Huawei P20 Plus terá a função Always On, popular nos Samsung Galaxy

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A informação chega-nos através da comunidade de programadores independentes, a XDA Developers. A novidade consiste no facto de o Huawei P20 Plus trazer uma bateria de 4000mAh e uma das funções que ficaram populares como os Samsung Galaxy. O ecrã Always On. Possibilidade que já aqui havíamos avançado em primeira mão na 4gnews e que agora se parece confirmar.

Foram os Samsung Galaxy os dispositivos móveis que popularizaram esta funcionalidade. O ecrã "sempre ligado" ou Always on display. Trata-se de uma característica que vai apresentando, sempre, as notificações ao utilizador. De igual forma, foram os ecrãs dos Samsung Galaxy (AMOLED) que começaram a apresentar sempre as horas, data e outra informação sucinta.

Vê ainda: Google Play Store: 23 apps temporariamente grátis para o teu Android

Agora, com apresentação marcado para o dia 27 de março de 2018 os Huawei P20, Huawei P20 Plus e P20 Lite podem usufruir do mesmo "truque". Segundo nos conta a XDA Developers, com base num firmware oficial para os próximos Huawei, foi detectada esta mesma função.

O firmware é o software oficial de sistema. Terá sido encontrado e depositado no FunkyHuawei, uma ferramenta ou repositório de firmware para quem dele precisar. Seja para fazer uma instalação limpa do sistema operativo ou para criar uma nova ROM ou resolver um brick num smartphone da Huawei ou da Honor.

Huawei P20 Plus, P20 e P20 Lite chegam a 27 de março

Já por sua vez, a capacidade da bateria do Huawei P20 Plus já foi por várias vezes referida como tendo 4000mAh. Com base na observação de algumas API's dentro do software de sistema os peritos da XDA terão constatado que esta será a nova capacidade de bateria para o Huawei P20 Plus. Já para o modelo base, o Huawei P20, este deverá ter uma bateria com 3320mAh de capacidade. Note-se que ambos os dispositivos deverão contar com o processador HiSilicon Kirin 970. Todavia, tal como o Samsung Galaxy S9 face ao Samsung Galaxy S9 Plus, o Huawei P20 será mais compacto do que a variante Huawei P20 Plus.

Possível Huawei P20 com a notch característica do iPhone X

Ambos os dispositivos deverão trazer um ecrã com formato 18:9. Todavia, no modelo mais compacto a resolução deverá ficar-se pelos Full-HD+ ao passo que no phablet teremos uma resolução Quad-HD+. Para todos os efeitos o Huawei P20 Plus será o modelo mais cativante e poderoso.

Huawei escolhe Paris, Samsung escolhe Barcelona para os seus Samsung Galaxy S9 e S9+

Já por outro lado, a função Always-on é relativamente nova nos dispositivos da Huawei. Em boa verdade, foi popularizada nos dispositivos Samsung Galaxy. Faria a sua aparição na fabricante chinesa com os flagships Mate 10 Pro. Esta nova funcionalidade foi sugerida pelo código do firmware. Todavia, resta saber se tanto o P20 como o Huawei P20 Plus terão ecrãs OLED, tal como o Mate 10 Pro.

Este último foi o primeiro dispositivo móvel a empregar um ecrã OLED, algo que favorece a utilização da funcionalidade Always-on uma vez que não consome tanta energia. Isto face aos painéis IPS LCD. A pouco e pouco são cada vez mais as fabricantes a utilizar painéis OLED, fabricados essencialmente pela Samsung.

Mais ainda, caso a Huawei decida empregar uma monocelha ou notch como no Apple iPhone X então a utilização de um ecrã OLED está praticamente garantida. Algo que os rumores e fugas de informação têm vindo a reiterar uma e outra vez. Além disso, pelo menos o dispositivo P20 Plus deverá contar com uma câmara tripla na sua traseira. Já a presença da notch ou monocelha está praticamente confirmada em todos os três próximos dispositivos da marca chinesa.

Possível Huawei P20 Lite, traços bem familiares...

Note-se ainda que caso algum destes smartphones utilize um painel IPS LCD o Always-on não deverá estar presente. Isto porque iria consumir muito mais energia do que um smartphone com ecrã OLED. Note-se que nos painéis OLED cada pixel, cada célula luminosa pode ser ativada independentemente das outras. Nos painéis IPS LCD, apesar de serem mais baratos, tal não é possível.

Huawei P20 Plus chega no dia 27 de março

Por último, todos os três próximos smartphones da fabricante chinesa serão apresentados em Paris. A Huawei não quer disputar o palco com a Samsung e os seus Samsung Galaxy S9 e Samsung Galaxy S9 Plus.

Várias outras fabricantes de dispositivos móveis seguiriam o seu exemplo. Desde a Xiaomi, HTC e até mesmo a LG deverá seguir o mesmo rumo. Esta última poderá lançar uma versão ligeiramente reforçada do seu LG V30.

Apesar de os topos de gama serem apresentados em Paris, a Huawei deverá apresentar uma nova linha de tablets Android. Serão os MediaPad M5. Para além disso, poderemos ficar a conhecer um "novo" Honor 7X que agora se chamará Mate SE. Será principalmente destinado ao mercado norte-americano.

A MWC 2018 (Mobile World Congress) começa no próximo dia 26 de fevereiro de 2018. Até lá ainda teremos mais fugas de informação e novidades a partilhar com os nossos leitores.

Assuntos relevantes na 4gnews:

napdragon 845

alaxy S9: relatos de primeiro contacto confirmam previsões

Apple iPhone X com vendas moderadas não prejudica a Samsung

Fonte |

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.