Huawei P20. Imagens e vídeo mostram-nos o iPhone X com Android

Rui Bacelar
Huawei P20 Plus Android Oreo iPhone X
Até à data todas as fugas de informação aponta para este design....

Após termos visto aqui na 4gnews o dispositivo P20 Lite e até mesmo a versão de topo, o P20 Plus, temos agora mais informações sobre o Huawei P20. Este será o "ponta de lança" Android da fabricante chinesa e reunirá em si todas as qualidades da marca (e todo o design do iPhone X). Informações que nos chegam através de fontes já aqui referidas, @OnLeaks e @TigerMobiles.

Estamos a cerca de um mês da sua apresentação oficial os três smartphones. Evento que terá lugar em Paris, a capital das luzes com as águas do Sena como pano de fundo. Este foi o palco escolhido pela fabricante chinesa em detrimento do MWC 2018. Aí também estará presente, mas não para apresentar os Huawei P20.

Vê ainda: 23 aplicações gratuitas na Google Play Store para o teu Android

Note-se ainda que nenhuma destas imagens ou vídeo retratam o produto oficial, acabado e apresentado pela marca. São imagens produzidas a computador, tal como o vídeo. Mesmo assim acabam por ser muito coerentes com o que temos visto anteriormente. De uma forma muito resumida, temos aqui um iPhone X da Huawei com o sistema operativo Android.

Esta aparência já havia sido sugerida em momentos anteriores mas estávamos reticentes em acreditar que a 3ª maior fabricante mundial de smartphones limitar-se-ia ao "jogo da imitação". Sei que dará resultados (vendas) mas não consigo gostar desta atitude. A Huawei já nos brindou com brilhantes designs próprios anteriormente. Veja-se a linha Mate 10...

Aspecto do Huawei P20 é semelhante ao do iPhone X

Segundo todos os rumores e fugas de informação até à data (e note-se que nunca se pode confiar num Leak até à apresentação oficial), o iPhone X veio para ficar. Agora com o sistema Android e mais algum ADN da Huawei mas sem nunca deixar de ser um iPhone X. Torna-se insuportável olhar para estes concepts (conceitos) ou renders (renderizações) e ver sempre a mesma coisa. Porquê tanto fascínio com um design imperfeito como a notch ou monocelha no topo do ecrã? Absurdo!

Segundo a imprensa internacional a Huawei vai mesmo seguir o design do iPhone X para os seus três modelos. Todos eles pequenas cópias do modelo da Apple, agora com o sistema operativo Android e a EMUI 8.0. E se desta conseguem ler alguma irritação nestas linhas é porque estou efetivamente descontente com este rumo. Oxalá os Leaks não passem de um engodo.

Huawei P20 ou iPhone X com Android?

Caso este seja efetivamente o Huawei P20, por muitas tecnologias fantásticas que possa vir a apresentar, a imagem do iPhone X nunca o vai largar. Será sempre o produto de segunda. A cópia. O clone. A imitação com Android. Possa, até ao sistema Android daria mau nome...

Mesmo que tenha um fantástico ecrã de 5.7 polegadas a preencher praticamente todo o painel frontal. Mesmo que seja uma tela AMOLED com resolução Quad-HD+ com o formato 18:9. Mesmo que tenha 6GB de memória RAM a alimentar o processador Kirin 970. Mesmo assim, porquê uma cópia chapada, preguiçosa e barata do iPhone X? Não Huawei...assim não vai lá!

Huawei P20 pode assemelhar-se a um iPhone X com Android

Neste momento importa salientar que a marca está a testar alguns protótipos e este design pode ser apenas um deles. Isto é, o produto final pode não ter este aspecto. Aliás, vimos já anteriormente outros dois protótipos com e sem o botão central "Home".

As dimensões do modelo que aqui vemos devem ser de 149 x 71,3 x 7,5 mm (9,7 mm se incluirmos a "corcunda" da câmara), até isso foram copiar ao iPhone X. Pelo menos podiam omitir os claros defeitos no design da Apple. Até o alinhamento das câmaras...se bem que aqui acredito mais num alinhamento horizontal e não vertical. Veja-se o convite oficial da fabricante Android.

3 sensores horizontais, o convite para a apresentação da Huawei

Huawei P20 Android Oreo Huawei P20 Plus
O convite oficial da marca parece indicar a presença de um sensor triplo

Tal como já aqui afirmei numa ocasião passada, relativamente aos P20 Lite, compreendo o apelo do iPhone X. É um smartphone extremamente cobiçado. O público reconhece-o imediatamente e à distância. Infelizmente é caro, muito caro e a Huawei poderá providenciar uma alternativa acessível, com Android.

Soa bem e os números certamente comprovariam o meu ponto de vista mas a marca estaria essencialmente a vender toda a sua criatividade. Não há aqui nada de original a não ser o logótipo da Huawei e a presença da EMUI 8.0, a sua abordagem ao conceito de Android. Nunca antes quis tanto que um leak estivesse errado.

P20, P20 Plus e um P20 Lite, os próximos smartphones Android

Com uma parte traseira idêntica ao Huawei P20 Plus, a versão convencional aparenta ser construída em vidro. Temos aqui um conjunto de 2 câmaras principais com uma terceira câmara logo abaixo, na vertical. Este alinhamento é complementado por um flash LED.

Alternativamente, acredito que no modelo base e no modelo Lite existam "apenas" duas câmaras principais.Todavia, no modelo P20 teremos um sensor de infra-vermelhos para auxiliar a focagem. Já o modelo P20 Plus será agraciado com um total de três câmaras fotográficas com um sensor RGB, um sensor P&B e um terceiro sensor a cores dotado de lentes com zoom ótico. Este é o meu palpite, devendo ser interpretado como tal.

A apresentação da nova gama de smartphones Android da Huawei está marcada para dia 27 de Março. Evento que terá lugar na bela cidade de Paris.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Xiaomi Mi 7 com bateria de 4,480 mAh, 8GB de RAM e Android Oreo?

Google Chrome classificará todas as páginas HTTP como não seguras

Mensagens Android revelam-nos os planos da Google face à Apple

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.