Huawei P40 pode chegar ao mercado com Android e HarmonyOS

Bruno Coelho
Comentar

A Huawei encontra-se no meio de uma guerra comercial entre os Estados Unidos e a China. É nesse sentido que, à data de escrita deste artigo, a segunda maior fabricante mobile a nível mundial está na lista negra dos EUA.

Isto faz com as empresas do país estejam proibidas de negociar com a Huawei, e esta tenha, por exemplo, de lançar dispositivos sem os serviços Google. A preparar o seu próprio sistema operativo já há algum tempo, a empresa pode apostar num dualboot já nos Huawei P40.

O dualboot basicamente significa que os smartphones teriam, em simultâneo, o seu sistema operativo (HarmonyOS) e o Android. Recorde-se que a Huawei pode usar o Android por se tratar de um sistema de código aberto.

Utilizador podia escolher o seu sistema operativo preferido

Tendo em conta que o HarmonyOS ainda se encontra numa fase embrionária, a solução pode passar por ter dois sistemas operativos nos smartphones. Estes seriam completamente independentes, e o utilizador poderia escolher entre os dois.

Com este tipo de solução, a Huawei ofereceria “dois smartphones pelo preço de um”. Os utilizadores poderiam “provar” pela primeira vez o HarmonyOS. Caso não gostassem, o Android estava logo ali ao lado.

HarmonyOS quer competir com iOS em 2 anos

É bom referir que o CEO da Huawei, Ren Zhengfei, afirmou recentemente que o HarmonyOS “vai ser capaz de competir com o iOS (da Apple) em dois anos”. Não sabemos se tal se vai concretizar, mas parece uma meta bastante arrojada, principalmente se chegar sem serviços Google.

Lançamento dos P40

Em termos de janela temporal, o lançamento dos P40 deve acontecer em março do próximo ano. Até lá “muita água vai correr por baixo da ponte”, mas acreditamos que, independentemente do caminho, o melhor para a Huawei seria mesmo continuar a poder negociar com as empresas americanas.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.