Huawei P20 e não um Huawei P11 em 2018? Só vendo para crer!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 5 min.

A chinesa Huawei, tal como praticamente todas as outras grandes marcas no mundo mobile tem uma cadência bem ritmada no que diz respeito aos lançamentos. Sabemos que em fevereiro /março temos a nova série "P" e que em outubro chegam os novos Mate. Da mesma forma que a Samsung lança os seus Galaxy S em fevereiro / março e os seus Note em agosto. Ou até mesmo a Apple, anualmente todas as atenções se concentram em Cupertino, sempre que chega a setembro. Agora, será possível termos um Huawei P20 e não um Huawei P11?

Para alguns parecerá um absurdo mas existem alguns fundamentos para esta alegação. Seja qual for o seu nome, o sucessor direito do P10 e do P10 Plus será um belo smartphone. Agora que já conhecemos os novos Mate 10 Pro sabemos que a marca chinesa não lançará mais smartphones topo de gama. Isto até aos idos de março.

Vê ainda: tore para o teu Android

Está na altura de avaliar tudo o que sabemos até agora. Vamos tentar preencher as lacunas com os novos leaks e fugas de informação. Em primeiro lugar. Qual será o seu nome? Huawei P20 ou P11? Afinal, em que ficamos?

Huawei P11 ou Huawei P20 - Qual será o seu nome?

Verdade seja dita, ao início enxotava o "P20" como se de uma maleita se tratasse. Se até agora tivemos o 8, 9 e 10, porquê saltar já para o 20? Bom, seja como for, a verdade é que a tecnológica chinesa já registou a marca "P 20" durante o Verão. Agora, das duas uma. Pode não crer que mais ninguém utilize esta nomenclatura ou então vai efetivamente aplicar este nome a um produto.

Câmara tripla e a notch do iPhone X nestes Huawei

Confesso que Huawei P20 é mais sonante do que Huawei P11, sobretudo em inglês. Ora, segundo uma fonte próxima da construtora, este será mesmo o nome do próximo equipamento da marca.

Resta saber é se o salto na nomenclatura será acompanhado por um salto no interior do dispositivo. Nas suas capacidades. No seu valor intrínseco. Algo que já se torna quase palpável com as últimas fugas de informação.

A ser verdade este seria o Huawei com uma câmara tripla na sua traseira e com um ecrã sem margens ou bordas. A ideologia bezel-less aplicada a um smartphone da 3ª maior construtora mundial. Podemos ainda esperar que a marca lance duas versões, com tamanhos distintos. O Huawei P20 e o P20 Plus.

O Hardware - Kirin 970, tal como o Huawei Mate 10

Estranho seria se os próximos dispositivos topo de gama não trouxessem o processador mais poderoso da marca. Chama-se Kirin 970 e estará de volta para mis uma ronda. Para mais uma batalha contra os demais topos de gama. Equipado com a sua NPU ou Neural Processing Unit, a marca não tem poupado despesas em promover as suas capacidades.

O seu sistema operativo será o Android Oreo 8.1. Isto com a interface EMUI 8.1, é claro. Esta é a skin da própria marca, a sua abordagem ao conceito de Android puro. Já ficamos a conhecer a sua mais recente versão nos Mate 10 e Mate 10 Pro e é sem dúvida uma UI com os seus trunfos.

Para além disso teremos as especificações da praxe. Mais memória RAM, mais armazenamento interno, expansível à boa moda da marca. Uma bateria possivelmente maior ou pelo menos com mais autonomia. Em suma, o previsível.

Três câmara no Huawei P20 ou Huawei P11?

Se um é pouco, dois é a norma, três será demais? Bom, talvez não no que diz respeito ás câmaras fotográficas. A Huawei emprega câmaras co-desenvolvidas pela Leica e já cravou o seu nome bem fundo neste mercado mobile. São câmaras capazes de competir ponto por ponto com o Google Pixel 2. Câmaras que satisfazem até os peritos da DxOMark.

Agora, para 2018 e para os seus Huawei P10 ou Huawei P20 a marca estará a preparar uma nova surpresa. Se pudermos acreditar na palavra de Evan Blass (@evleaks), teremos três câmaras. Sim, três sensores na sua traseira.

Três câmaras para conseguir criar imagens com uma resolução máxima de 40MP ao combinar a informação dos três sensores. Sem esquecer a câmara frontal que deverá ter uma resolução de 24 MP para todas as tuas selfies e video-chamadas.

Caso isto se venha a verificar então a fotografia seria sem dúvida um dos pontos centrais do Huawei P20. Da mesma forma que também a autonomia de bateria e a performance tem sido componentes essenciais dos seus últimos lançamentos.

E a notch ou monocelha do iPhone X?

Segundo o último relato da comunidade de programadores independentes, a XDA, o inevitável vai acontecer. Sabíamos que mais tarde ou mais cedo alguma construtora Android iria adaptar este traço do iPhone X e integra-lo no seu dispositivo. Será o Huawei P11 ou o Huawei P20 a utilizar tal notch. Sinceramente é provável.

Nessa monocelha estariam presentes os sensores necessários para um desbloqueio por reconhecimento facial 3D. A marca já demonstrou estar a trabalhar nesta tecnologia e é apenas uma questão de tempo até lançarem um dispositivo com a notch.

Este Huawei P11 ou Huawei P20 terá ainda um ecrã margem a margem com o novo formato 18:9. Será um display fabricado pela Samsung, um painel de 6.01 polegadas IPS LCD com resolução Full-HD+. O ecrã será outro dos seus trunfos e resta saber se a marca está ou não a pensar incorporar um sensor de impressões digitais debaixo do ecrã. Pessoalmente, não creio.

Huawei P11 ou Huawei P20, como se chamará o smartphone?

De momento ainda não temos certezas absolutas relativamente à tecnologia de ecrã. Ainda não está totalmente descartada a presença de um painel AMOLED.

Se quiseres, e para não perderes os próximos artigos, listas, dicas e análises, fiquem atentos às nossas redes sociais como a página de YouTube.

Faremos uma pequena interrupção agora no Natal. É tempo de aproveitar o tempo com a família e todos aqueles que nos são mais próximos do coração. Voltaremos em força, já em janeiro!

Chame-se Huawei P11 ou Huawei 20, certo é que o sucessor do P10 e do P10 Plus serão dois excelentes dispositivos. Disso não temos a mínima dúvida. Até lá, acompanharemos com atenção o desenrolar das novidades.

Assuntos relevantes na 4gnews:

OnePlus 5 também vai receber o Face Unlock do OnePlus 5T, mas porquê?

alaxy S9 chegará com um novo carregador sem fios

MediaTek poderá fornecer modems LTE para a Apple em 2018

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.