Huawei patenteia potenciais usos de câmara debaixo do ecrã

Bruno Coelho
Comentar

A Huawei pode ser a próxima a juntar-se ao ‘barco’ das câmaras debaixo do ecrã. A fabricante patenteou a forma como a área da câmara pode ser integrada na user interface, e logo à partida percebemos que a ideia da Huawei é colocar a câmara do lado esquerdo do ecrã.

Nos últimos tempos a Oppo revelou a sua tecnologia de câmara debaixo do ecrã, e já vimos protótipos da Vivo e da Xiaomi. A diferença desta patente da Huawei, é que a câmara está do lado esquerdo do ecrã, ao invés de se situar no centro. Além disso, a Huawei quer tornar usável esta área do ecrã.

Como poderá ser usada

As várias imagens da patente da Huawei registada na Alemanha dão-nos uma boa ideia de como a fabricante pretende implementar esta tecnologia em comunhão com a sua usar interface. Nos exemplo abaixo, vemo-la a ser usada para contar o tempo de uma chamada, dizer o modo da câmara, ou dizer simplesmente as horas.

huawei patente
Patente mostra uso da câmara no tempo de chamada (esq.), modo da câmara (cen.) e horas (dir.)

Olhando para as imagens, a diferença da Huawei pode também estar no facto de a câmara (ou o seu contorno) continuar visível. Mesmo debaixo do ecrã, as imagens parecem indicar que esta continuará visível. Se assim for, torna-se um menos relevante tê-la debaixo do ecrã, neste caso.

Neste momento ainda é cedo para tirar conclusões, mas é bom ver mais fabricantes a dar o passo de colocar a câmara debaixo do ecrã. Ainda que esta solução patenteada pela Huawei possa não ser a que desejamos, é um caminho nesse sentido.

Como qualquer patente, não sabemos se a Huawei já está efetivamente a trabalhar nesta ideia ou apenas a protege-la. Deste lado esperamos que seja a primeira opção, já que a tecnologia de câmara frontal debaixo do ecrã pode muito bem ser o futuro. Quanto mais rápido começar a ser testada, mais rápido ficará ao nível das atuais.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.