Huawei P20 já trará o Android Oreo 8.1 e a EMUI 8.1

Rui Bacelar
Android Oreo 8.1 EMUI 8.1 Huawei P20 carregar bateria minutos carga smartphones Huawei crescer smartphones Android
A fabricante chinesa em breve apresentará a sua nova geração de equipamentos ©Bloomberg

Tal como já havíamos avançado aqui na 4gnews, o Huawei P20 e Huawei P20 Plus chegarão no dia 27 de março. Trará consigo novidades mais do que interessantes. Será o próximo topo de gama Android da fabricante chinesa. Nos seus ombros repousará a responsabilidade de fazer frente aos Samsung Galaxy S9. No seu interior teremos o sistema operativo Android Oreo 8.1 e a interface EMUI 8.1.

A marca que recentemente apresentou os smartphones P Smart em Portugal está agora a ultimar os preparativos para os seus próximos topos de gama. Agora, segundo nos conta a comunidade XDA Developers, que teve acesso exclusivo a várias informações sobre o Huawei P20, temos mais novidades.

Vê ainda: 27 aplicações gratuitas na Google Play Store para o teu Android

Os Huawei P20 terão ainda que limpar a imagem da marca depois do embaraçoso momento em que a entrada dos Mate 10 Pro foi rejeitada uma e outra vez junto das operadoras norte-americanas. O caso fez correr muita tinta e não terminou da melhor forma para a Huawei. Em causa estariam riscos para a segurança dos utilizadores norte-americanos e alegações de espionagem por parte da Huawei a favor do governo chinês.

Olhando agora para o futuro com a certeza de que enfrentaram uma dura concorrência, a Huawei preferiu abdicar do Mobile World Congress 2018. Em vez disso, irá apresentar o seu próximo Android em Paris, no dia 27 de março. Outras marcas como a LG, HTC e Xiaomi também optariam por abdicar do MWC em detrimento de eventos em nome próprio.

Android Oreo 8.1 no Huawei P20 com a EMUI 8.1

Olhando agora para a Huawei, acredita-se que a fabricante apresente um total de três modelos ou versões. Isto de acordo com o senhor Roland Quandt, autor na publicação WinFuture e ávido leakster. Ainda temos bastante tempo de espera até poder conhecer finalmente o dispositivo. Para já, parece evidente que o mesmo trará o sistema operativo Android Oreo 8.1 com a interface EMUI 8.1.

Note-se que recentemente a marca decidiu saltar da versão 5 da EMUI para a versão 8. Desta forma acompanham o número da mais recente versão do sistema operativo Android. Cumpre ainda salientar que o Android Oreo 8.0 foi apresentado no dia 21 de agosto de 2017. Ao passo que no início de dezembro de 2017 a Google apresentaria o Android Oreo 8.1. Trata-se de uma versão incremental com poucas novidades sobre a versão 8.0.

EMUI 8.1 será a interface (UI) do Huawei P20

Huawei P20 Android Oreo 8.1 EMUI 8.1
Representação do possível dispositivo

Mesmo assim não deixa de ser extremamente positivo ver a Huawei a aproveitar este tempo extra para desenvolver a sua EMUI 8.1. Para que esta incorpore as novidades e o reforço de segurança que o Android Oreo 8.1 materializa. Será assim mais um trunfo para os três dispositivos. A saber, serão eles o Huawei P20, Huawei P20 e também o Huawei P20 Lite. Este será o próximo trio de ataque da 3ª maior fabricante mundial de dispositivos móveis (dados da IDC).

A utilização da EMUI 8.1 e do Android Oreo 8.1 foi avançada num exclusivo da XDA Developers. Note-se que apesar de não ser propriamente uma surpresa, será sem dúvida uma mais valia para o utilizador final.

As novidades não se ficam por aqui. Se estás à espera dos novos Huawei P20 então prepara-te para um novo smartphone (Android Oreo 8.1) com uma notch ou monocelha muito familiar. Sim, será praticamente o mesmo conceito utilizado no iPhone X da Apple mas com um novo nome. A Huawei chama-lhe“Point Cloud Depth Camera.” Servirá para os animoji, para o desbloqueio do smartphone e não só.

Huawei P20 terá uma "notch" bastante familiar

Huawei Point-Cloud Depth Camera Huawei P20
A câmara Huawei Point-Cloud Depth

O Huawei terá, segundo os rumores, o nome de código “EMILY”. Assim apelidado no seio da marca, a presença da notch foi sugerida por várias vezes. Tendo sido praticamente confirmada pela comunidade XDA Developers que analisou um firmware (software de sistema) fornecido pela FunkyHuawei.club. Plataforma onde pode ser encontrado o firmware necessário para resolver um brick, entre outras situações.

Naquela altura, os ficheiros de firmware eram baseados no Android Ore 8.0 para o Huawei P20 e a EMUI 8.0.1. Agora, baseiam-se no novo Android Oreo 8.1 e na EMUI 8.1 e continuam alojados na plataforma previamente citada. Note-se que a última geração, os P10 e P10 Plus chegariam ao mercado com a EMUI 5.1.

Android Oreo 8.1 e EMUI 8.1 nos novos Huawei P20

Infelizmente até à data não são conhecidos os detalhes e novidades da EMUI 8.1 para os equipamentos em que estará presente. De momento não é possível sequer flashar esta EMUI 8.1 nos dispositivos mais recentes (Mate 10 - com o HiSilicon Kirin 970 e P10 - com o Kirin 960), algo que resultaria num caso clássico de smartphone brickado. De qualquer forma, será uma questão de tempo até surgirem novas informações sobre os dispositivos. O mesmo se aplica às novidades da EMUI 8.1.

Refrescando a memória, a EMUI 8.1 será a interface do utilizador. Chegará com os novos Huawei P20, P20 Plus e P20 Lite. Será a "máscara" aplicada ao sistema operativo Android Oreo 8.1 e deverá revestir todos os seus aspectos e funções. Esperamos que esta versão venha reforçar as capacidades de Inteligência Artificial de que a Huawei tanto se orgulha.

Os novos equipamentos deverão estar dotados de uma câmara tripla na sua traseira, tal como já avançamos hoje, aqui na 4gnews.

Assuntos relevantes na 4gnews:

HTC prepara novo smartphone gama média com Android Oreo

Huawei P20 terá três câmaras e leitor de impressões digitais abaixo do ecrã

Samsung Galaxy S9 revela novos detalhes em vídeo na Internet

Fonte | Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.