Huawei P30 Pro deverá manter a melhor característica do Mate 20 Pro

Rui Bacelar
Huawei P30 Huawei Mate 20 Pro smartphone Android
O próximo topo de gama Android deverá manter o ecrã do Mate 20 Pro.

Em 2018 ficaríamos a conhecer o primeiro smartphone Android desta fabricante chinesa a utilizar um ecrã AMOLED curvo, nas margens. Refiro-me aqui ao poderoso Mate RS Porsche Design. Todavia, seria apenas com o Mate 20 Pro que esta tecnologia se tornaria no padrão da marca daí em diante. Já para 2019 teremos um novo Huawei P30 Pro com este mesmo ecrã. Eis as novidades da próxima geração de smartphones da gigante chinesa.

Em primeiro lugar, a geração Huawei P30 não deverá ser lançada antes de março de 2019. Todavia, tal como já é hábito nesta indústria, não faltam fugas de informação polvilhadas com rumores. Tudo isto para acabar com o factor surpresa e para nos deixar preparados par aos seus eventuais lançamentos no mercado.

Vê ainda: Huawei Nova 4 surpreende com duas variantes bem distintas

Nesse sentido, uma fonte próxima da Huawei afirma categoricamente - através do Twitter - que também os Huawei P30 terão este tipo de ecrã. Mais concretamente um ecrã / display AMOLED com as margens ligeiramente curvadas.

A série Huawei P30 poderá utilizar dois tipos de ecrãs, AMOLED e IPS LCD

Em segundo lugar, seguindo o exemplo do atual Mate 20 Pro acredita-se que os Huawei P30 e P30 Pro contem com um ecrã produzido pela LG ou pela BOE. Neste momento estas são as duas fabricantes que constam da carteira de fornecedores desta grande tecnológica chinesa. Mais ainda, nenhum dos Huawei P30 (versão standard e versão Pro) terá um buraco ou orifício no ecrã. Entretanto, esta tendência vai ganhando tração no mercado Android, sendo o próximo Huawei Nova 4 a prova disso mesmo.

Huawei P30 Pro uses curved screen (BOE or LG), but OLED's Hole in Display is currently only available in Samsung display. So P30P is definitely a drop or Notch

— Ice universe (@UniverseIce) 13 de dezembro de 2018

Por conseguinte, em vez de um orifício circular no ecrã dos Huawei P30 teremos a tradicional notch. Todavia, este ano poderá ser ainda mais disfarçada, adquirindo muito provavelmente o formato de gota de água ou lágrima.

Serão os próximos smartphones Android de topo!

Em terceiro lugar, neste momento a única fabricante que já está a produzir painéis OLED capazes de suportar o orifício no ecrã é a Samsung. Ora, como seria de esperar, a sul-coreana está a guardar grande parte do stock desta nova geração de ecrãs para os seus próprios smartphones Android. Prova disso é o novíssimo Samsung Galaxy A8s.

Huawei Mate 20 Pro Android Pie iFixit 9 Huawei P30 smartphone Android smartphones
Seguindo o exemplo do Mate 20 Pro, teremos pelo menos um dos smartphones Android com um ecrã AMOLED. ©iFixit

Ainda assim, alguns destes ecrãs serão vendidos às demais fabricantes, tornando possível a criação do Nova 4, a título de exemplo. Já para todos os demais trabalhos e projectos, a fabricante chinesa continuará a depender da LG bem como da BOE.

Ambos os smartphones Android poderão competir directamente com os Galaxy S10 da rival sul-coreana

Em suma, para 2019 podemos contar com um Huawei P30 Pro equipado com um ecrã OLED ligeiramente curvo nas margens e a notch no topo. Todavia, a versão standard poderá apresentar um ecrã mais convencional, um display LCD mas já com o orifício no ecrã.

Desta forma a fabricante chinesa teria um Huawei P30 que poderia competir diretamente com os Samsung Galaxy S10. Ao mesmo tempo manteria o padrão de qualidade que já associamos aos ecrãs OLED com o seu P30 Pro.

Seja como for, ambos os smartphones Android só deverão ser apresentados no fim do primeiro trimestre de 2019. Até lá teremos certamente várias novidades e fugas de informação sobre os mesmos.

Editores 4gnews recomendam:

Huawei trará nova tecnologia aos smartphones intermediários

Honor View 20 dá nas vistas em teste de performance

Android TV: Huawei também deverá entrar no negócio das SmartTV

Fonte | via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).