Huawei Mate 10 Pro Huawei P20 Pro Android Oreo
Este é o novo topo de gama da fabricante chinesa, um colosso de fotografia.

Foi ontem, dia 27 de março que ficamos finalmente conhecer os dispositivos Huawei P20 e P20 Pro para o segmento de gama alta. Autênticos colossos de fotografia, novos recordistas da DxOMark. Poderíamos até fazer uma ressalva para o novo phablet Porsche Design Mate RS, um objecto de cobiça, ostentação e inovação. Ora, caso tenhas um Huawei Mate 10 Pro temos novidades para ti.

Note-se que ontem ficaríamos também a conhecer o novo smartphone Xiaomi Mi MIX 2S e um novo computador Gaming, o Mi Gaming Laptop e claro, a nova Xiaomi Mi AI Mini Speaker. Vimos ainda um smartphone de entrada, o Y7 Prime 2018. Agora, temos boas notícias para os utilizadores dos topos de gama apresentados em outubro de 2017.

Numa pequena conferência de imprensa imediatamente após a apresentação dos novos topos de gama, Richard Yu, responsável máximo pelos dispositivos móveis da Huawei traria boas notícias para os utilizadores dos Huawei Mate 10 Pro e Huawei Mate 10. Estes, receberão muito em breve várias funcionalidades dos novos P20 e P20 Pro.

Yu confirmaria que os Huawei Mate 10 e Huawei Mate 10 Pro receberão um total de 6 novas funcionalidades baseadas na Inteligência Artificial. São novos modos para a câmara fotográfica dos Mate 10, herdadas dos novos Huawei P20 e Huawei P20 Pro.

Huawei P20 é um colosso na Fotografia

Estes novos modos, baseados na IA, ajudarão o utilizador a detectar 6 novos cenários de fotografia. Será uma atualização que tornará os Huawei Mate 10 Pro essencialmente mais inteligentes. Permitirá uma captura de foto mais acertada pois a câmara saberá ajustar automaticamente as definições para um maior número de condições e cenários. Note-se que todas estas funções (6) do Huawei P20 chegarão juntamente com a atualização para Android Oreo 8.1. Os novos topos de gama custam 649,99€ e 899,99€, respectivamente.

Huawei Mate 10 Pro câmara tripla Huawei P20 Pro Android Oreo
Uma câmara tripla simplesmente brutal. Inacreditável! Em breve, o alinhamento de produtos “Mate” terá também novidades.

Todavia, Richard Yu não avançaria qualquer data para a chegada desta atualização aos dispositivos da linha Mate. Será agora uma questão de tempo até que tal comece a ser distribuído pela marca. Note-se que neste momento os Huawei Mate 10 e Huawei Mate 10 Pro utilizam o Android Oreo 8.0 com a EMUI 8.0.

Huawei Mate 10 e Huawei Mate 10 Pro receberão novos “Cenários”

Mais ainda, assim que foram lançados, os Huawei Mate 10 Pro e Mate 10 eram (e são) capazes de reconhecer um total de 13 cenários diferentes. Agora, terão um total de 19 cenários automaticamente detectados pela câmara. Esta, graças ao Neural Processing Unit ou unidade de processamento neural, saberá ajustar as definições da câmara com base no cenário á sua frente.

As novas adições, herdades dos Huawei P20 e P20 Pro são os cenários de Fogo de Artifício, Cascata, Foto de Grupo, Scan de Documentos, Cores Naturais e Macro. Em breve todos estes 6 novos modos apresentados com os Huawei P20 chegarão também aos dispositivos da linha Mate 10. Terás assim mais ferramentas e possibilidades para a câmara destes poderosos phablets.

6 novos cenários integram os Huawei P20 e P20 Pro

Huawei Mate 10 Pro Huawei P20 Pro câmara tripla
Nasceu ontem um novo colosso na fotografia com dispositivos móveis. Uma autêntica. Novos recordistas na DxOMark

Richard Yu aproveitou também para dar uma achega às marcas que atiram o termo IA a torto e a direito. Para aquelas que “até IA nos cabos USB e carregamento dizem utilizar”. Segundo o CEO do departamento mobile, em breve os utilizadores saberão discernir quem é que está realmente a trabalhar na IA e quem apenas finge.

Iria mais longe ao dizer que algumas marcas enganam os consumidores, prometendo IA para tudo e para nada. Aliás, apelidaria esta IA (Inteligência Artificial) de falsa. Uma crítica, nas entrelinhas, à ASUS. Verdade seja dita, a IA é cada vez mais um chavão e torna-se necessário discernir quem faz o quê. As críticas foram fortes.

Huawei Mate 10 Pro e Mate 10 receberão os “trunfos” dos P20

A favor dos utilizadores dos Mate 10 e Mate 10 Pro pesará também a possibilidade de poderem desativar o reconhecimento automático do cenário. Algo que é mediado pelos mecanismos de Inteligência Artificia (IA). Isto dará ao utilizador um controlo completo da câmara do smartphone. Continua a ser um dos melhores equipamentos disponíveis no mercado.

Já por outro lado, a menos que queiras controlar completamente o “Modo Pro”, não recomendaria que o fizesses. Ainda que para tirar uma foto “perfeita” sejam precisas pelo menos duas a três tentativas. No final de contas, a Inteligência Artificial poderá ajudar o utilizador menos atento a tirar uma fotografia mais satisfatória.

Já para quem queira efetivamente tirar todo o potencial desta câmara, utilizando-a quase como uma câmara DSLR então força. Pessoalmente experimentaria ambos os modos. Com e sem o auxílio da IA) e aí escolheria o tipo de “ferramentas” que queria.

Em última análise é ótimo ver esta fabricante a cuidar de quem em si depositou a sua confiança e adquiriu um dos Mate 10. Oxalá todas as marcas seguissem este exemplo.

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).