Huawei Portugal confirma: Huawei P9 não receberá o Android Oreo

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

Foi há dois dias que referimos que o Huawei P9 não deveria receber a atualização Android Oreo. Um dos nossos fantásticos leitores partilhou um email connosco da conversa que teve com o apoio ao cliente da marca e a resposta triste que teve de ler.

O Huawei P9 foi um dos smartphones que mais gostei de ter no bolso. Na altura de lançamento o P9 era totalmente irreverente dos demais. O terminal deu-nos uma dual câmara da Leica que revolucionou o mundo mobile, literalmente.

Vê ainda: Motorola One: O smartphone com ‘notch’ em novas imagens

Embora não tenha sido o primeiro a trazer o "modo retrato", o Huawei P9 foi a inspiração para outras marcas seguirem a ideologia. Ainda hoje as fotografias de modo retrato do P9 são fantásticas.

Depois de termos noticiado que o P9 não receberia o Android Oreo, decidimos confirmar a veracidade da informação com a Huawei Portugal. Afinal de contas o P9 estava listado no programa "Beta" do Android Oreo. Porque não receberia a atualização?

Huawei P9 teve no Beta do Android Oreo mas não passou nos testes

A resposta às nossas questões foram pouco animadoras. O Huawei P9 não receberá o Android Oreo.

Tenho de admitir que estou surpreendido pela negativa por parte da marca. O P9 tem especificações muito aceitáveis para correr o sistema sem problemas. Segundo a marca chinesa, a versão beta mostrou que o terminal não tem capacidades de aguentar com a atualização.

Com o P20 Pro no mercado a custar 900€ a minha cabeça está a pensar no que acontecerá daqui a dois anos ao smartphone. Será que terá o mesmo destino?

É uma pena a Huawei insistir na EMUI. Porque não oferecer atualização com Android One? Não sei, nem entendo. Esperemos apenas que a marca asiática não se esqueça de nos lançar atualizações com patches de segurança.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung Galaxy S10, com notch ou ecrã finalmente completo?

Alegado Samsung Galaxy S10 em fotografia! Basicamente sem margens

Xiaomi Mi 8. O que mudará com a sua chegada ao nosso mercado?

Fonte: Huawei PR

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.