Huawei P20 Pro. Todos os detalhes da câmara tripla Leica de 40MP

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

O responsável pela conta de Twitter Roland Quandt revela-nos agora os últimos detalhes sobre o Huawei P20 Pro. Este é o smartphone Android que promete estabelecer uma renascença da fotografia com dispositivos móveis, tendo já sido conhecer na 4gnews, o P20 Lite. Com esta nova aposta a marca quer estabelecer novos padrões de qualidade para a experiência de fotografia com smartphones.

Vê ainda: 39 Apps gratuitas na Google Play Store para o teu Android

Agora, segundo as mais recentes informações partilhadas através do Twitter de Roland Quandt ficamos a saber que o Huawei P20 Pro terá três câmaras. Algo que já desde 2017 tem sido sugerido, nomeadamente por Evan Blass. Além disso teremos uma resolução de 40MP numa das câmaras. Mas há mais, será composta por três sensores aprovados pela Leica, utilizados neste smartphone.

Note-se que já não seria a primeira vez que um smartphone nos ofereceria uma câmara com uma resolução próxima dos 40MP. Provavelmente ainda se recordam do Nokia Lumia 1020, também ele com uma resolução impressionante. Mas calma, o número de mega pixéis de pouco ou nada importa a não ser que querias imprimir uma fotografia em grandes formatos como um póster.

Huawei P20 Pro com três câmaras aprovadas pela Leica

É aqui que entra a câmara tripla com certificação da Leica. Três sensores aprovados pela Leica, a mítica marca alemã com vasta tradição no campo da fotografia. Relembro que a parceria entre a Huawei e a Leica teria início em 2016 com a apresentação da geração de smartphones Huawei P9. Entretanto esta relação foi crescendo e se há dois anos atrás ficamos surpreendidos com duas câmaras, agora teremos um smartphone com três!

Três câmaras aprovadas pela Leica com um total de 41MP

Um total de três sensores fotográficos, ou câmaras traseiras, equipará o Huawei P20 Pro e com um sensor de 8MP, um segundo sensor de 40 MP e um terceiro sensor de 12MP. Sim, no total teremos mesmo um sensor de 40MP neste dispositivo móvel. Soa bem mas há muito mais para além destes números. Aliás, é por si só os mega pixéis de nada contam a não ser para as dimensões da fotografia.

É na função e na essência destes módulos da câmara que reside a verdadeira virtude da câmara do Huawei P20 Pro. Relembro que este é o smartphone que quer impor novos padrões para a fotografia. Este é o dispositivo móvel que quer implementar uma renascença na experiência de fotografia com smartphones. Ora, com uma câmara dotada de zoom ótico de 5X (5 vezes) temos aqui o potencial para tal.

Zoom de 5x, um novo recorde para a Huawei

Aliás, é um novo recorde para toda a indústria de smartphones e dispositivos móveis. Note-se que até à data o melhor que a concorrência consegue oferecer é um zoom ótico de 2X (2 vezes). Veja-se o OnePlus 5 com um zoom ótico de 1.6x. Nada se compara a este Huawei P20 Pro com mais do dobro da ampliação sem perda de detalhe.

Segundo avança a publicação Winfuture.de, também a cargo de Roland Quandt, a câmara do Huawei P20 Pro será o seu ponto forte. Com três módulos de câmara aprovada pela Leica a Huawei prepara-se para bater vários recordes na indústria mobile. Principalmente com este seu novo topo de gama.

Câmara com o selo de qualidade da Leica

Portanto, como é que funcionam estas câmaras aprovadas pela Leica? Segundo o novo relato teremos aqui três sensores co-desenvolvidos pela Leica com a seguinte configuração. Teremos uma câmara principal de 40MP e uma câmara de 8MP. Estes dois sensores compõe o primeiro alinhamento, duplo. Mais abaixo, acima do flash LED temos uma terceira câmara, independente, com 20MP.

Voltando às capacidades de ampliação, o zoom de 5X (5 vezes), a Huawei chama-se Hybrid Zoom ou zoom híbrido. Na prática a câmara de 40MP é capaz de fazer um zoom ótico de 3X (3 vezes). Contudo, a informação desta câmara é combinada com a informação e detalhes da câmara secundária de 8MP, também ela com zoom ótico. O resultado final será uma aplicação de 5 vezes sem perda de detalhe.

Câmara tripla da Leica com 40MP (RGB) + 8MP (RGB) + 20MP (P&B)

A terceira câmara certificada pela Leica tem uma resolução de 20MP num sensor monocromático. Esta foca-se apenas nos detalhes e texturas que apenas o preto e branco conseguem proporcionar. Algo que já conhecemos das gerações anteriores como o Huawei P9 e Huawei P10.

A nível de abertura da lente, os três sensores variarão entre o f/1.6 e o valor de f/2.4, isto para capturar luz e detalhe. Desfoque de fundo e nitidez das arestas com o alinhamento de câmara tripla. Mais ainda, teremos aqui um novo modo Light Fusion que carece de explicação mas que deverá melhorar a fotografia noturna ou com pouca luz. Contará ainda com um sensor de infra-vermelhos e a medição de laser para auxiliar na focagem.

Por último teremos também uma câmara frontal de 24MP para as selfies ou auto-retratos no Huawei P20 Pro. Esta também contará com o modo Light Fusion. O smartphone custará 899€ no mercado europeu.

Assuntos relevantes na 4gnews:

– Já se conhece o preço e especificações do smartphone

Samsung Galaxy S9 mostra a sua durabilidade em novo teste

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.