmony OS
Entre as principais caraterísticas aponta-se o grande ecrã de 12,9 polegadas de diagonal, um painel OLED e alta taxa de atualização para maior fluidez nos conteúdos apresentados. Adicionalmente contamos com uma construção metálica e margens reduzidas.
A fuga de informação não detalha a presença de uma câmara punch-in, que normalmente vemos a perfurar o ecrã. Algo que poderá indicar a presença deste sensor por baixo do ecrã - uma das tecnologias de ponta a ser desenvolvidas atualmente.
O fator "Wow" será indubitavelmente o software deste dispositivo móvel. Com o sistema operativo próprio e a interface que substituirá a EMUI 11, ainda baseada no Android, contamos com grandes novidades neste quesito.
O Huawei MatePad de próxima geração deverá ser apresentado nos primeiros meses de 2021, aí veremos o estado da arte.
Editores 4gnews recomendam:
- Huawei Mate 40 Pro: reparar o smartphone é uma verdadeira confusão
- Harmony OS chega ao Huawei Mate 40 já na próxima semana
- Huawei em maus lençóis por 'espiar' cidadãos uigures na China