Huawei P30 Pro Vs. Samsung Galaxy S10 Plus! E agora?

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 3 min.

A Samsung tem finalmente um concorrente à altura. O Samsung Galaxy S10 Plus e o Huawei P30 Pro são provavelmente os smartphones mais interessantes do mercado, e se não queres envergar para o mundo da Apple, uma opção a considerar para topos de gama.

Ainda que ambos sejam topos de gama, os smartphones são consideravelmente diferentes. O Huawei P30 Pro foca-se na experiência da câmara fotográfica, o Samsung Galaxy S10 Plus num combo quase perfeito.

Câmara do Huawei P30 Pro promete... E muito!

Ou seja, a Samsung não trouxe nada demais nas câmaras fotográficas do Samsung Galaxy S10 Plus. Temos uma ideologia idêntica ao Mate 20 Pro com grande angular. Em vez disso, o Huawei P30 Pro dá-nos uma super câmara de Zoom. Se o P20 Pro nos dava 3X zoom sem perda de qualidade, o Huawei P30 Pro chega às 5X. Aliás, podes sempre puxar para as 10X, contudo, com zoom digital à mistura. Ainda assim a Huawei promete que a Inteligência Artificial fará milagres.

Ainda que tenhamos de testar ambos os smartphones no setor fotográfico. No papel o Huawei P30 Pro sai vencedor nos sensores fotográficos. A ToF câmara dará também uma ajuda nas fotografias de modo retrato. Algo que o S10 Plus não oferece. Apenas na versão 5G que chegará ao mercado a meados de 2019 com um preço mais alto.

Especificações do Huawei P30 Pro e Samsung Galaxy S10 Plus

Já nas especificações, o Samsung Galaxy S10 Plus sai a ganhar. Mais uma vez, no papel. Tanto o processador Exynos como o Qualcomm são mais poderosos que o Kirin 980 do Huawei P30. A Huawei apresenta o seu novo processador em setembro, ou seja, o Mate é sempre o primeiro a ter especificações superiores.

No final do ano a Samsung e Qualcomm respondem com um novo processador. Quase sempre superior ao Kirin. Isto é, a Huawei tem um ligeiro atraso na revelação do processador. Ainda assim, não me parece que seja seja um impeditivo de compra.

Ecrã do Samsung Galaxy S10 Plus convence

Ainda que gostemos do ecrã do Huawei P30 Pro, os ecrãs Samsung são quase sempre superiores. Todavia, temos de perceber que os ecrãs Samsung são mais saturados, mais vivos e menos reais. Ou seja, há pessoas que preferem a tonalidade menos agressiva dos OLED da Apple, Huawei ou LG.

Pessoalmente prefiro os da Samsung, porém, esta é uma escolha pessoal e que não é propriamente quantitativa. Ambos os equipamentos contam com o sensor biométrico no ecrã e ambos com notches reduzidas. O Samsung Galaxy S10 Plus dá-nos dois pequenos buracos no canto enquanto que o P30 Pro uma pequena "gota de água" no centro.

Ambos os ecrãs são curvos. A Samsung já faz este tipo de ecrã há algum tempo e isto significa que estão mais capazes de ignorar toques despropositados que a Huawei. Ainda assim, isto é facilmente resolvido com atualizações de software.

Carregamento do Huawei P30 Pro é o melhor que há

Se gostas de bateria e rapidez de carregamento, o Huawei P30 Pro é para ti. O smartphone tem uma maior bateria e um carregamento super rápido de 40W. Por sua vez o Samsung Galaxy S10 Plus dá-nos um carregamento rápido de 15W. Escusado será dizer qual carregará mais rápido. Ambos contam com carregamento sem fios de 15W.

Software... Huawei EMUI e Samsung ONE UI

Venha o diabo e escolha. Não sou amante nem da One UI nem da EMUI da Huawei. Contudo, sei que isto é também uma questão de hábito. Os User Interfaces são pesados e demorarão a chegar as atualizações passado o momento em que estes deixem de ser os smartphones mais recentes do mercado. Neste aspeto voto para a Samsung. A Huawei continua demasiado inspirada em softwares asiáticos e continua sem se adaptar às ideologias de design do ocidente.

Em suma, Huawei P30 Pro ou Samsung Galaxy S10 Plus

Se queres fotografia e autonomia o Huawei P30 Pro é o smartphone para ti. Se preferes um ecrã mais intenso e um combo mais equilibrado opta pelo Samsung Galaxy S10 Plus. Os preços não variam muito, ou seja, um ou outro acredito que ficarás satisfeito com a escolha.

Editores 4gnews recomendam:

  • Huawei P30 e P30 Pro: Preços e disponibilidade do telemóvel
  • Huawei P30 e Huawei P30 Pro são oficiais! Telemóveis de meter inveja
  • Huawei volta a atacar Apple para promover o seu evento, mas corre mal!
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.