Huawei P20. As tendências que antecedem o lançamento deste Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A Inteligência Artificial como vetor de inovação para os novos smartphones. Uma das principais tendências. Algo que certamente veremos no próximo smartphone Android da fabricante chinesa. Apesar de, segundo os rumores, o Huawei P20, a marca ter abdicado do MWC 2018 em detrimento de um evento em nome próprio.

Mesmo assim, o dispositivo já estará em desenvolvimento e a marca prepara-nos agora ao apresentar-nos algumas das tendências que regem o mercado mobile. Tudo começou com a geração de produtos Huawei Mate 10, apresentados no passado mês de outubro.

Vê ainda: Aplicação 4gnews: Nova versão chega à Google Play Store (V2.4)

São os melhores dispositivos que a marca lançou no mercado Android até à data e já nos dão um bom vislumbre daquilo que caracterizará os Huawei P20, Huawei P20 Plus e possivelmente até o Huawei P20 Lite.

O presente artigo baseia-se num comunicado à imprensa em que a fabricante expõe alguns dos vetores de evolução no mercado mobile. Chamemos-lhe as "tendências" do mercado Android. Os indícios do que aí vem.

Huawei P20 e as tendências do mercado Android

Começando claro, pela a introdução do primeiro smartphone Android com tecnologia de Inteligência Artificial (IA). Seguindo-se o aumento dos Assistentes de Voz Inteligentes. Em 2017 tivemos grandes avanços numa tecnologia que quer facilitar o nosso dia-a-dia. Assim, a Huawei apostará em ambas tendências tecnológicas que certamente deixarão a sua marca em 2018.

Podemos olhar até para parte da campanha do Mate 10 Pro, “I Am What I Do”. Aqui, a Huawei trabalha com alguns dos principais empreendedores da Europa, que utilizam a mais recente tecnologia para orientar e moldar o mundo em que vivemos, oriundos de áreas que vão desde a moda à agricultura. Vetor de desenvolvimento que deverá caracterizar o seu próximo topo de gama Android, ou melhor, a próxima geração que já aqui abordamos na 4gnews.

A fabricante chinesa quer transmitir a mensagem de que seja uma impressão 3D feita no conforto das nossas casas ou navegar pelas redes sociais através de uma lente de contacto. Ou até mesmo confiar na Inteligência Artificial para nos ajudar a alcançar as nossas ambições de vida.

Huawei P20, as tendências para o futuro do mercado Android:

Aqui, o ponto a reter é a constante evolução da inovação digital. Esta continuará a tornar possível o impossível em 2018, capacitando-nos a viver numa existência perfeita. Escusado será dizer que as nossas expectativas para os Huawei P20, a próxima geração de dispositivos Android de gama alta são cada vez maiores.

É óbvio que a maior fabricante chinesa, e terceira maior fabricante de dispositivos móveis em todo o mundo apostará na Inteligência Artificial em 2018. Fá-lo-á de uma forma ainda mais vincada para seu Huawei P20. De outra forma, porque é que se daria ao trabalho de salientar esta tecnologia neste último comunicado à imprensa?

Inteligência Artificial, mais inteligente do Mate 10 para o Huawei P20

Walter Ji, presidente da Huawei Consumer Business Group para a Europa Ocidental, comentou. "À medida que a inteligência artificial se funde profundamente nas nossas vidas. No nosso dia-a-dia. Assim, estamos comprometidos a permanecer na vanguarda da inovação da IA. Utilizando a tecnologia para dar s uma experiência de utilização mais inteligente, mais rápida e intuitiva. Acreditamos que a tecnologia deve capacitar cada um de nós e ajudar a desbloquear todo o nosso potencial. Trabalhamos com indivíduos de muito talento em toda a Europa de forma a identificar as principais tendências tecnológicas. Para a destacar como a tecnologia inteligente do futuro. Com as nossas capacidades de IA e a estratégia Chipset-Device-Cloud Open AI Eco, que inclui a criação do primeiro smartphone com IA, pretendemos permanecer inovadores. Assim, poderemos garantir que todos os nossos utilizadores tenham uma experiência tecnológica que beneficie as suas vidas ".

Huawei P20 será o próximo passo da fabricante chinesa:

Andrew Garrihy, CMO da Huawei Consumer Business Group para a Europa Ocidental, comentou. "Graças aos avanços na tecnologia, a maneira como as pessoas estão a utilizar o telefone está a mudar. Na Huawei, estamos comprometidos em trazer as experiências da IA para o dia a dia. Para capacitar os nossos consumidores e melhorar as experiências que têm nos seus smartphones. Nos próximos 12 meses e não só, estamos entusiasmados em ver como essas tecnologias. Estas irão evoluir para efetivamente melhorar a vida e ajudar as pessoas a alcançar os seus sonhos ".

Com um novo dispositivo a caminho, a fabricante chinesa revela-nos assim um dos maiores pontos de desenvolvimento para todo o mercado Android. Não temos a menor dúvida de que o futuro passará por aqui. Assistentes virtuais mais inteligentes e que vão além de uma mera gimmick. Uma "tecnologia" que atualmente é utilizada como "chavão" de venda e pouco mais.

Sobretudo em português, as assistentes virtuais são praticamente inúteis. Esperemos agora que todo o mercado Android (e iOS para esse efeito), avance um pouco mais. O quão fantástico não seria poder fazer tudo, em português, que já se pode fazer em inglês com uma Siri? Ou claro, com uma Google Assistant e até com a Alexa ou a Bixby?

Esperemos que o Huawei P20 nos mostre uma nova luz nesse sentido. Para além das tendências, queremos resultados!

Assuntos relevantes na 4gnews:

20 poderá ser de cerâmica como o Xiaomi Mi Mix 2

d (sem código)

Oppo. Patente de smartphone dobrável é registada pela “irmã” da OnePlus

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.