huawei P9 front 4gnews

A Huawei tem vindo a crescer a um ritmo impressionante no decurso dos últimos anos, sendo nos dias de hoje a empresa número 3 a nível mundial e acredito que a continuar assim possa perfeitamente chegar ao topo. No ano passado tive a sorte de testar o Huawei P8, um smartphone elegante mas que teve algumas críticas menos positivas na nossa review/análise, aliás o subtítulo era “Está quase lá”. Esta ano ficou a meu cargo a tarefa de “julgar” o Huawei P9 e estas são as nossas conclusões.

Se não és uma pessoa de reviews/análises escritas fica a dica que no final deste artigo tem a review em vídeo do smartphone.

   

A apresentação da Huawei foi a meados de abril mas a fila de equipamentos para teste era considerável e como nós testamos o smartphone uma a duas semanas como equipamento diário (seja ele qual for), esta review/análise só chegou depois do Leagoo Alfa 2 e do Umi Touch, que aconselho a dar um salto se pretendes um terminal com valor mais reduzido.

Voltando à estrela do momento, o Huawei P9 foi o meu smartphone diário durante uma semana e meia o que chegou e bastou para tirar as minhas conclusões fundamentadas do equipamento.

Design e qualidade de construção

Huawei P9 4gnews 1

Este é um flagship (topo de gama) e ponto final. O smartphone foi concebido e construído a pensar nas pessoas que gostam não só de ter um smartphone, mas também uma peça de arte na mão. O equipamento conta com uma construção em metal, um feeling premium e o toque é de admirar. Metal frio, macio, sólido e extremamente agradável de agarrar.

O Huawei P9 tem a peculiaridade da sua dual-câmara traseira e neste ponto, ou gostas ou não. Na minha opinião, sinto um design arrojado mesmo que leve e fino, é um smartphone que fará as pessoas olhar e que te dará gosto de o tirar do bolso. O equipamento encaixa bem na mão e o ecrã de 5.2″ polegadas FHD é contrastado com uns bezels são finos e elegantes e a subtiliza do Led de notificações mostra o quão a Huawei pensou no design do dispositivo, a ideia súbtil e de classe acompanha constantemente a filosofia do Huawei P9.

Ainda na construção, vemos na parte traseira um leitor de impressões digitais e que leitor este… A funcionalidade é mais rápida do que nunca e poderás desbloquear o ecrã mesmo desligado. Num toque pessoal, prefiro o leitor situado na parte frontal, contudo, são opiniões, independentemente da localização não te faltará qualidade.

Huawei P9 4gnews 5

Algo a salientar de menos positivo na sua construção é o toque no seletor de volume, o botão parece que tem uma pequena folga (ver o vídeo) que não podemos deixar passar em branco numa smartphone topo-de-gama, não me entendas mal, o smartphone é fantástico mas não lhe fazia mal terem olhado de uma forma mais atenta para tal, visto que o botão On/Off logo abaixo apresenta ele também uma qualidade acima da média.

O ecrã este, como referi, é um 5.2″ polegadas FHD e embora IPS mostra-nos um contraste apelativo sem ser muito exagerado. Pouca gente valoriza o ecrã do smartphone pelo toque mas é uma das coisas mais importantes, afinal de contas, é o nosso ponto de contacto com o software, o Huawei P9 nesta categoria passa acima de qualquer smartphone no mercado neste momento.

PerformanceHuawei P9 4gnews 7

O Huawei P9 conta com o processador Kirin 955, 3GB de memória RAM para o modelo de 32GB ou 4GB de RAM para o modelo de 64GB de memória interna, ambos as variantes são expansíveis via microSD até 128GB. O Huawei P9 tem também um modelo com dual-Sim o que não foi o caso da nossa unidade de teste.

VÊ AQUI TODAS AS ESPECIFICAÇÕES EM DETALHE

Estas especificações traduzem-se numa utilização fenomenal sem qualquer tipo de problema ou crashes, seja em multi-tasking ou em jogos pesados, o dispositivo teve um bom desempenho. É de referir que a nossa unidade é o modelo de 3GB de RAM, certamente no de 4GB terás a experiência igualmente interessante. Estas especificações carregam o Android 6.0 Marshmallow de origem com o interface da Huawei chamado EMIU. Este UI apresentou-se impecável na fase de testes e não senti qualquer tipo de crash ou atraso numa utilização hardcore, algo que o Rui sentiu na sua review ao Honor 5X. 

Relativamente a benchmarks, se fores daqueles interessados o smartphone bate os 95 mil pontos no AnTuTu, algo que para quem valoriza este tipo de cotação será uma pontuação relevante.

Câmara

Huawei P9 4gnews 10

As coisas começam a ficar bem mais interessantes na câmara fotográfica. Este Huawei P9 conta com uma dual-câmara de 12MP com lentes Leica, ou pelo menos assinado por eles. O que esperar desta câmara?

É uma câmara topo de gama para fotografia móvel,  que para ser perfeita,  necessitava de um estabilizador de imagem. As suas lentes duplas funcionam com um sensor de cor e outro monocromático (P&B) que consegue captar mais luz em situações de baixa luminosidade e nos dará o verdadeiro tom de “preto e branco”.

foodporn
Imagem está com qualidade reduzida ( vê as fotos no Google photos)

Vê todas as fotografias com qualidade máxima aqui no Google photos

Futuramente faremos a comparação entre o Huawei P9 e o Galaxy S7 e terás uma ideia concreta do que quero referir. Esta câmara tem uns excelentes contrastes durante o dia e não terás falta de qualidade, detalhe e riqueza de cores nas fotografias.

Depois de passar as fotografias para o PC e sem qualquer tipo de edição podemos ver que as fotos com pouca luz sofrem de algum ruído e a falta de estabilizador de imagem faz com que tirar uma fotografia de qualidade, em baixa luminosidade, seja um trabalho complexo, uma vez que tens de evitar ao máximo qualquer vibração.

Relativamente à interface, a câmara tem uma panóplia de funções no modo manual e se és amante de fotografia, ou simplesmente gostas de “brincar” com as configurações,  vais garantidamente gostar. Quanto à captura de vídeo, o Huawei P9 filma 1080p (Full-HD) a 60fps e mais uma vez conseguimos sentir a falta do estabilizador de imagem.

apple store huawei
Imagem está com qualidade reduzida ( vê as fotos no Google photos)

Vê todas as fotografias com qualidade máxima aqui no Google photos

Em suma a câmara traseira tem qualidade é verdade, mas se merece ter todo este alarido? É uma questão complicada… Consegues grandes fotografias de dia, no entanto, exige algum esforço e mestria para conseguir perfeição com pouca luz.

A câmara frontal é de 8MP e neste aspeto não há muito a salientar, o ecrã pode funcionar como flash e tem o modo beleza no qual agradeço à Huawei por me tirar todas as espinhas da cara com um simples botão.

Camara frontal
Imagem está com qualidade reduzida ( vê as fotos no Google photos)

Vê todas as fotografias com qualidade máxima aqui no Google photos

Autonomia

O flagship da Huawei para o início do ano tem uma bateria de 3000mAh não removível e neste aspeto não tenho nada a apontar. Dura para um dia de utilização sem problemas, já se fores um utilizador médio conseguirás chegar aos dois dias.

É verdade que o que todos queríamos era uma bateria de durasse uma semana, mas lá está, se queremos um smartphone elegante na construção temos de fazer compromissos, mesmo assim considero a autonomia bastante satisfatória. Terás ainda a possibilidade de carregar o bad boy com USB Type-C, (um like para a Huawei) de forma rápida. Infelizmente não contamos com carregador sem-fios, algo que já começo a considerar obrigatório nos topos-de-gama.

Huawei P9 4gnews 4

Conclusão

Em forma de conclusão não tenho muito a apontar a este Huawei P9, considero que é uma compra bastante inteligente nos dias de hoje, o dispositivo tem uma qualidade acima do normal por um preço abaixo do flagship, só isso chega para me conquistar. A câmara embora considere que merecia ter o estabilizador de imagem, também sei admitir que é uma das melhores de um smartphones nos dias de hoje.

Para ficares super esclarecido vê a nossa review em baixo e se quiseres saber o que vêm dentro da caixa dá um salto AQUI, aproveita para subscrever o nosso Youtube e se esta review te foi útil partilha-a com os teus amigos!

Vê outras reviews:

Pontuação 4gnews
Design
9
Qualidade de construção
9
Performance
8.5
User Interface (UI)
8
Ecrã
9
Câmara
8.5
Autonomia
7.5
Qualidade/Preço
9
Artigo anteriorNVIDIA GTX 1080, o novo rei do processamento gráfico
Próximo artigoÀ procura de um smartwatch? O NO.1 G3 é uma excelente opção por 52€

Fundador do projeto 4gnews, sempre olhei para a tecnologia como um pedaço de nós. Desde cedo ligado ao mundo tecnológico, este é literalmente o meu trabalho de sonho.
Amante de vinho e apaixonado pelo meu Vit. Guimarães, acredito ainda que todas as nossas acções são o gatilho para o nosso futuro.