Huawei P20 - dia 26 de fevereiro ficaremos a conhecer este Android?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Já é a terceira maior construtora de smartphones a nível mundial. A tecnológica sediada na cidade de Shenzhen, localizada na província de Guangdong, na China. A Huawei já tem uma posição bem sólida em Portugal onde é a 2ª marca Android mais procurada. Agora, estamos nas vésperas do lançamento do próximo topo de gama da marca. Ainda não sabemos como se chamará mas os rumores têm sugerido "Huawei P20" como um sério candidato. Fevereiro será o mês de todas as as apresentações.

Apesar de ainda não existir consenso relativamente à sua nomenclatura, algumas das suas características começam a ser reveladas. Pequenos indícios do possível caminho a seguir pela marca. Agora, segundo avança a publicação chinesa MWC (Mobile World Congress 2018) e aí ficaremos a conhecer as principais novidades das principais marcas, Huawei, Samsung, LG, entre outras.

Huawei P20 chegará em fevereiro com Android Oreo e a EMUI 8.0

Nos últimos anos esta grande construtora tem apresentado os seus topos de gama durante este grande certame tecnológico.

Agora, em fevereiro de 2018, deveremos ficar a conhecer a próxima gama de smartphones Android. Desde o Huawei P20, Huawei P20 Plus, Huawei P20 Pro e até mesmo um Huawei P20 Lite. Estas serão as novas ofertas da tecnológica chinesa para o início de 2018.

Entretanto já vimos alguns concepts, algumas sugestões do aspecto destes smartphones. Até à data esta marca tem feito um ótimo trabalho em manter o secretismo em torno do seu seu próximo flagship Android. Dispositivo que já trará o novo Android Oreo 8.0 com a interface própria da marca, a EMUI 8.0.

Nos últimos dias vimos também estes renders que aqui podem contemplar. Inspiram-se parcialmente na linha Mate 10 e na sua característica "stripe" ou tira. Para além disso, os próximos dispositivos Android de gama alta podem incorporar uma câmara tripla no seu painel traseiro.

Com efeito, estes dispositivos podem destacar-se pelas suas câmaras principais desenvolvidas em parceria com a Leica. Desta vez não serão duas mas sim três sensores na sua traseira. O porquê ainda não é sabido mas seria sem dúvida um bom "truque" de marketing.

Fevereiro será o mês das apresentações mais importantes Huawei P20 inclusivé

Olhando com mais atenção para estes esquemas podemos ver que a versão base, o P20 convencional terá um alinhamento horizontal das câmaras traseiras. Já o seu ecrã deverá ter um total de 6 polegadas com o novo formato 18:9. Ecrã este com umas margens ou bezels muito reduzidos.

Podemos também reparar na notch semelhante à do Apple iPhone X no P20 Pro, outro dos traços que já anteriormente foi referido para estes novos topos de gama Android. Algo que também estará presente na versão Lite destes novos Huawei.

Com efeito, esta notch poderá agora chegar também aos novos Android com estreia marcada para fevereiro. Na pequena região na parte superior do dispositivo deveremos ter todos os principais sensores do equipamento, incluindo as câmaras fotográficas frontais. Espera-se ainda que a Huawei providencie uma alternativa ao FaceID da Apple.

Será um ponto que poderá dividir a opinião dos fãs e utilizadores da marca. Já relativamente às câmaras, as versões Pro e Plus deverão apresentar um alinhamento vertical. Contrariamente à versão padrão que contará com um alinhamento horizontal para a sua câmara tripla.

Esta nova configuração para as câmaras já havia sido sugerido pelo leakster Evan Blass como sendo uma das grandes surpresas da Huawei para este novo ano. Entretanto, mais fontes se juntaram à primeira fuga de informação protagonizada por este famoso e profuso leakster.

Preço deste smartphone Android da Huawei deverá manter-se nos 599€

No interior, o Huawei P20 será alimentado pelo processador mais potente da marca até à data. Chama-se Kirin 970, já está presente nos dispositivos Mate 10 e deverá voltar com a próxima série P.

Todos eles com apresentação marcada para o dia 26 de fevereiro, serão sem dúvida uma das grandes atrações em Barcelona. Todos eles também equipados com a Neural Processing Unit (NPU), uma secção do processador dedicada à inteligência artificial.

Não nos podemos esquecer também da memória RAM (6 ou mais GB), ou do armazenamento interno que deverá começar nos 64GB. Teremos aqui expansão via cartão de memória microSD, carregamento rápido e uma bateria com uns generosos 4000mAh neste novo topo de gama Android.

Por último, a nível de preços, a versão base deverá rondar os 4000 Yuan na China, algo que se traduz, ou melhor, converte para cerca de 615 dólares ou 599€. Esperemos para ver o que a marca tem reservado para o seu público já em fevereiro deste novo ano.

E tu, o que é que gostavas de ver nestes novos topos de gama da Huawei? Que características poderiam diferenciar estes novos flagships Android e possivelmente dar-lhe uma boa margem sobre os seus rivais?

Assuntos relevantes na 4gnews:

d One da Google

Xiaomi Mi 5X Review – O smartphone que promete pelo preço

em todos os iPhone 6 mas há um custo…

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.