Huawei pode ultrapassar Apple e Sony com uma nova solução de carregamento

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

O mercado de auscultadores sem fios está ao rubro com a Sony e a Apple a apostar cada vez mais neste segmento.

Agora parece que a Huawei está também interessada neste tipo de equipamento e até já tem uma solução de carregamento sem fios, totalmente inovadora, que pode ultrapassar as concorrentes Sony e Apple.

Pedido de patente mostra uma solução sem fios para carregar auscultadores... sem fios

O mercado de auscultadores sem fios tem vindo a regista um crescimento significativo. Não só pelo surgimento de novos equipamentos, mas também pela visível procura dos utilizadores por este tipo de dispositivo. Atualmente, Apple e Sony são dois dos principais players deste segmento.

Mas, ao que tudo indica, a Huawei pode estar a preparar-se para entrar na área e com uma solução inovadora que pode ultrapassar as rivais norte-americana e japonesa.

Tudo porque recentemente a macra chinesa apresentou um pedido de patente para uma solução de carregamento, isenta de fios, para auscultadores também sem fios. Parece lógico que se os auscultadores não têm cabos, o seu carregamento seja também feito sem a confusão dos fios.

Mas na verdade não é bem assim. Os AirPods Max e os Sony WH-1000XM4 não oferecem suporte para carregamento sem fios. O modelo Apple necessita de um cabo Lightning para recarregar baterias e o modelo Sony recebe mais energia através da porta USB Tipo-C integrada.

Modo de funcionamento da nova solução de carregamento da Huawei

E é por esta razão que a nova solução de carregamento sem fios da Huawei é completamente inovadora e pode vir a ultrapassar as rivais neste segmento. Convenhamos que carregamento sem fios é um forte argumento de compra, sobretudo se a Huawei conseguir ser a primeira marca a disponibilizar a solução no mercado.

No pedido de patente agora descoberto é também possível aceder à descrição do modo de funcionamento desta nova solução. Assim, segundo a documentação os auscultadores vão ser constituídos por dois auriculares ligados por um arco.

Cada auscultador irá ter uma caixa, controlos táteis, contactos de cobre de carregamento sem fios e uma placa de circuito ligada à bateria. Quando os auscultadores estiverem em contacto com o carregador sem fios, começam a carregar os contactos de cobre incluídos em cada auricular.

Tal acontece porque os referidos contactos de cobre são, na realidade, condutores de eletricidade. Ainda de acordo com a mesma documentação, a Huawei aumentou a área de indução efetiva para que o carregamento seja feito com a máxima eficiência.

Pela explicação, podemos perceber que a ideia é simples: basta colocar os auscultadores sobre a base de carregamento para que estes recarreguem a bateria.

Infelizmente, não existe informação sobre a data de lançamento desta solução inovadora e o facto de o pedido de patente ter sido feito a uma entidade chinesa, pode sugerir uma disponibilização concentrada no mercado chinês.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple pode revolucionar o uso do iPhone em pagamentos
  • Steam Deck: nova consola portátil da Valve tem data de lançamento confirmada
  • Apple vai desenvolver uma consola de jogos?
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt