Huawei P20 Pro: Como fazer 'root' e instalar o Magisk neste Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Os Huawei P20 e Huawei P20 Pro foram apresentados no dia 27 de março de 2018 como os novos topos de gama Android desta fabricante chinesa. São os mais poderosos e mais caros smartphones da marca até à data e parte do seu poder advém do seu processador desenvolvido pela própria.

Com efeito, tal como nos Mate 10 temos aqui o processador (SoC) HiSilicon Kirin 970, um octa-core com frequências máximas de processamento a 2.4GHz. Utiliza núcleos Cortex-A73 e Cortex-A53 bem como a gráfica Mali-G72 MP12. Mais ainda, contamos com 6GB de memória RAM e 128GB de memória interna no Huawei P20 Pro. Já no Huawei P20 temos 4GB de memória RAM mas o mesmo valor de memória interna.

Vê ainda: 20 e iPhone 8 – Download Wallpapers

Os smartphones Android destacam-se ainda pelos seus ecrãs. Com efeito, no Huawei P20 Pro temos um ecrã de 6 polegadas de diagonal com uma resolução Full-HD+ (2244×1080 pixéis). O terminal topo de gama utiliza um ecrã OLED com o formato 18.7:9 com a notch no topo e um impressionante alinhamento de câmaras.

Mais concretamente, está equipado com uma câmara de 40MP (RGB) + 20MP (monocromática -P&B) + 8MP (telezoom). Para a Google.

Huawei P20 Pro é o atual topo de gama Android

Ora, para fazermos root ou mais concretamente para conceder permissões de raíz a um dispositivo Android o elemento chave é o seu processador. Neste caso, tal como referido supra, temos o Kirin 970. Este mesmo processador equipa os Huawei Mate 10 e o Mate 10 Pro. De igual forma, está também presente no Honor View 10. Ora, já em fevereiro passado o programador Magisk para dispositivos móveis da Huawei.

A versão do Magisk disponibilizada já inclui suporte para o fastboot.

Já é possível conceder permissões de raíz (root) no Huawei P20 Pro

Note-se que até ao momento ainda não temos uma "recuperação". Ainda não temos uma recovery como a TWRP para os Huawei P20 ou Huawei P20 Pro. Algo que complica um pouco a tarefa. Mais ainda, até agora não era possível fazer root aos terminais porque não estavam presentes todos os ficheiros necessários para tal.

Ora, agora podemos fazer precisamente isso. Sim, já é possível fazer root aos Huawei P20 e P20 Pro com relativa facilidade. Graças aos esforços do programador LastStandingDroid da comunidade XDA Developers já existe um imagem certa da ramdisk. Algo que vem assim possibilitar o processo de root ou concessão de permissões de raíz para o terminal Android.

Para que o P20 Pro (CLT-L29) possa ser rooteado e possa ser instalado o Magisk impera seguir os procedimentos indicados:

  1. Conseguir /obter o código de desbloqueio do bootloader (arrancador) da própria Huawei.
  2. Desbloquear o referido bootloader (arrancador).
  3. Instalar (flash) o ficheiro ramdisk com o fastboot flash ramdisk CLT-L29-MAGISK.img
  4. Reiniciar o smartphone Android

Tal como podem aferir nas declarações do própria LastStandingDroid, o mesmo refere já ter testado este processo numa unidade de demonstração. Afirma ainda que o Magisk funciona neste terminal Android. Frisa também que em breve trará um procedimento similar para o Huawei P20.

E tu, costumas fazer root aos teus dispositivos Android?

Assuntos relevantes na 4gnews:

d Oreo

d podem até saber o andar onde vives

20 Pro vs Apple iPhone X – não há vencedor, apenas velocidade!

Fonte |

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.