Xiaomi Mi 6X Huawei P20 Lite Android
Será um duelo particularmente interessante. Dois terminais Android bastante apelativos.

Apresentado recentemente no dia 25 de abril de 2018 o Xiaomi Mi 6X é a mais recente aposta desta fabricante para o segmento de gama média. De igual forma, o Huawei P20 Lite insere-se no mesmo segmento mas qual deles será o smartphone Android perfeito para ti?

Existem inúmeras variantes em causa para responder a esta questão, contudo, até à apresentação do Mi A2 a escolha óbvia parece ser o Huawei P20 Lite. Ainda assim, existem traços distintivos entre ambos os smartphones com o sistema operativo Android.

Vê ainda: Será que a Google acabou de desvendar o nome do Android P?

No decurso das próximas linhas faremos os possíveis para fornecer ao leitor todos os elementos indispensáveis à formação de uma opinião bem sustentada. Para tal, a forma mais eficaz será a comparação das suas características técnicas. Ponto por ponto.

Em primeiro lugar, caso a história se repita, o Xiaomi Mi 6X chegará aos mercados internacionais, Portugal inclusive como o Xiaomi Mi A2. A única alteração será a adopção do Android puro através da plataforma Android One da Google em detrimento da MIUI.

Em Portugal só a Samsung supera a Huawei…

Ainda assim resta a dúvida, conseguirá este Mi 6X fazer frente ao Huawei P20 Lite? Em Portugal poucos são os smartphones que conseguem competir com a linha “P Lite” da Huawei – dados da AppBrain. Todavia, com a entrada oficial da Xiaomi em Portugal acreditamos que, de forma gradual mas consistente, a empresa de Lei Jun comece a ganhar tração. Para tal os seus smartphones de gama média e baixa serão cruciais e é aqui que entra o novo Xiaomi Mi 6X. Uma comparação entre os novos dispositivos de gama média.

Xiaomi Mi 6X Huawei P20 Lite
São dois dispositivos móveis Android com características muito promissoras.

Xiaomi Mi 6X vs Huawei P20 Lite – o Design

Este é um quesito puramente subjectivo e caberá apenas ao leitor julgar qual é o smartphone mais belo. Mais elegante e mais atraente. Dependerá sempre e apenas do teu gosto. Ainda assim, sendo aqui obrigado a declarar a minha opinião para não ludibriar o leitor, considero que ambos são bastante elegantes.

Todavia, acabo por preferir o vidro ao metal e aqui o Huawei P20 Lite possui uma atenção aos detalhes que o fazem parecer mais caro do que realmente é. Bem sabemos que o vidro é mais frágil e susceptível a dedadas e sujidades. Todavia, o seu brilho acaba por dar nas vistas, especialmente em azul.

A nível de dimensões físicas, no Huawei P20 Lite temos 148.6 x 71.2 x 7.4mm (altura x largura x espessura). No Xiaomi Mi 6X temos 158.7 x 75.4 x 7.3mm. Já a nível de peso temos 145 gramas vs 168 gramas, respectivamente. Aqui, o P20 Lite é consideravelmente mais leve.

Cumpre salientar que o Xiaomi Mi 6X estará disponível em Preto, Vermelho, Rosa, Dourado e Azul. Já o Huawei P20 Lite está disponível em Preto, Azul e Dourado.

Xiaomi Mi 6X vs Huawei P20 Lite – o Ecrã

Este é um dos parâmetros na hora de escolher um novo smartphone, seja ele Android ou iOS. O ecrã é a tua “janela” de interação com o dispositivo e também a tua “porta” para todo um mundo de consumo de multimédia. Ver filmes, imagens fotos ou jogos, tudo isto é mediado pelo ecrã / display.

Xiaomi Mi 6X Huawei P20 Lite Android Oreo 2
O seu sistema operativo é o Android Oreo e já está presente em loja física por 399,99€.

Aqui, no Huawei P20 Lite temos um ecrã de 5.84 polegadas de diagonal, uma tela Full-HD+, portanto 1080 x 2280 pixéis. Utiliza um display LTPS IPS LCD com o formato / aspecto 19:9 e com uma densidade de 432 pixéis por polegada. Não especifica qualquer tipo de vidro resistente a riscos.

Já no Xiaomi Mi 6X temos um ecrã de 5.99 polegadas de diagonal, uma tela Full-HD+, portanto 1080 x 2160 pixéis. Utiliza um display LTPS IPS LCD com o formato / aspecto 18:9 e com uma densidade de 403 pixéis por polegada. É protegido pelo vidro Gorilla Glass 3 da Corning.

Xiaomi Mi 6X vs Huawei P20 Lite – Especificações Técnicas

Queres um smartphone que não “trave”? Não fique lento? Que dê para jogar e não te dê frustrações? Então convém prestar atenção a palavras como Processador, Memória RAM, Armazenamento Interno e verão do sistema operativo Android.

Bem sei o quão aborrecido agora pode ser mas futuramente fará toda a diferença. Se estás indeciso entre dois smartphones escolhe sempre aquele que tiver melhores especificações técnicas e/ou a mais recente versão do sistema operativo Android.

Ambos utilizam o sistema operativo Android da Google

Olhando em primeiro lugar para o Huawei P20 Lite no seu “coração” temos o processador / SoC (system on chip) ou simplesmente o Chip HiSilicon Kirin 659. Trata-se de um octa-core (8 núcleos de processamento) com 4x2.36GHz, núcleos Cortex-A53 e 4×1.7GHz, núcleos Cortex-A53.

Dois clusters ou grupos de núcleos que se dividem entre performance e poupança de energia. Desta forma temos núcleos que só são ativados para as tarefas exigentes e núcleos que cuidam das tarefas simples, isto para consumirem menos energia.

Kirin 659 vs Snapdragon 660 nestes 2 Android’s

Huawei P20 Lite Xiaomi Mi 6X Android Oreo Google
Na imagem temos o smartphone da Xiaomi, aqui em vermelho.

Já no Xiaomi Mi 6X que pode ser visto acima em vermelho, temos o processador Snapdragon 660 (SDM660) da norte-americana Qualcomm. Este “motor” trata-se de um octa-core (8 núcleos de processamento) com 4x2.22GHz, núcleosKryo 260 e 4×1.8GHz, núcleos Kryo 260. É mais recente do que o Kirin 659 da Huawei.

A performance dos smartphones será diretamente influenciada pela quantidade de memória RAM presente em cada um. Posto isto, no Huawei P20 Lite temos 4GB de memória RAM. Já no Xiaomi Mi 6X poderemos ter 6GB ou 4GB de memória RAM.

A nível de armazenamento interno, no Huawei P20 Lite temos 64GB de memória expansível. Já no Xiaomi Mi 6X podemos ter 128GB ou 64GB de memória expansível, em ambos os casos com um cartão de memória microSD.

Xiaomi Mi 6X vs Redmi Note 5 Pro – Fotografia a Vídeo

No novo Xiaomi Mi 6X temos uma câmara traseira dupla. É composta por um sensor de 12MP com abertura focal de f/1.8 e por um sensor secundário de 20MP com abertura focal de f/1.8. Na sua parte frontal temos uma câmara de 20MP para as selfies.

Huawei P20 Lite Xiaomi Redmi Note 5 Pro Qualcomm Snapdragon 660 Xiaomi Mi 6X Nokia 7 Plus Xiaomi Mi A1 Xiaomi Mi 6X Android Oreo Snapdragon 660
É composta por dois sensores de 12MP e 20MP, ambos da Sony.

No Huawei P20 Lite temos uma câmara dupla composta por um sensor primário de 16MP com abertura focal de f/2.2. A câmara secundária conta com 2MP de resolução para acrescentar o efeito de profundidade. Na parte frontal temos uma câmara de 16MP para selfies.

Neste quesito o Xiaomi Mi 6X afigura-se como o Android melhor equipado. Sobretudo se tivermos em conta o seu motor de Inteligência Artificial (IA) para te ajudar a tirar a melhor foto possível. Ainda assim, para selfies o Huawei P20 Lite conta com vários modos para “a selfie perfeita”.

Bateria e autonomia

De qua vale ter um smartphone bonito, bom e capaz de tirar boas fotos se dele pouco podemos usufruir? Se a meio do dia necessita de ser carregado? Felizmente nenhum destes dois dispositivos Android te desiludirá neste quesito. Muito pelo contrário.

No Xiaomi Mi 6X temos aqui uma bateria com 3010mAh de capacidade e carregamento 5V/2A (Quick Charge 3.0). Já no Huawei P20 Lite temos uma bateria de 3000mAh de capacidade. Aqui, estão praticamente empatados devendo ambos apresentar uma autonomia similar.

De igual forma ambos possuem o Face Unlock para desbloqueio e autenticação do utilizador. De igual forma, ambos possuem o sensor de impressões digitais, na traseira do smartphone.

Software – MIUI 9 ou EMUI 8 baseadas no Android Oreo

No quesito do software ambos os terminais estão em pé de igualdade. Ambos se baseiam no sistema operativo Android Oreo, a 8ª versão do OS da Google. Todavia, o seu aspecto é bastante distinto. Aqui, mais uma vez, tudo dependerá das preferências do utilizador.

Quando custam?

O preço do Huawei P20 Lite ronda os 399,99€ em todas as grandes superfícies nacionais. Já por outro lado, o Xiaomi Mi 6X ainda não está disponível nas nossas lojas. Todavia, o seu preço (para a China) não chega aos 300 euros / dólares.

De momento é difícil declarar um vencedor. Algo que poderá mudar com a eventual apresentação e posterior chegada do Xiaomi Mi A2.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Nokia X será apresentado exatamente no mesmo dia do OnePlus 6

LG G7 ThinQ: Todo de gama Android apostará forte na qualidade de som

Bitcoin. Este é o melhor alerta de preços que podes ativar

Fonte | Via

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).