Huawei P20. Protótipo mostra-nos a monocelha do Apple iPhone X

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Se em 2017 as semelhanças entre os Huawei P10 / P10 Plus e o Apple iPhone 7 e iPhone 7 Plus eram evidentes, com a próxima geração Huawei P20 as diferenças entre este modelo e o Apple iPhone X serão mais difíceis de detectar. Isto claro, se as imagens que hoje nos chegam às mãos através da publicação ITHome e da Slashleaks forem verídicas.

A fabricante chinesa, Huawei, já confirmou o seu evento de apresentação na capital francesa. Paris foi a cidade escolhida para acolher o novo Huawei P20 mas a inspiração para o design parece ter vindo diretamente de Cupertino. Note-se, não censuro a Huawei. Se o Apple iPhone X vende, muito bem, é normal que as marcas olhem para aquilo que o mercado quer e procura em determinado momento.

Vê ainda: Nokia 7 Plus será uma perfeição de smartphone Android!

Claro, isto não será bem visto por alguns consumidores que imediatamente associarão um dispositivo ao outro. Já por outro lado, a execução da Huawei parece trazer uma "monocelha" mais pequena do que a do Apple iPhone X. Aí teremos a câmara frontal e o mecanismo de Face Unlock desenvolvido pela fabricante chinesa para os seus novos dispositivos.

Agora, estas fotos que hoje chegam à internet mostram-nos o suposto protótipo do Huawei P20. Dispositivo que já há muito tempo tem vindo a ser debatido aqui na 4gnews. Infelizmente, as imagens mostram-nos um equipamento protegido por uma capa de proteção bem robusta.

Huawei P20, um Apple iPhone X com Android

Já por outro lado, no passado também vimos alguns protótipos da marca, protegidos por uma capa muito semelhante. Pormenor que acrescenta bastante credibilidade a este leak. Pessoalmente acredito que este seja mesmo o Huawei P20. Pessoalmente, acredito que a Huawei nos traga um Apple iPhone X mais barato e com o sistema operativo Android. E, verdade seja dita, a combinação de factores está bastante promissora.

Dizer que o Apple iPhone X não é um dispositivo popular e bastante procurado é uma categórica falácia. Dizer que a Huawei faria mal em não aproveitar alguma da popularidade do iPhone X é uma simples verdade. Todavia, caso este seja mesmo um protótipo funcional alerto para o facto de a versão final, por norma, ter algumas (se não muitas) alterações ao seu aspecto / design.

Protótipo do Huawei P20 com "monocelha" e câmara horizontal

Mais uma vez, no passado vimos capas de proteção para este equipamento com um alinhamento vertical das câmaras fotográficas. Um total de três câmaras. Portanto, ainda que este possa efetivamente ser um protótipo funcional do Huawei P20 acredito que a versão final traga mudanças de design. Teremos que esperar para ver.

Cumpre salientar que por norma a marca testa vários protótipos antes de se decidir por um deles. Diferentes aspectos, diferentes características e diferente design. Tudo para que possa cobrir o máximo de possibilidades. Depois, com o feed-back que recolhe dessa utilização preliminar a fabricante escolherá o produto cujos resultados sejam mais promissores ou do seu agrado.

Android Oreo 8.1 e EMUI 8.1 chegarão com os Huawei P20

Olhando para todas estas imagens considero que é muito provável termos uma aparência extremamente semelhante à do Apple iPhone X. Colocando o orgulho de lado, a fabricante trará um dispositivo que junta o útil ao agradável. Um ecrã grande, praticamente sem margens e com tecnologia OLED. Uma câmara frontal que se espera ser dupla e um novo mecanismo de reconhecimento facial.

Já por outro lado, neste protótipo do Huawei P20 temos apenas duas câmaras, horizontais, na sua traseira. Aqui acredito que a possível tripla-câmara fique reservada para o modelo Huawei P20 Plus. Assistiríamos assim a uma clivagem entre o modelo base e o modelo Plus. Algo que também teremos nos Samsung Galaxy S9 e Galaxy S9 Plus.

Huawei P20 será apresentado no dia 27 de março em Paris

Algo que ainda me deixa dúvidas é a natureza da monocelha e dos sensores nela incluídas. Pelas imagens é difícil discernir o número de câmaras frontais e o tipo de sensores lá incluídos. De qualquer forma, considero que a presença de uma notch na nova geração de topos de gama da Huawei é praticamente um dado adquirido.

Os botões físicos do Huawei P20, nomeadamente o botão On/Off e o seletor de volume deverão repousar na sua lateral direita. Teremos também conectividade dual-SIM a julgar pela segunda imagem. As suas restantes especificações técnicas permanecem um mistério mas é previsível a utilização de um processador Kirin 970, o mesmo processador utilizado no na geração Mate 10.

Cumpre ainda salientar que os mais recentes rumores sugerem a existência de um total de três smartphones. Sendo eles o Huawei P20, o P20 Lite e ainda um P20 Plus. Resta-nos agora aguardar pela sua apresentação oficial na cidade das luzes com as águas do Sena como pano de fundo.

Até lá uma coisa é certa, ainda teremos mais fugas de informação sobre este promissor dispositivo móvel. Qual é a tua opinião sobre uma possível utilização de um design tão semelhante ao do Apple iPhone X?

Assuntos relevantes na 4gnews:

Nokia 8 Sirocco. Serão estas as especificações técnicas do Android?

Y5 2018 a caminho?

Tecnologia. Operadora NOS conquista os consumidores em Portugal

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.