Huawei P20. Afinal não será um clone do iPhone X da Apple?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Com apresentação marcada para o dia 27 de março, a próxima geração de smartphones Android da Huawei, os Huawei P20 chegarão para fazer frente aos Samsung Galaxy S9. Chegarão para mostrar aquilo que de melhor a marca tem para oferecer e consegue produzir. Agora, como seria de esperar começam a aparecer novos leaks e felizmente o seu aspecto não se parece com o do Apple iPhone X.

Com efeito, se nas últimas fugas de informação vimos alguns esquemas, renders (renderizações) e vídeos 3D do P20, P20 Lite e P20 Plus, todos eles apresentavam a notch. Aquela "monocelha" ou entalhe no ecrã que tanto nos faz lembrar o Apple iPhone X. Agora, as novas imagens que nos chegam através da AndroidAuthority trazem de novo alguma alegria a este vosso autor.

Vê ainda: Galaxy S9. Leak de imagens revela as últimas surpresas!

Afinal de contas, os equipamentos com apresentação marcada para Paris, com as águas do Sena como pano de fundo, podem sim inovar. Começava a ser difícil contrariar esta possibilidade. Aliás, todas as fugas de informação apontavam para a utilização de traços do Apple iPhone X em todos os três novos Huawei P20. Seria uma profunda desilusão a nível pessoal.

Agora, este novo protótipo do Huawei P20 traz-nos uma ideologia diferente. Um design mais cativante, mais original (apesar de algo evocativo do Huawei P Smart ou Honor 7X). Mesmo assim, é preferível ser similar aos smartphones da própria marca do que aos smartphones da concorrência.

Huawei P20 com um design original e não um clone do Apple iPhone X

As imagens também já foram aqui partilhadas na 4gnews, sendo avançadas em exclusivo pela previamente citada publicação internacional. Note-se ainda que este pode ser apenas um dos vários protótipos que a marca está a testar. Quero com isto dizer e que fique bem assente que o design final do produto poderá ser radicalmente diferente, ou radicalmente semelhante ao do Apple iPhone X. Esperemos que esta última possibilidade não se verifique. A galeria de imagens, em seguida, mostra-nos praticamente tudo sobre o próximo topo de gama, o Huawei P20.

Huawei P20, sem semelhanças com o Apple iPhone x

Já no passado havíamos visto um protótipo do Huawei P20 Lite com a notch característica do Apple iPhone X. Todavia, sendo uma versão barata / económica do topo de gama seria perdoável a utilização do design icónico do topo de gama da marca. O mesmo já não poderia ser dito caso a fabricante chinesa fizesse um flagship (topo de gama) com a notch e a câmara dupla na vertical.

Vídeo com o suposto Huawei P20 idêntico ao Apple iPhone X

Felizmente, com base em todas as fotografias que acima podemos ver, parece que a Huawei não vai adotar o design do iPhone X para o seu Huawei P20. Mais uma vez, trata-se de um protótipo e não exclui totalmente a possibilidade de vermos um topo de gama com um aspecto diferente. O vídeo em seguida foi partilhado pela @TigerMobiles.

O vídeo acima poderá estar errado, poderá também apresentar-nos o Huawei P20 Lite e não o topo de gama, P20. Ora, com base nas imagens que hoje nos chegam às mãos podemos ver um Huawei P20 com margens superiores e inferiores muito reduzidas. Contará com o formato 18:9 para o ecrã e conta com margens / bezels bem reduzidas face ao topo de gama do ano passado, o P10.

Note-se ainda que será um smartphone muito fino, com uma estrutura metálica revistada a um cromado semelhante ao do Samsung Galaxy S8 ou do Apple iPhone X. Pequenas semelhanças perfeitamente perdoáveis. Algo que particularmente despertou a minha curiosidade foi a presença do botão Power na lateral. Ora, será este um botão On / Off ou qualquer outra coisa? E...onde é que estão os seletores de volume? Os botões para ajustar o volume do dispositivo?

Bastará um Swipe para aumentar/ diminuir o volume no Huawei P20?

Por estranho que pareça, a menos que seja um dummy (unidade não funcional), poderemos ter alguns botões virtuais para controlar o volume? Algo semelhante à edge squeeze da HTC mas com uma função diferente?

Bastará um deslize ou swipe para aumentar ou diminuir o volume? Cativante, muito cativante Huawei! Assim sim, algo novo, diferente! Esperemos que também se revele útil no dia-a-dia do utilizador.

Ora, na traseira deste Huawei P20 não temos uma câmara tripla. Todavia, as câmaras terão um anel que as separa, tal como no P Smart ou no Honor 7X. Esta pode ser uma das principais diferenças face à geração P10. Teremos claro, a certificação / aprovação da Leica bem visível, até mesmo num protótipo?

Huawei P20 chega no dia 27 de março de 2018

Podemos ver também que as arestas de todo o Huawei P20, aqui tal como no Apple iPhone X são ligeiramente curvas. Mais arredondadas e ergonómicas. Algo que creio que se venha a revelar benéfico para o conforto de utilização com uma só mão dos dispositivos. Isto claro, a menos que o torne escorregadio.

Algo que não gostei particularmente foi remoção da porta áudio jack de 3.5mm. Para mim continua a ser um dos maiores defeitos do Apple iPhone X e não só. Porquê remover algo perfeitamente útil no dia-a-dia? Não estorva assim tanto. Pelo menos temos uma porta USB do Tipo C. Pelo menos o Huawei P20 aparenta ter um novo altifalante...

Opiniões?

Assuntos relevantes na 4gnews:

Galaxy S8 volta a receber o Android Oreo 8.0

é a fonte de novas preocupações

apresenta um novo motor de inteligência artificial

Fonte |

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.