Huawei P20 - 5 desejos para o próximo topo de gama Android

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 4 min.

O Huawei P20 está aqui à porta e todas as mudanças que tinham de acontecer já estão planeadas. suas próprias linhas em muito inspiradas no Mate 10 Pro.

Desta forma, decidi fazer a minha lista de desejos para o próximo topo de gama Android da empresa chinesa. Reduzi apenas o meu top 5 de desejos.

Na verdade tenho bem mais do que estes, mas de forma a não te chatear muito, vou apenas referir os que considero, na minha opinião, mais relevantes.

Ecrã sem margens e 18:9 (infinity display)

Acho que este dado é quase garantido, mesmo assim, continua a ser um dos meus desejos mais fortes. O Huawei P10 trazia margens grandes demais para 2017. O P20 terá, não só de diminuir os cantos, como perceber quais os mais apropriados.

A Xiaomi escolheu deixar a margem maior e a câmara frontal na parte inferior, um erro crasso. É um problema fazer chamadas de vídeo com aquele smartphone. E não me digam para virar o terminal ao contrário, simplesmente não tem fundamento.

Embora a Huawei não goste da Apple, seria inteligente seguir a lógica da empresa de Cupertino. Se tiveres de dar margens ao smartphone, dá-lhe na parte superior. Fica mais simples para utilização e, na minha visão, elegante.

Ecrã AMOLED no Huawei P20 e P20 Plus

Ainda relativamente ao ecrã também é preciso realçar o ecrã OLED. O Huawei Mate 10 Pro já nos oferece esta característica. Para além de poupar na bateria, os constrastes de um ecrã AMOLED ou OLED são bem melhores que um LCD. Está na hora de assumir "AMOLED" a topo de gama!

É ainda importante que a empresa chinesa lhe aplique uma camada oleofóbica que tanto poupou no P10. Não tem jeito nenhum oferecer um terminal acima de 500€ sem esta camada. Pessoas como eu que não gostem de películas de ecrã ficam com a tela do dispositivo totalmente gordurosa.

Resistência a água

Esta é para mim outra característica obrigatória num topo de gama. A resistência a água e poeiras é super importante num smartphone. Não quer dizer que vá com ele tomar banho, mas ter a tranquilidade face aos azares vale o investimento. Azares que acontecem mais do que se pensa.

Para além disso, no Verão ter um dispositivo resistente à água é sempre bom! Podes tirar aquelas selfies bem cativantes num mergulho para a piscina!

Carregamento sem fios é essencial no Huawei P20

Yap, eu sei que muitos de vocês não querem saber sobre esta possibilidade, mas é tão bom ter carregamento sem fios. Atrevo-me a dizer que em 2 meses de utilização do iPhone X penso que ainda não lhe liguei o cabo. Visto que trabalho numa secretária e o carregador sem fios está mesmo ao meu lado. O smartphone está sempre carregado e pronto a sair de casa.

A conveniência de um carregador sem fios só é conhecida por aqueles que se atreveram e tiveram a oportunidade de testar. Desde o meu Nexus 5 que sempre disse que este tipo de possibilidade deveria ser obrigatória.

Se o P20 realmente embarcar com esta funcionalidade a construção tem também de ser de vidro ou cerâmica. Algo que prefiro ao típico metal.

Mudança de EMUI e implementação de Android Oreo

Sobre o User Interface posso falar durante horas e horas. A EMUI até que estava a ficar melhor no P9. Quando utilizei o P10 senti que deu um passo atrás. O design da EMUI não é o mais elegante, está longe de ser o mais vanguardista e precisa de ser rapidamente melhorada.

O Android puro está cada vez melhor, o Samsung Experience também e a Huawei precisa de acompanhar a tendência. Um laucher resolve os maiores problemas mas não faz milagres!

Ainda há mais? Claro que sim!

Posso falar da estabilização ótica de imagem nas câmaras traseiras. Posso referir umas coluna stereo ou ainda a remoção da entrada 3.5" jack e implementação de Bluetooth 5.0. Mas isto já são contos para outra história.

Acima de tudo este Huawei P20 terá de mostrar que é capaz de competir verdadeiramente com os concorrentes, algo que o P10 não foi. Por muito que gostasse do P10, quando o punha-mos ao lado de um Galaxy S8 parece que estávamos a olhar para gamas diferentes. Não foi por acaso que o Galaxy S8 ganhou o prémio 4gnews de "Melhor design de 2017, escolha dos editores e escolha do público".

Espero ainda que a Huawei não diferencie muito o P20 do P20 Plus como fez no P10. O Huawei P20 Plus não é para todos. Nem toda a gente gosta de um terminal enorme. Porque ei-de investir num phablet para ter melhores características?!

Já o critiquei na Apple, acredito que criticarei a Samsung no Galaxy S9 e espero que a empresa chinesa não siga o mesmo caminho!

Mas não deixes de me deixar a tua opinião, quais os teus desejos para o próximo topo de gama da Huawei?

Assuntos relevantes na 4gnews:

WhatsApp – Número recorde de mensagens trocadas no Ano Novo

OnePlus 5T disponível em Sandstone White, ainda sem o Oreo

Xiaomi consolida a sua posição perante a Samsung e Apple

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.