Huawei P20 Lite já é oficial na China, chama-se Huawei Nova 3e

Rui Bacelar
Este é o Nova 3e, um nome diferente para o smartphone que ficará conhecido pelo sufixo "Lite" no mercado nacional e na Europa.

Além do P20 Pro queAppBrain e rapidamente nos inteiramos da popularidade da linha Lite. Agora, vejamos o novo Huawei Nova 3e.

Para todos os efeitos, este será o terminal que usufruirá de um evento de apresentação no próximo dia 27 de março, em Paris. Será o mais económico (mais barato) do novo alinhamento de luxo da fabricante chinesa. Esta que já é a terceira maior fabricante mundial de smartphones e dispositivos móveis, prepara-se para revolucionar a fotografia com smartphone.

Vê ainda: 39 Apps gratuitas na Google Play Store para o teu Android

Debrucemo-nos agora sobre o Huawei Nova 3e. Será este o nome utilizado pelo Huawei P20 Lite para o mercado chinês, Itália, República Checa e na Polónia. Posto isto, é com pouca surpresa que vemos agora a fabricante chinesa a apresentar oficialmente o Huawei Nova 3e no seu país natal. Todavia, temos aqui uma quantas surpresas e detalhes dignos de nota. Principalmente para a câmara fotográfica deste equipamento.

Huawei P20 Lite chama-se Huawei Nova 3e na China

Em primeiro lugar o Huawei P20 Lite / Huawei Nova 3e é totalmente construído em vidro com uma estrutura metálica. Se até agora tínhamos o acrílico na traseira do P10 Lite agora teremos uma traseira em vidro. Uma melhoria bem-vinda para este smartphone de gama média. Podemos ver que o sensor biométrico / leitor de impressões digitais está na sua traseira, ao centro e facilmente identificável. O dispositivo apresenta cantos arredondados com os botões de Volume e On/Off na sua lateral direita.

Este é o novo dispositivo de gama média da fabricante chinesa. Dia 27 será apresentado em Paris.

Conta ainda com uma câmara dupla na sua traseira com alinhamento vertical. Este traço estará presente em toda a série de smartphones Huawei P20. Temos a presença de um único flash LED na sua traseira e um entalhe ou notch na parte superior d ecrã. Traço que partilha com o Apple iPhone X.

O ecrã deste Huawei P20 Lite / Huawei Nova 3e é de 5.84 polegadas de diagonal com uma resolução Full-HD+. Este painel apresente um formato / rácio 19:9 para acomodar a notch com uma resolução total de 2280 x 1080 pixéis. Está protegido por um vidro resistente a riscos com um acabamento 2.5D.

HiSilicon Kirin 659 é o "motor" deste Huawei Nova 3e

Já no seu interior teremos o familiar HiSilicon Kirin 659 fabricado pela própria marca. Trata-se de um SoC octa-core com a gráfica Mali-T830 MP2 GPU. Este processador é utilizado em vários dos equipamentos da marca. Está presente no P Smart, Honor 7X, Mate 10 Lite e vários outros dispositivos móveis de gama média desta fabricante chinesa.

Estará disponível no mercado chinês com diferentes configurações de memória RAM e armazenamento interno.

O smartphone conta ainda com 4GB de memória RAM e 64 ou 128GB de armazenamento interno expansível. O seu sistema operativo, sem grandes surpresas será o Android Oreo 8.0 da Google com a interface EMUI 8.0, a Emotion UI da própria marca. Em cima podemos ver as referências aos seus esquemas de cor, do Rosa Dourado, Preto, Dourado e Azul Elétrico.

Android Oreo e EMUI 8.0 neste Huawei P20 Lite

Já a nível de câmaras teremos aqui um sensor principal de 16MP de resolução. Este conta com uma abertura focal de f/2.2 com PDAF. Temos ainda um sensor secundários de 2MP na sua traseira para acrescentar o efeito de profundidade às tuas fotos. Já no seu painel frontal teremos uma câmara de 24MP para todas as tuas selfies com o sensor Sony IMX576 e uma abertura focal de f/2.0.

Para manter tudo a funcionar teremos aqui uma bateria com 3000mAh de capacidade sem carregamento sem-fios mas com carregamento rápido. Felizmente ainda temos aqui a porta audio-jack de 3.5mm. Conta ainda com conectividade dual-SIM híbrido para que possas utilizar dois cartões nano-SIM. Ou então um cartão de memória microSD e um cartão SIM.

A nível de dimensões físicas este Huawei Nova 3e mede um total de 148.6 x 71.2 x 7.4mm (altura x largura x espessura). Pesa um total de 145 gramas e custará, no mercado chinês, cerca de 315 dólares para a versão base. Já a versão com 128GB de armazenamento interno custará o equivalente a 347 dólares na China.

Este mesmo smartphone custará 369,99€ nos mercados europeus. Será apresentado oficialmente em Paris, num evento dedicado da marca. Será acompanhado pelo modelo standard e pelo Huawei P20 Pro. Poderás acompanhar todas as novidades aqui, na tua 4gnews. Estás entusiasmado com a apresentação do próximo alinhamento de luxo da marca.

Assuntos relevantes na 4gnews:

– Já se conhece o preço e especificações do smartphone

Samsung Galaxy S9 mostra a sua durabilidade em novo teste

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.