Huawei P20 Lite já é oficial na China, chama-se Huawei Nova 3e

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Além do P20 Pro queAppBrain e rapidamente nos inteiramos da popularidade da linha Lite. Agora, vejamos o novo Huawei Nova 3e.

Para todos os efeitos, este será o terminal que usufruirá de um evento de apresentação no próximo dia 27 de março, em Paris. Será o mais económico (mais barato) do novo alinhamento de luxo da fabricante chinesa. Esta que já é a terceira maior fabricante mundial de smartphones e dispositivos móveis, prepara-se para revolucionar a fotografia com smartphone.

Vê ainda: 39 Apps gratuitas na Google Play Store para o teu Android

Debrucemo-nos agora sobre o Huawei Nova 3e. Será este o nome utilizado pelo Huawei P20 Lite para o mercado chinês, Itália, República Checa e na Polónia. Posto isto, é com pouca surpresa que vemos agora a fabricante chinesa a apresentar oficialmente o Huawei Nova 3e no seu país natal. Todavia, temos aqui uma quantas surpresas e detalhes dignos de nota. Principalmente para a câmara fotográfica deste equipamento.

Huawei P20 Lite chama-se Huawei Nova 3e na China

Em primeiro lugar o Huawei P20 Lite / Huawei Nova 3e é totalmente construído em vidro com uma estrutura metálica. Se até agora tínhamos o acrílico na traseira do P10 Lite agora teremos uma traseira em vidro. Uma melhoria bem-vinda para este smartphone de gama média. Podemos ver que o sensor biométrico / leitor de impressões digitais está na sua traseira, ao centro e facilmente identificável. O dispositivo apresenta cantos arredondados com os botões de Volume e On/Off na sua lateral direita.

Conta ainda com uma câmara dupla na sua traseira com alinhamento vertical. Este traço estará presente em toda a série de smartphones Huawei P20. Temos a presença de um único flash LED na sua traseira e um entalhe ou notch na parte superior d ecrã. Traço que partilha com o Apple iPhone X.

O ecrã deste Huawei P20 Lite / Huawei Nova 3e é de 5.84 polegadas de diagonal com uma resolução Full-HD+. Este painel apresente um formato / rácio 19:9 para acomodar a notch com uma resolução total de 2280 x 1080 pixéis. Está protegido por um vidro resistente a riscos com um acabamento 2.5D.

HiSilicon Kirin 659 é o "motor" deste Huawei Nova 3e

Já no seu interior teremos o familiar HiSilicon Kirin 659 fabricado pela própria marca. Trata-se de um SoC octa-core com a gráfica Mali-T830 MP2 GPU. Este processador é utilizado em vários dos equipamentos da marca. Está presente no P Smart, Honor 7X, Mate 10 Lite e vários outros dispositivos móveis de gama média desta fabricante chinesa.

O smartphone conta ainda com 4GB de memória RAM e 64 ou 128GB de armazenamento interno expansível. O seu sistema operativo, sem grandes surpresas será o Android Oreo 8.0 da Google com a interface EMUI 8.0, a Emotion UI da própria marca. Em cima podemos ver as referências aos seus esquemas de cor, do Rosa Dourado, Preto, Dourado e Azul Elétrico.

Android Oreo e EMUI 8.0 neste Huawei P20 Lite

Já a nível de câmaras teremos aqui um sensor principal de 16MP de resolução. Este conta com uma abertura focal de f/2.2 com PDAF. Temos ainda um sensor secundários de 2MP na sua traseira para acrescentar o efeito de profundidade às tuas fotos. Já no seu painel frontal teremos uma câmara de 24MP para todas as tuas selfies com o sensor Sony IMX576 e uma abertura focal de f/2.0.

Para manter tudo a funcionar teremos aqui uma bateria com 3000mAh de capacidade sem carregamento sem-fios mas com carregamento rápido. Felizmente ainda temos aqui a porta audio-jack de 3.5mm. Conta ainda com conectividade dual-SIM híbrido para que possas utilizar dois cartões nano-SIM. Ou então um cartão de memória microSD e um cartão SIM.

A nível de dimensões físicas este Huawei Nova 3e mede um total de 148.6 x 71.2 x 7.4mm (altura x largura x espessura). Pesa um total de 145 gramas e custará, no mercado chinês, cerca de 315 dólares para a versão base. Já a versão com 128GB de armazenamento interno custará o equivalente a 347 dólares na China.

Este mesmo smartphone custará 369,99€ nos mercados europeus. Será apresentado oficialmente em Paris, num evento dedicado da marca. Será acompanhado pelo modelo standard e pelo Huawei P20 Pro. Poderás acompanhar todas as novidades aqui, na tua 4gnews. Estás entusiasmado com a apresentação do próximo alinhamento de luxo da marca.

Assuntos relevantes na 4gnews:

– Já se conhece o preço e especificações do smartphone

Samsung Galaxy S9 mostra a sua durabilidade em novo teste

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.