Huawei P10 começa a receber o Android Oreo com a EMUI 8.0

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Depois de começar a distribuir oficialmente o Android Oreo com a EMUI 8.0 para o P10 Plus, tal como avançamos theleaker. Entretanto chegará, gradualmente, a outros pontos do globo e aos vários mercados mundiais. As primeiras unidades a receber a EMUI 8.0 serão sempre as que não estiverem vinculadas a qualquer operadora. Eventualmente, ainda que demore, o Android Oreo 8.0 chegará a todos os dispositivos desta linha.

A lista de mudanças, o changelog oficial será idêntico ao do P10 Plus mas não deixaremos de aqui abordar as novidades, claro. Em primeiro lugar, a EMUI 8.0 será a versão baseada no Android Oreo 8.0.

Apesar de isto ainda confundir alguns utilizadores, a construtora chinesa decidiu saltar alguns números face à versão anterior da sua interface, a sua abordagem ao Android puro. Porquê? Ora, para acompanhar o número da mais recente versão do sistema operativo. Em seguida temos as novidades, tal como foram listadas pela própria marca. Note-se o particular destaque e atenção dada à Inteligência Artificial. Vejamos a lista completa:

Funcionalidades inteligentes da EMUI 8.0 para o Huawei P10

  • HiTouch – permite-te selecionar, isolar e escolher certas palavras de todo o texto apresentado no ecrã. Será também capaz de selecionar links / ligações relacionadas com restaurantes, hotéis, filmes e muito mais. Bastará que carregues, com 2 dedos no texto para ativares esta função que chegará ao teu Huawei P10.
  • Dicas inteligentes para tirar o máximo proveito do teu smartphone. Aparecerão em cenários específicos depois de o smartphone já ter uma noção dos teus hábitos de uso.
  • HiBoard – para aceder terás que fazer um swipe, um deslize para a direita a partir do ecrã inicial. Aí poderás aceder às informações previamente guardadas das tuas redes sociais e artigos que queiras ver / ler mais tarde. Em suma, uma lista de leitura com várias funções.
  • HiVoice – será capaz de comunicar contigo e perceber os teus comandos de voz. Desde comandos simples como ativar ou desativar o Wi-Fi e Bluetooth ou pedir alguma informação sobre o estado do teu dispositivo. De momento os comandos de voz só estão disponíveis em mandarim.

Reforço da segurança no Android Oreo 8.0

  • A tua área privada ou espaço privado sofreu uma optimização geral agora que o Android Oreo chegou para o Huawei P10. Será mais fácil criar uma pasta / espaço privado no teu dispositivo. Os ficheiros podem ser movidos entre o espaço normal e o espaço privado de forma mais fácil e prática.
  • Proteção para mais de 500 Apps no Espaço de Confiança.
  • A opção de encontrar o smartphone deixa-te agora ver os movimentos do equipamento (localização geográfica) e também aumentará a sua autonomia de bateria para que aumentes a chances de o encontrar.

Maior eficiência para o Huawei P10

  • Os contactos e o Email permite-te agora a sincronização com os detalhes da carreira do LinkedIn para os teus contactos.
  • As Definições possuem agora um novo aspecto e organização. Mais simples, claro e intuitivo.
  • A Galeria tem agora uma Lixeira onde guarda as fotos “apagadas” até 30 dias, caso mudes de ideias e queiras recuperar algumas dessas fotos.
  • As fotos acidentalmente apagadas podem ser restauradas com um simples toque.
  • O gestor do Smartphone foi simplificado. Agora, cuidar do teu Huawei P10 será mais fácil, rápido e intuitivo.
  • A aplicação de gravação de voz tem agora uma função de reconhecimento de voz para texto. (não sabemos que idiomas suportam esta função).
  • O teu smartphone Huawei P10 será agora capaz de se ligar a mais do que um dispositivo Bluetooth ao mesmo tempo com a EMUI 8.0.

Novas formas de interagir com a EMUI 8.0

  • Uma nova barra de navegação, nova dock que te apresentará as aplicações mais utilizadas ou ações que mais costumas utilizar. Ser-te-á apresentada num “balão” flutuante em qualquer ponto do ecrã. Tudo o que precisas e mais usas. Sempre à mão.
  • Novos atalhos para o ecrã inicial do teu smartphone Huawei P10. A partir daí poderás aceder mais rapidamente às aplicações e funções que mais usas. Simplesmente toca e mantém a pressão no ícone para que te seja apresentado um menu de ações.
  • Poderás usufruir de temas exclusivos do Android Oreo com a EMUI 8.0.

Assim que a notificação de atualização disponível chegar ao teu Huawei P10 deves, antes de mais, ligar-te a uma conexão Wi-Fi para descarregar o pacote de novidades com o novo firmware (software de sistema). Além disso, lembra-te de carregar o teu smartphone antes de instalar a atualização.

Esta pode demorar entre 10-15 minutos até ficar completamente instalada e o smartphone em si deverá reiniciar. O procedimento será automático e a atualização chegar-te-á via OTA (over the air). Desta forma não terás que te preocupar com nada. Espera até que tudo esteja instalado e depois só precisas de desfrutar do teu "novo" Huawei P10.

A atualização ainda não chegou a Portugal, assim que tal acontecer serás o primeiro a saber. Para tal terás apenas que acompanhar a 4gnews.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung Galaxy J2 Pro (2018) já revelou todos os seus segredos

Redmi 5 e Redmi 5 Plus já estão em pré-venda (Promocode)

Nova

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.