Huawei P11 Android
Já sabíamos que poderia ter 3 câmaras traseiras mas…um notch frontal? @theandroidsoul

O seu nome de código é “EMILY” e poderá vir equipado com 3 câmaras traseiras. Espera, isso já foi avançado aqui na 4gnews há dias atrás. Somos fantásticos, certo? Vá, temos novidades e não são do dia de ontem. O Huawei P11 poderá ser o próximo smartphone a adoptar o notch do Apple iPhone X. A sua carismática “monocelha”. Eis as novidades.

Vê ainda: 27 Apps gratuitas na Google Play Store para o teu Android

Quem o diz é um relatório da comunidade de programadores independentes, a XDA Developers num relato exclusivo. Segundo conta, o Apple iPhone X é mesmo um sonho tornado realidade. Até mesmo para as rivais. Agora, ficamos com esta possibilidade. Poderá o próximo Huawei P11 adotar uma das mais marcantes características do Apple iPhone X?

Huawei P11 partilhará da “notch” do iPhone X?

Sabemos que a Huawei vai continuar a apostar na sua parceria com a Leica. O quesito da fotografia continuará a ser explorado e poderemos ter até 3 sensores fotográficos na sua traseira – para quê ao certo – não sabemos.

Trata-se da “notch”, da “monocelha”, da área superior no painel frontal do iPhone onde temos todos os sensores e a câmara frontal. O recorte que divide o belíssimo ecrã deste dispositivo. Ora, como é que a XDA Developers ousa avançar tal informação?

Bom, através da análise de ficheiros de sistema, de novas compilações de firmware que estariam a ser desenvolvidas pela marca, descobriram algumas imagens escondidas. Imagens estas que nos mostram uma silhueta que já associamos ao novo Apple iPhone X. Uma tela cheia, com o recorte na parte superior. Vejamos:

Huawei P11 Android Apple iPhone X
Um “notch” mais gordinho para os próximos topos de gama da marca? @XDA

Foi dentro de alguns ficheiros de configuração dentro de algumas novas compilações de firmware que este ficheiro de imagem foi encontrado. Segundo consta, os magos da XDA já se depararam com as primeiras compilações de software de sistema para o Huawei P11. Resta saber se tal é verdade. De qualquer forma, creio que fará sentido.

Quer queiramos quer não. Quer se goste ou não do iOS e dos produtos que o utilizam, é ponto assente que a Apple tem uma forte influência no mercado. Mais ainda, os seus produtos tornam-se instantaneamente reconhecíveis pelo público. Já para não dizer, extremamente apetecíveis e alvo de cobiça.

“Notch” e “Leica”, os trunfos do Huawei P11?

Posto isto, por muito altruísta que seja, e é, a Huawei, a utilização desta característica nos seus Huawei P11 será uma boa jogada.

Não só o seu P11 será imediatamente reconhecível pelas multidões como terá um aspecto moderno. Arrojado e, ainda que pouco original, isto fará a diferença quando chegar às lojas. Pelo menos na minha opinião.

Voltando ao material original, o pessoal da XDA encontrou esta imagem com a legenda RoundCornerDisplay. Será esta a nomenclatura utilizada pela Huawei para se referir à notch? Não sabemos, mas é uma forte hipótese. Mais ainda, será uma notch mais pequena do que aquela que encontramos no iPhone X mas maior do que a do Esssential Phone.

Segundo o material fonte, as referências à notch, não só visuais, também se encontravam presentes num ficheiro de texto. A marca chinesa estará a testar o software num dispositivo para ver como é que tal se adapta ao seu conceito de Android com a EMUI 8.0. Avaliando a sua utilização num próximo topo de gama.

Aposta na fotografia e num display semelhante ao do iPhone X

Temos mais detalhes sobre o suposto Huawei P11. Terá um ecrã / display construído pela Samsung com 6.01 polegadas de diagonal. Este ecrã terá uma resolução Full-HD+ de 2244 x 1080 pixéis e chama-se, no círculo interno, EMILY. Com uma resolução semelhante à do Huawei Mate 10 Pro e dimensões muito idênticas.

Em suma, temos indícios muito fortes que o próximo topo de gama ou flagship da Huawei terá uma notch muito semelhante à do Essential ou do iPhone X. São provas circunstanciais que carecem de mais investigação. Contudo, parecem-me fortes indícios e uma clara imagem daquilo que devemos esperar desta próxima geração de equipamentos. 2018 será o ano da “noch”, pelo menos, assim creio.

Começa assim a compor-se o puzzle do Huawei P11, um dispositivo que poderá ter até 3 câmaras traseiras com 40MP (resta saber se no total ou em cada um dos sensores). Na sua frente teríamos uma câmara de 24MP. Utilizará certamente o processador Kirin 970, o atual topo de gama da marca e o sistema operativo Android Oreo 8.0. Com a EMUI 8.0.

O que gostarias de ver no Huawei P11?

A Huawei já começou a disponibilizar esta importante atualização para o Honor 9. Chegou também ao Mate 9 e claro, já está presente nos novos Mate 10.

Para todos os demais equipamentos da marca a atualização começará a chegar a partir de março de 2018. Até lá ficaremos atentos a qualquer desenvolvimento em torno do Huawei P11.

Se quiseres, e para não perderes os próximos artigos, listas, dicas e análises, fiquem atentos às nossas redes sociais como a página de FacebookInstagram e claro, no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais todas as segundas-feiras às 21:30, hora de Lisboa.

E tu, o que gostarias de ver no Huawei P11? Bateria, câmara, interface, qualidade de construção ou outro quesito? Como poderá a marca melhorar os seus equipamentos de 2017? Deixa-nos a tua opinião abaixo, nos comentários.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Apple iPhone X Review – Um sonho tornado realidade

Huawei Nova 2S já é oficial! Uma atualização muito significativa

Xiaomi – MIUI já tem mais de 300 milhões de utilizadores em todo o mundo

Viatheandroidsoul
FonteXDA Developers
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).