Huawei P20 Pro, o que torna este Android na melhor câmara de sempre?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Está a conquistar corações vestido a rigor com uma nova cor 'Twilight', um novo acabamento em azul / púrpura / rosa que nos prende o olhar. Já no seu interior temos o melhor hardware que a fabricante nos pode oferecer e a sua câmara, essa merece toda uma ampla análise a este terminal Android. O Huawei P20 Pro é uma 'força da natureza', especialmente no que à fotografia diz respeito.

Em primeiro lugar temos que parebenizar a tecnológica chinesa por se ter focado num aspecto crucial e o ter vindo a desenvolver. A câmara. Desde que anunciaram a sua parceria com a Leica, na geração Huawei P9 em 2016 que cada nova geração de smartphones apresentava melhorias muito significativas sobre os seus antecessores.

Vê ainda: d temporariamente gratuitas na Google Play Store

Nada nos preparava para um uma revolução na fotografia como a que vimos no Huawei P20 Pro. Este dispositivo Android conseguiu superar toda e qualquer análise de probabilidades dos seus trunfos. Quando Richard Yu, responsável máximo pelos smartphones Huawei nos deu a conhecer esta nova câmara dei por mim colado ao ecrã.

É certo que já o tínhamos conhecido anteriormente, à porta fechada, com oportunidade para uma análise preliminar ou melhor, umas primeiras impressões. Neste momento aguardamos pela chegada das unidade para teste / análise.

Huawei P20 Pro, a melhor câmara em todo o mercado Android e iOS

Ainda assim, no mais recente smartphone Android da fabricante chinesa temos uma nova combinação de câmara tripla. Neste momento sendo o smartphone (Android e / ou iOS) com maior pontuação no ranking daDxOMark. Esta entidade especializa-se na análise a câmaras fotográficas, tendo também uma seção dedicada aos dispositivos móveis. Pois bem, o que é que os torna "peritos" na matéria? A aplicação de um protocolo de testes, colocando todos os equipamentos submetidos a análise nas mesmas condições.

Análise da DxOMark congratula as 3 câmaras do Huawei P20 Pro

É certo que o protocolo da análise vai variando de tempos a tempos com certos ajustes. Todavia, não deixa de ser uma referência relativamente estável. Ora, segundo esta entidade a Huawei não se limitou a aplicar uma terceira câmara no seu Huawei Mate 10 Pro. Não, este smartphone Android tem todo um novo sistema de câmaras.

São três sensores que funcionam em conjunto, um kit de 3 câmaras desenvolvidas em co-parceria com a LEICA. Todas elas com Estabilização Ótica da Imagem (OIS), ficha técnica do Huawei P20 Pro que apenas uma delas tem OIS. Desconhecemos as razões que motivaram esta postura.

TIPA (Technical Image Press Association) já publicou a sua análise a este Android

Olhemos agora com mais atenção para o hardware incluído pela fabricante Android no eu Huawei P20 Pro. Na sua traseira temos uma câmara tripla. Câmara que se destaca da concorrência por diversos motivos, várias razões que o tornam, em última análise na melhor câmara em todo o mercado mobile.

  1. O tamanho do sensor no Huawei P20 Pro é um dos fatores mais importantes. Neste terminal Android temos um sensor de 1/1.78″ (polegadas). Tem aproximadamente o dobro da dimensão do sensor utilizado no Samsung Galaxy S9. Posto isto, apesar de ter uma abertura de lente inferior (f/1.8). Ainda assim, câmara principal do Huawei P20 Pro (RGB), consegue captar cerca de 20% mais luz do que o Galaxy S9. Este dispositivo tem uma abertura focal de f/1.6.
  2. Cumpre ainda salientar que o sensor principal (RGB) é acompanhado por um sensor a preto e branco (P&B). Ora, também ele contribui com mais luz a ser capturada para cada imagem tal como aponta a análise da DxOMark.
  3. A Huawei afirma-o e análise após análise, os resultados comprovam-no. A utilização de uma câmara principal de 40MP com estrutura (Quad Bayer) faz-se notar. Em suma, acaba por criar resultados superiores a toda a concorrência Android e iOS.

Análise da DxOMark com elogios merecidos ao Huawei P20 Pro

No Huawei P20 Pro temos uma câmara que nos dá uma distância focal equivalente a 80mm na câmara com zoom ótico. Na prática, esta lente com zoom e estabilização ótica da imagem dá-nos uma aproximação de 3x (3 vezes). Supera assim toda a concorrência no mercado Android e iOS.

A fabricante apresenta também um sistema híbrido que combina o zoom ótico de 3X com o zoom digital para uma aproximação de 5 vezes. Algo que só é possível com a coordenação entre as três câmaras do dispositivo móvel. Na prática combina os dados das três câmaras para dar uma ampliação de até 5 vezes sem perda aparente nos detalhes da imagem.

Numa última nota, também o sensor monocromático tem um propósito múltiplo. Não só ajuda na focagem com as estimativas de profundidade mas também auxilia a obter um efeito bokeh mais completo. O efeito de desfoque do fundo tornou-se numa das recentes tendências e com boas razões para tal.

Em última análise, este sensor monocromático é ideal para quem quer explorar esta vertente da fotografia no seu novo Android. Pode também ser utilizado para melhorar todos os detalhes presentes nas fotografias, sobretudo em condições de baixa luminosidade.

Assuntos relevantes na 4gnews:

d e iOS

Xiaomi Mi 7 adiado para o 3.º trimestre para trazer o ‘Face ID’ da Apple

Honor 10: Faz o download dos wallpapers do novo smartphone

Fonte 2

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.