Huawei P10, Mate 9 e vários Honor já podem utilizar o Face Unlock

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 1 min.

Já deste a versão 5.0, o Android Lollipop (12 de novembro de 2004) que a possibilidade de desbloquear o smartphone com recurso ao reconhecimento facial era uma realidade. Entretanto a Apple popularizaria o FaceID. Agora, os Huawei Mate 9. Huawei P10 e vários smartphones Honor já podem usufruir desta função, o Face Unlock, graças aos programadores da XDA Developers.

A influência da construtora norte-americana foi tal que desde a OnePlus, agora até a Huawei poderá empregar um sistema de desbloqueio semelhante. Algo que tem vindo a ser avançado pelos vários rumores que sugerem também uma notch para os Huawei P20. Todavia, as novidades são agora para os dispositivos Honor, P10 e Huawei Mate 9.

Vê ainda: Google Play Store: 23 apps temporariamente grátis para o teu Android

Com efeito, depois de a OnePlus estrear no seu 5T o Face Unlock que permite um desbloqueio extremamente rápido. As atenções dos utilizadores ficariam concentradas nesta funcionalidade. Agora, a Huawei está igualmente interessada neste desbloqueio facial e para tal tem equipado os seus smartphones com isso mesmo.

A funcionalidade já chegou a alguns dispositivos da marca com as mais recentes atualizações do Android. Todavia, perante a demora na chegada ao Honor 8 Pro um fã da marca, bastante dedicado, decidiu perguntar à própria Honor se o Face Unlock chegaria juntamente com o Android Oreo 8.0.

Face Unlock para os Huawei Mate, Huawei P10 e vários Honor

Todavia, ao contrário do Honor 7X ou do Honor View 10, o Honor 8 Pro não deverá chegar a este smartphone com a atualização para o Android Oreo. Pelo menos não pela via oficial. Ora, isto serviu de argumento para que os programadores da comunidade XDA tivessem um novo objectivo. Afinal de contas, todo e qualquer smartphone com o Android Lollipop ou superior já têm esta funcionalidade. Apesar de estar desativada em muitos deles.

Posto isto, a comunidade XDA Developers não desilude. O membro LastStandingDroid que ajudou a "transplantar" esta fucionalidade para o Huawei Mate 9, Huawei P10 Plus e vários outros dispositivos.

Caso queiram descarregar este mod ou simplesmente consultar e acompanhar o estado de desenvolvimento das novidades para os vossos equipamentos basta aceder aqui ao XDA Developers.

Assuntos relevantes na 4gnews:

napdragon 845

alaxy S9: relatos de primeiro contacto confirmam previsões

Apple iPhone X com vendas moderadas não prejudica a Samsung

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.