Huawei P20 Pro tem estabilização ótica (OIS) nas 3 câmaras principais

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

É um dos novos recordistas de pré-vendas da fabricante chinesa, o seu novo topo de gama Android com um total de três câmaras na sua traseira. É o smartphone que celebra a fotografia e que a eleva a novos patamares. É, para a Samsung Galaxy S9. Todavia, durante este processo de abertura do smartphone seria evidente algo que até agora tinha passado despercebido no Huawei P20 Pro.

Vê ainda: d

Com efeito, após ter sido desmontado este terminal revelaria a presença de uma câmara tripla, com 3 sensores dotados de OIS. Sim, são três câmaras traseiras, todas elas com estabilização ótica da imagem, vulgo OIS. Na prática, todas as imagens e vídeos capturados com o Huawei P20 Pro serão ainda melhores do que poderíamos imaginar.

Agora que o Huawei P20 Pro está prestes a chegar às lojas, o processo de desmontagem da iFixit revelaria assim estes novos trunfos. Apesar de já sabermos que pelo menos uma das câmaras era dotada de estabilização ótica, confirma-se agora a presença de OIS em todas as suas 3 câmaras.

3 câmaras com OIS no Huawei P20 Pro

Aliás, segundo a própria Huawei, apenas a câmara de 8MP dotada de zoom ótico é que tem estabilização ótica da imagem (OIS). Todavia, tal como pode ser confirmado aqui na desmontagem, ou pelo vídeo em seguida, todas as 3 câmaras estão estabilizadas. Algo que ajuda o utilizador a gravar vídeo sem tremuras ou vibrações. Algo que também ajuda (bastante), o utilizador a tirar melhores fotografias à noite ou quando a luz escasseia. Prestemos atenção ao vídeo que se segue:

Repare-se na forma como todas as três câmaras conseguem absorver as vibrações, já para não falar no mecanismo de zoom ótico de 3X (3 vezes). Note-se que o utilizador pode usufruir de uma ampliação até 5X (5 vezes) numa combinação de zoom ótico com zoom digital sem perdas.

OIS em todas as 3 câmaras do Huawei P20 Pro

Ora, apesar de uma imagem valer mais do que mil palavras, e um vídeo então dispensar mais explicações, levantam-se agora algumas dúvidas. Gostaríamos de saber porque é que a Huawei não deu a conhecer estes trunfos no seu P20 Pro. Ou...será que preferem apostar na estabilização com recurso ao software? A EIS ou estabilização eletrónica da imagem?

Em suma, isto é apenas uma questão de política ou marketing. Os resultados das câmaras fotográficas deste smartphone falam por si. Seja como for, podemos imaginar a Huawei a preferir salientar a estabilização eletrónica graças à Inteligência Artificial do smartphone. Algo que tem sido muito trabalhado pela marca.

Ora ora, quem diria que este smartphone poderia ser uma caixinha de surpresas tão completa. Parabéns Huawei!

Assuntos relevantes na 4gnews:

bate recordes em Portugal

20 Pro já foi avaliado pela iFixit, não é fácil reparar este Android

Xiaomi Redmi Note 5 Pro recebe a LineageOS 15.1 não-oficial

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.