Huawei P40 pode chegar ao mercado com Android e HarmonyOS

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A Huawei encontra-se no meio de uma guerra comercial entre os Estados Unidos e a China. É nesse sentido que, à data de escrita deste artigo, a segunda maior fabricante mobile a nível mundial está na lista negra dos EUA.

Isto faz com as empresas do país estejam proibidas de negociar com a Huawei, e esta tenha, por exemplo, de lançar dispositivos sem os serviços Google. A preparar o seu próprio sistema operativo já há algum tempo, a empresa pode apostar num dualboot já nos Huawei P40.

O dualboot basicamente significa que os smartphones teriam, em simultâneo, o seu sistema operativo (HarmonyOS) e o Android. Recorde-se que a Huawei pode usar o Android por se tratar de um sistema de código aberto.

Utilizador podia escolher o seu sistema operativo preferido

Tendo em conta que o HarmonyOS ainda se encontra numa fase embrionária, a solução pode passar por ter dois sistemas operativos nos smartphones. Estes seriam completamente independentes, e o utilizador poderia escolher entre os dois.

Com este tipo de solução, a Huawei ofereceria “dois smartphones pelo preço de um”. Os utilizadores poderiam “provar” pela primeira vez o HarmonyOS. Caso não gostassem, o Android estava logo ali ao lado.

HarmonyOS quer competir com iOS em 2 anos

É bom referir que o CEO da Huawei, Ren Zhengfei, afirmou recentemente que o HarmonyOS “vai ser capaz de competir com o iOS (da Apple) em dois anos”. Não sabemos se tal se vai concretizar, mas parece uma meta bastante arrojada, principalmente se chegar sem serviços Google.

Lançamento dos P40

Em termos de janela temporal, o lançamento dos P40 deve acontecer em março do próximo ano. Até lá “muita água vai correr por baixo da ponte”, mas acreditamos que, independentemente do caminho, o melhor para a Huawei seria mesmo continuar a poder negociar com as empresas americanas.

Editores 4gnews recomendam:

  • Huawei. Primeira imagem do concorrente ao Apple iPad Pro revelada
  • Huawei Nova 5z totalmente revelado em imagem oficial
  • Huawei já está a negociar a "venda" de tecnologia 5G nos Estados Unidos
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.