Huawei P20 Pro Android Oreo 4gnews
Acaba de ser apresentada a nova geração de dispositivos móveis topo de gama da tecnológica chinesa.

Huawei, a terceira maior fabricante mundial de smartphones e dispositivos móveis acaba de apresentar as suas novas estrelas. São dois smartphones que celebram a fotografia como nenhum outro antes de si. Chamam-se Huawei P20 e Huawei P20 Pro, dotados de uma câmara com 40MP mas há mais. Muito mais! Vem daí, contamos-te tudo…

A fabricante chinesa escolheu a cidade das luzes, Paris, para apresentar dois novos dispositivos móveis que farão vibrar qualquer entusiasta da fotografia. São verdadeiros topos de gama, perfeitamente merecedores da nossa admiração, não fossem eles uma verdadeira “Renascença” no que à fotografia diz respeito. Depois de longos meses de rumores e fugas de informação a Huawei conseguiu, mesmo assim, surpreender-nos pelas melhores razões.

Vê ainda: Xiaomi Mi MIX 2S já é oficial! A nova definição de luxo no “mundo” Android

Seria pela mão de Richard Yu, CEO e responsável máximo da divisão móvel da marca chinesa que os Huawei P20 e P20 Pro seriam apresentados. A Renascença da Fotografia, 5 séculos após a Renascença das Artes em Itália, tornaria Paris na capital da tecnologia. Uma efeméride condigna dos irmãos Lumière e sobretudo de Niépce, um dos “pais” da fotografia.

Esta é a marca que, em apenas duas anos, quer ultrapassar a Apple e competir frente a frente com a Samsung. É também uma das marca mais populares em Portugal, ainda que pelos seus produtos de gama média, os P Lite. Para 2018 a marca já apresentou, há poucos dias atrás, o novo Huawei P20 Lite que aqui podes ficar a conhecer. Custa 369,99€.

Huawei P20 e Huawei P20 Pro – A Renascença da Fotografia 

Está na hora de conhecer os Huawei P20 e Huawei P20 Pro. As novas apostas para o mercado Android. Mais ainda, serão a resposta, dual, ao iPhone X da Apple e aos novos Galaxy S9, da Samsung. Olhando em primeiro lugar para o Design, para o aspecto dos novos Huawei P20 e Huawei P20 Pro constatamos que a marca procedeu a grandes melhorias neste departamento. Com efeito, temos aqui uma mudança radical (para melhor) no aspecto, no look dos novos Huawei P20 e P20 Pro. Desde o seu traço aos materiais de construção utilizados e à qualidade dos acabamentos. O vidro substitui agora o metal como principal material de construção.

Design – a harmonia entre o vidro e metal

Huawei P20 Pro Android Oreo
Este é o novo topo de gama da fabricante chinesa. Lustroso, em vidro, mas propenso a impressões digitais e sujidades.

A Huawei tem crescido a uma velocidade estonteante, não só no volume de vendas mas também na qualidade dos seus produtos. De ano para ano vemos uma gradual evolução e salto na qualidade mas nunca antes ficaríamos tão surpreendidos com “o salto” dado em 2018. Seja o Huawei P20 ou o Huawei P20 Pro, as suas linhas são-nos familiares depois de termos testado o iPhone X da Apple.

O que mudou nos Huawei P20 e P20 Pro?

Por fora? Tudo. As câmaras deixaram de ter um alinhamento horizontal e passaram a estar verticalmente alinhadas. Passariam de 2 para 3 câmaras, no P20 Pro. Os ecrãs esticaram e estão menos largos, mais compridos e mais fáceis de utilizar com uma só mão.

Mais ainda, no Huawei P20 Pro temos agora certificação IP67, certificação à prova de poeiras e água. Já o Huawei P20 fica-se pela certificação IP53. Algo que já vinha a ser pedido pelos utilizadores. A interface EMUI 8.1 assenta agora sobre o Android Oreo, a mais recente versão do sistema operativo da Google. Mas há mais, muito mais…ponto assente, o design de ambos os smartphones mudou radicalmente.

Modelos. O melhor é o Huawei P20 Pro

De “Plus” passou a ser “Pro”. A mudança de nome é particularmente importante uma vez que este ano o Huawei P20 Pro oferece mais do que um ecrã/tela maior na versão de maiores dimensões. Com efeito, será no Huawei P20 Pro que encontrarás as três câmaras, 40MP + 20MP + 8MP. Ao passo que no P20 standard temos duas câmaras. A saber, de 12MP + 20MP.

De “Plus” passa a ser “Pro”

Huawei P20 Pro Android Oreo
Dois novos modelos topo de gama com claro destaque para a versão P20 Pro.

As diferenças abrangem também a quantidade de memória RAM, o tamanho do ecrã / tela e a capacidade das respectivas baterias. A saber, no Huawei P20 (standard) temos 4GB de memória RAM e 128GB de armazenamento interno. Já no Huawei P20 Pro temos 6GB de memória RAM e 128GB de armazenamento interno. Ambos os modelos contarão com a possibilidade de expansão de memória via cartão microSD.

As diferenças nos ecrãs serão bem notórias. Aqui, o Huawei P20 conta com um ecrã/tela de 5.84 polegadas de diagonal. Tem um display IPS LCD com resolução Full-HD+, portanto 1080×2280 pixéis para uma densidade de 432 pixéis por polegada, formato 18.7:9.

Já o modelo Huawei P20 Pro é dotado de um ecrã/tela de 6.1 polegadas de diagonal. Tem um display AMOLED com resolução Full-HD+, portanto 1080×2240 pixéis para uma densidade de 414 pixéis por polegada, formato 18.7:9. Ambos os smartphones apresentam um entalhe, recorte, “notch” ou monocelha no topo, uma das tendências de 2018.

Câmara. Câmara. Câmara

Em 2016 assistiríamos ao nascer de uma das mais icónicas parcerias em todo o mercado de dispositivos móveis (smartphones e tablets). Firmada entre a gigante chinesa e a mítica marca alemã, a LEICA, seria logo com os Huawei P9 que veríamos os primeiros smartphones com uma câmara dupla. Uma dual-cam. Dois sensores fotográficos na traseira de um smartphone. Algo que em 2018 já foi adoptado pela maioria das fabricantes.

Huawei reforçar a sua parceria com a LEICA

Huawei P20 Pro Android Oreo
A parte superior do painel frontal e do ecrã dos dispositivos conta com um já familiar recorte ou entalhe. A “notch”.

Agora, para 2018, a marca promete uma “Nova Renascença” para a fotografia com dispositivos móveis. Ver “Mais Perto”. Ver “Mais Brilho”. Ver “Em câmara lenta”. Ver “Mais Rápido”. Ver “A Beleza”. Estes são apenas alguns dos slogans que a tecnológica chinesa emprega para se referir às novas câmaras com o cunho da LEICA.

Note-se que todos estes módulos de câmara fotográfica foram desenvolvidos em co-parceria com a LEICA e o resultado está à vista. São o maior trunfo dos Huawei P20 e Huawei P20 Pro. Serão capazes de quebrar barreiras (de luz e distância) e de definir novos recordes na indústria.

Huawei P20 Pro com 3 câmaras de 40MP + 20MP + 8MP

Câmaras imbuídas de Inteligência Artificial (IA) para te ajudar a escolher as melhores definições para cada fotografia. Graças à IA a câmara será capaz de reconhecer vários tipos de cenários para em seguida otimizar as definições. Para simplificar a fotografia, para que possas usufruir do momento e chegar rapidamente ao melhor Modo de Captura para cada situação. A IA, verdadeiramente ao teu dispor e a trabalhar a teu favor.

Câmaras com o selo de qualidade da LEICA

Huawei P20 Pro Android Oreo
Uma câmara verdadeiramente impressionante que pode efetivamente impulsionar uma nova renascença.

O melhor modelo para fotografia será certamente o Huawei P20 Pro. Está equipado com uma 1.ª câmara de 40MP, sensor RGB (cores) com uma abertura focal de f/1.6. Com uma 2.ª câmara de 8MP, sensor RGB. Estas duas câmaras trabalham em conjunto para te dar um zoom (ampliação) de 5X (5 vezes), a marca chama-lhe Hybrid Zoom ou zoom híbrido. Conta ainda com uma 3.ª câmara de 20MP, sensor monocromático (Preto&Branco).

Na prática a câmara de 40MP é capaz de fazer um zoom ótico de 3X (3 vezes). Contudo, a informação desta câmara é combinada com a informação e detalhes da câmara secundária de 8MP, também ela com zoom ótico. O resultado final será uma ampliação de 5 vezes sem perda de detalhe.

Ampliação de 5x, um novo recorde para a Huawei

Em boa verdade, é um novo recorde para toda a indústria mobile. Note-se que até à data o melhor que a concorrência consegue oferecer é um zoom ótico de 2x (2 vezes). Veja-se o Samsung Galaxy S9, o Galaxy Note 8. Ou até mesmo a Apple com os seus iPhone’s mais recentes. Temos ainda o OnePlus 5, dotado de um zoom ótico de 1.6x.

O Huawei P20, versão standard conta com duas câmaras na sua traseira. Está equipado com uma 1.ª câmara de 12MP, sensor RGB (cores), com abertura focal de f/1.8. Com uma 2.ª câmara de 20MP, sensor monocromático (Preto&Branco) e abertura focal de f /1.6.

Por último, em ambos os modelos temos um valor máximo do ISO de 51200laser autofocus. Temos também um flash dual-LED em ambos os terminais, para além da estabilização eletrónica da imagem (EIS).

E as selfies nos Huawei P20?

Os auto-retratos ou selfies não foram esquecidos. Muito pelo contrário! Tanto o Huawei P20 como o P20 Pro contam com uma câmara frontal de 24MP, abertura focal de f/2.0. Já a nível de gravação de vídeo esta câmara é capaz de gravar em Full-HD a 1080p.

Huawei P20 Pro Android Oreo
Para as “Selfies” temos uma câmara de 24MP em ambos os smartphones.

As câmaras principais, em ambos os casos, são capazes de gravar a 4K Ultra-HD, portanto 2160p@30fps. Poderás também gravar nos convencionais Full-HD, 1080p ou então em câmara super-lenta em HD a 720p@960fps. Também este departamento foi bem precavido pela fabricante chinesa.

Especificações. As “specs” dos Huawei P20

Especificações

Huawei P20
Huawei P20 Pro
Ecrã/ Display 5.84 polegadas IPS LCD, formato 18.7:9, Full-HD+ 6.1 polegadas, AMOLED, formato 18.7:9, Full-HD+
Processador Hisilicon Kirin 970 / Mali-G72 MP12 Hisilicon Kirin 970 / Mali-G72 MP12
Memória RAM 4GB 6GB
Armazenamento 128GB 128GB
Cartão MicroSD Até 256GB Até 256GB
Software / sistema Android Oreo 8.1 com a Emotion UI (EMUI 8.1)  Android Oreo 8.1 com a Emotion UI (EMUI 8.1)
Câmara principal 12MP (f/1.8) + 20MP (f/1.6), LEICA, Zoom híbrido de até 5X, laser autofocus, EIS 40MP (f/1.6) + 20MP + 8MP, LEICA, Zoom híbrido de até 5X, laser autofocus, EIS
Câmara secundária 24MP com abertura de f/1.6 e Autofocus 24MP com abertura de f/1.6 e Autofocus
Capacidade da Bateria 3400mAh 4000mAh
Conectividade USB-C, Bluetooth 4.2, LTE, sem o jack de 3.5mm USB-C, Bluetooth 4.2, LTE, sem o jack de 3.5mm
Cores Preto, Azul, Rosa e Twilight Preto, Azul, Rosa e Twilight
Extras Certificação IP53, Leitor de Impressões digitais Certificação IP67, Leitor de Impressões digitais

E o “coração” dos Huawei P20 e Huawei P20 Pro?

Ambos os smartphones estão devidamente equipados com o mais poderoso processador da marca. Temos aqui o Hisilicon Kirin 970, feito pela própria. Esta plataforma móvel conta com um total de 8 núcleos de processamento. Com efeito, trata-se de um octa-core (4x2.4 GHz Cortex-A73 & 4x1.8 GHz Cortex-A53). Está também dotado de uma unidade de processamento neural, a NPU que alberga o motor de Inteligência Artificial.

A Huawei inclui também uma tecnologia de carregamento rápido chamada Huawei Super Charge. Promete um carregamento total das baterias em 90 minutos (1h:30m). Está dotado de uma porta USB do Tipo-C. Carece de carregamento sem-fios e da porta áudio jack de 3.5mm para auscultadores e/ou auriculares, entre outros.

E o preço?

Os valores, tal como sugeriram os leaks ficar-se-ão pelos 649,99€ para o Huawei P20, já para o Huawei P20 Pro a etiqueta apresentará 899,99€. A sua chegada às lojas ocorrerá em meados de abril, a partir da segunda quinzena do mês. Estará disponível em Preto, Azul, Rosa e Twilight.

A alternativa económica, Huawei P20 Lite

O dispositivo “Lite” já foi aqui apresentado oficialmente. Trata-se de um smartphone com ecrã de 5.84 polegadas, resolução Full-HD+, formato 18.7:9 e tecnologia LCD. Também ele conta com a “notch” no topo do seu ecrã. O seu processador é o HiSilicon Kirin 659 com 4GB de memória RAM e 64GB de armazenamento interno.

Trata-se de um octa-core (4×2.36 GHz Cortex-A53 & 4×1.7 GHz Cortex-A53). As suas câmaras são de 16MP + 2MP, f/2.2. Para as selfies temos uma câmara de 16MP. A sua bateria é de 3000mAh de capacidade, com a porta áudio jack de 3.5mm. Custa 369,99€.

Em breve terás a nossa análise/review completa em 4gnews.pt.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Xiaomi Mi Gaming Laptop é o novo portátil Gaming por menos de 1000$

Xiaomi Mi Mix 2S ultrapassa o Huawei Mate 10 Pro na fotografia

Xiaomi Mi Mix 2S: Estes são os preços esperados para o próximo Android

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).