Huawei P40 deverá ser o primeiro smartphone com HarmonyOS

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

O novo sistema da Huawei para substituir o Android, que curiosamente é baseado no mesmo sistema, chama-se HarmonyOS. Este sistema foi desenhado para substituir o sistema da Google caso a China e os EUA não se entendessem relativamente à sua guerra comercial.

Depois de revelado de forma oficial nas suas televisões da Honor, a Huawei garantiu que o sistema está pronto para os smartphones. Contudo, continuará a aguardar para perceber se os problemas entre os dois países desaparecerá, evitando assim, a implementação do novo sistema. Afinal de contas o Android é mais popular.

Aplicações Google são a grande questão

Um dos grandes problemas deste HarmonyOS é a falta de aplicações Google. Ou seja, Gmail, Chrome, Youtube ou até a Google Play Store não entram na equação.

Ainda que a Huawei tenha soluções para os seus utilizadores, ou assim parece, o smartphone chegaria de fábrica sem qualquer tipo de aplicação da empresa criadora do Android.

Huawei P40 será o experimental

Segundo o CEO da Huawei, Richard Yu, o Huawei P40 deverá ser o primeiro smartphone a chegar com o HarmonyOS. Porém, o executivo da marca referiu ainda que tal só acontecerá se o governo dos EUA continuar sem chegar a uma solução com o governo chinês.

Esta medida afetará seriamente as vendas da Huawei

Por muito que a marca queira desvalorizar o problema, esta situação deverá custar caro à Huawei. Prevê-se que as vendas sofram uma forte queda depois da não utilização do sistema Android.

Contudo, tal como uma moeda tem dois lados, também esta situação o mostra. Com o seu próprio sistema a Huawei conseguirá ser mais "dona de si só". Não dependerá de atualizações do Android da Google e poderá criar um sistema mais fechado que fidelizará os fãs. Tal como a Apple faz com o iOS.

Em suma, ainda nada é garantido até ao momento. O Huawei Mate 30 chegará este mês sem os serviços Google instalados mas com o sistema Android. O HarmonyOS é o próximo passo para a empresa asiática.

Editores 4gnews recomendam:

  • Huawei pondera vender processadores Kirin às suas rivais, mas não para smartphones!
  • Huawei Honor 30 vai ser tão potente quanto o Mate 30 Pro!
  • Mate 30 sem serviços Google! Eis a solução da Huawei para os utilizadores!
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.