Huawei submete patente para um smartwatch dedicado ao gaming

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Recentemente parece ter-se criado uma nova moda no mercado dos smartphones com equipamentos dedicados ao gaming. São já três as tecnológicas que decidiram investir neste nicho e mais poderão seguir-se. O que muitos poderão estranhar é a aposta da Huawei num smartwatch gaming.

O mercado dos smartwatch´s tem vindo a cair constantemente. Creio que a sua estagnação tenha sido um dos fatores preponderantes para que os consumidores tenham perdido o interesse nestes gadgets.

Vê ainda: Google Play Store: 20 Apps temporariamente grátis que tens de instalar

Em consequência, são cada vez menos as empresas de tecnologia a apostar neste tipo de dispositivos. Contudo, a Huawei é das poucas que mantém vivo o seu interesse neste mundo.

Não há muito tempo tivemos a confirmação de que a chinesa está já a desenvolver o smartwatch Huawei Watch 2. Ainda não sabemos quando o mesmo será desvendado mas tal poderá acontecer mais lá para o final do verão.

Huawei quer revolucionar o mundo gaming com um smartwatch

Agora temos a indicação de que a Huawei poderá vir a lançar um smartwatch dedicado ao mundo gaming. Algo que, caso se venha a confirmar, poderá ser uma manobra um tanto quanto questionável por óbvias limitações de hardware.

Tal provém de uma patente que a Huawei submeteu à World Intellectual Property Organization (WIPO) em dezembro passado. A mesma contempla um smartwatch cujos controlos estariam na sua bracelete.

São vários os gestos suportados, dos quais podemos destacar cliques, deslizes, pressões ou abanões. Com toda esta panóplia de gestos será possível ao utilizador controlar um carro num jogo do género. Ou até mesmo controlar vários movimentos num first-person shooter. Os gestos irão variar consoante a orientação do smartwatch, estando ele na horizontal ou na vertical.

A mesma patente dá-nos ainda a indicação da presença de um botão virtual na bracelete para disparar o obturador de uma câmara. Todavia, a mesma não especifica este obturador, deixando a dúvida se se tratará de uma câmara presente no smartwatch ou se será para controlar a câmara do teu smartphone.

Se podemos questionar um pouco a necessidade de um smartphone para gaming, penso que tal não se coloca, sequer, relativamente a um smartwatch. Dadas das suas óbvias limitações de hardware, fará algum sentido lançar para o mercado semelhante gadget?

Todavia, a submissão de uma patente não significa que esse produto se venha a tornar realidade. Aquilo que a Huawei fez foi patentear uma ideia, ficando ao seu critério a sua aplicação no mundo real.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Android. Samsung Galaxy A5 (2018) poderá mesmo chegar em breve

Xiaomi Mi 7: Preço do topo de gama Android deverá começar nos 370€

Google Pay já pode ser utilizado na Web e até mesmo no iOS da Apple

Via

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.