Smartphone da Huawei lidera o TOP 10 dos mais usados em Portugal

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 5 min.

Nem sempre estas informações de agências de informação e consultoras de mercado mostram a verdadeira realidade do mercado. Contudo, temos que reconhecer que gostamos sempre de analisar estes dados e ver estas listas, neste caso com o Top 10 dos equipamentos mais populares em Portugal. Lista que é encabeçada por um smartphone da Huawei.

Vê ainda: ay Store com 21 Apps temporariamente gratuitas para Android

A lista em si revela muito sobre o mercado dos dispositivos móveis em Portugal, nomeadamente quais são os dispositivos mais populares junto do consumidor nacional e, a partir daí, podemos concluir se somos ou não grandes gastadores ou se, porventura, somos mais comedidos nos gastos e para o nosso uso diário chega perfeitamente um smartphone de gama-média.

Top 10 - Portugal dominado pela Samsung mas o Huawei P8 Lite é rei!

Este resultados chegam-nos pela mão da aplicação AppBrain, uma App especializada na monetização, publicação e análise de outras Apps Android para as fazer chegar ao grande público. Para tal necessitam de uma grande base de dados e estatísticas, sendo aliás uma das mais fiáveis dentro do seu segmento.

Seja como for, os resultados em seguida publicados mostram-nos o cenário real em Portugal neste Top 10, um país em que a Huawei tem o smartphone mais popular mas que é claramente dominado pela influência da Samsung.

Mais ainda, apesar de toda a atenção mediática prestada aos topos de gama / flagships, neste Top 10 não temos sequer 1 smartphone de gama alta de 2017 (e os topos de gama que aqui surgem já não são propriamente novos). Temos 8 equipamentos de gama média e gama de entrada neste Top 10.

A gama alta é mais divulgada mas não vende muito...

É aqui que todas as marcas apostam, no segmento de gama alta, nos flagships. É aqui que as construtoras arrecadam uma maior margem de lucro por cada unidade vendida mas escusado será dizer que estão longe de ser o segmento de mercado mais popular.

Por muito bons e inovadores que seja, o mercado é dominado pelas apostas económicas e a Huawei sabe disso, tal como a Samsung. Veja-se a clara dominância de todos estes Android's económicos. Temos apenas dois "flagships" ou dispositivos de gama alta, lançados em 2014 e 2015, respectivamente.

Popularidade Absoluta em Portugal:

Smartphone

Posição

Quota de mercado
Huawei P8 Lite 3.7 %
Samsung Galaxy J3 (2016) 3.5 %
Samsung Galaxy J5 (2016) 3.5 %
Samsung Galaxy Grand Prime 2.2%
Samsung Galaxy Grand Neo Plus 2.1%
Samsung Galaxy S7 Edge 2.0 %
Samsung Galaxy J5 2.0 %
Huawei P9 lite 1.9 %
Samsung Galaxy S5 1.5 %
Samsung Galaxy S6 10º 1.5 %

Dados recolhidos pela AppBrain

Huawei P8 Lite é o smartphone mais popular em Portugal

Anunciado em Abril de 2015, o Huawei P8 Lite lidera este Top 10 e escapa à clara dominância da Samsung que arrecada 8 das 10 posições incluindo o 2º e 3º lugar.

Este dispositivo de gama média da construtora chinesa marcou um decisivo ponto de viragem para a Huawei, tornando-a numa marca extremamente popular junto dos consumidores.

Até aos dias de hoje permanece um dos equipamentos mais utilizados no nosso mercado e o seu sucessor, o P9 Lite também denota uma boa popularidade, ocupando o 8º lugar neste Top 10.

O mérito dado à Huawei não é exagerado. Claramente nos apercebemos do quão difícil deve ter sido escapar a este hegemonia da Samsung que tinha (e tem), uma smartphone Android para cada faixa de preços, para cada orçamento e desta forma consegue "saturar" o mercado e tornar-se numa instituição estabelecida.

De facto, desde 2015 que vemos a Huawei a crescer cada vez mais, sendo atualmente a 2ª maior construtora de dispositivos móveis após ter ultrapassado a Apple no trimestre passado.

A sua aposta em marketing, o contínuo aprimorar dos seus produtos, a associação a marcas de renome como a Leica e até mesmo a abertura de dois centros de apoio ao cliente em Lisboa e no Porto, tudo isto contribuiu para que a Huawei chegasse onde está agora.

Samsung denota uma forte presença em Portugal com 8 dos 10 lugares deste Top

Voltando as nossas atenções para a Samsung, a sua influência e popularidade junto dos portugueses é admirável. 8 das 10 posições neste Top 10 são ocupados por um smartphone sul-coreano e, aliás, foi a única construtora a conseguir colocar dois topos de gama entre os dispositivos mais populares.

Esta que é, à data, a maior construtora de dispositivos móveis mostra bem a sua influência com todos estes Galaxy's (sobretudo de gama média), a ocupar os lugares cimeiros da lista.

Wiko, Alcatel e equipamentos de operadora encontram um nicho em Portugal

É sem dúvida interessante olhar para estes dados e podemos analisar também onde é que X marca e Y modelo é mais popular e aqui surge-nos a Wiko, a ZTE (que fabrica os smartphones comercializados pela NOS) e a TCL (que fabrica os Alcatel e os smartphones da Vodafone).

Este indicador mostra-nos que, por exemplo, o Wiko PULP tem em Portugal 13.8% de toda a sua quota mundial de vendas. A marca de origem francesa encontrou um nicho confortável em Portugal.

Encontramos também o Wiko RAINBOW JAM como 6.6% de todas as suas vendas a ocorrer em Portugal para além de toda uma panóplia de smartphones de operadora (ZTE e TCL) como construtoras dos dispositivos vendidos em nome da NOS e da Vodafone, respectivamente.

Note-se que todos estes modelos são dispositivos de gama de entrada ou gama-média e, mais uma vez, mostram-nos os hábitos de consumo dos portugueses. Por muito atraentes que sejam os topos de gama não restam dúvidas sobre qual é o segmento de mercado mais popular.

Para mais informações sobre a esta marca e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

E tu, tens algum smartphone presente neste Top 10?

Outros assuntos relevantes:

Microsoft Edge está disponível para Android e iOS para todos os Insiders

ay Store mudará o sistema de classificação de Apps do Android

Huawei Mate 10 Pro: tudo o que sabemos até agora

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.