Huawei P10 e P10 Plus começam a receber o EMUI 8.0 com Android Oreo

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

O Huawei P10 e Huawei P10 Plus seriam lançados em fevereiro de 2017 por alturas do Mobile World Congress em Barcelona. Agora, preparam-se para receber a nova EMUI 8.0 que chegou primeiro com os Mate 10 no passado mês de outubro. O melhor de tudo nesta nova interface é o facto de se basear no sistema operativo Android Oreo 8.0, da Google.

Com poderosas especificações técnicas como o processador HiSilicon Kirin 960, os topos de gama da Huawei preparam-se assim para receber este Android Oreo. São dois dispositivos que se destacam acima de tudo e ainda hoje pelas suas câmaras fotográficas. Recordo que ambos nos proporcionam uma câmara de 12MP e de 20MP, a cores e a preto e branco.

Vê ainda: Xiaomi Mi Mix 2S contará com uma câmara super rápida

Apresentando ainda uma câmara frontal de 8MP em ambos os smartphones, no Huawei P10 encontramos um ecrã de 5.1 polegadas, formato 16:9. Utiliza um painel IPS LCD com resolução Full-HD (1080p). Já o Huawei P10 Plus apresenta-nos um ecrã ligeiramente maior com 5.5 polegadas de diagonal. A sua resolução é superior, atingindo os 2560×1440 pixéis, portanto Quad-HD.

São ainda distintos na quantidade de memória RAM que os alimenta. Temos aqui 4GB de memória RAM no Huawei P10 e 32 ou 64GB de armazenamento interno expansível. Já no Huawei P10 Plus encontramos 4 ou 6GB de memória RAM com 64 ou 128GB de armazenamento interno expansível com um cartão de memória microSD.

EMUI 8.0 trará o Android Oreo aos Huawei P10

Podemos ainda referir que o Huawei P10 conta com uma bateria com 3200mAh de capacidade. Ao passo que o modelo Plus conta com uma célula de 3750mAh. Ambos os dispositivos são construídos em metal e possuem carregamento rápido. Já a nível de software, ambos seriam lançados com o sistema operativo Android Nougat, a 7ª versão do sistema operativo da Google. Em cima desta temos a EMUI 5.1 em ambas as variantes.

EMUI 8.0 é a nova versão da interface (UI) da Huawei

Agora, depois de as variantes chinesas de ambos os smartphones terem começado a receber o Android Oreo e a EMUI 8.0, a atualização salta agora a fronteira da China. Com efeito, tal como nos indica o portal gsmarena, temos agora a atualização a chegar às variantes internacionais dos Huawei P10 e P10 Plus.

Note-se também que a fabricante chinesa havia iniciado, em janeiro, um programa de testes (beta) para a EMUI 8.0 baseada no Android Oreo. Agora, o programa de testes chegou ao fim. Será uma questão de tempo até que finalmente a atualização chegue a todas as variantes e a todos os principais mercados mundiais, Portugal incluido.

Programa de testes (Beta) chega ao fim

Entretanto a fabricante chinesa também já disponibilizaria o código kernel, essencial ao desenvolvimento de novas ROM's para o produto. Agora, a atualização de sistema começa finalmente a chegar às variantes internacionais deste momento. Note-se que infelizmente, até ao momento, não temos qualquer informação relativamente ao modelo Lite.

Mais ainda, o primeiro país, além da China, a receber a nova EMUI 8.0 com Android Oreo seriam as Filipinas. Posto isto, a atualização começará agora a chegar gradualmente aos demais países e regiões. A sua chegada a Portugal ou à Europa não tem qualquer data estipulada. Teremos que esperar para ver.

Huawei P10 Lite deverá receber a EMUI 8.0 com Android Oreo

Infelizmente para os utilizadores deste modelo ainda não podemos confirmar a disponibilidade deste update para aquele que é um dos smartphones mais populares da marca. Note-se que apesar de todas as virtudes do modelo standard e modelo Plus, a relação preço / qualidade do modelo Lite tornou-o irresistível. Segundo os dados da AppBrain é um dos smartphones mais populares da marca em Portugal.

Atualização já começou a ser distribuída

Pelo menos até ao momento a marca não forneceu uma lista oficial de mudanças com a EMUI 8.0. Os dispositivos que a receberam ficaram com um aspecto similar à geração Mate 10. Aqui temos também a barra de navegação flutuante, entre outras funções. É sentida e relatada uma melhoria considerável na performance, desempenho e fluidez dos smartphones.

EMUI 8.0 chegou com os Huawei Mate 10

Mais ainda, com a nova EMUI 8.0 com Android Oreo a autonomia de bateria deverá melhorar. Encontrarás também novas funções na aplicação Galeria. Mais concretamente, uma reciclagem onde encontrarás as fotografias e ficheiros eliminados durante 30 dias. Será útil para quando apagas, inadvertidamente, alguma imagem no teu smartphone.

Mais ainda poderás usufruir dos canais de notificações, os pontos para as notificações. A maior rapidez na abertura de aplicações. A limitação dos processos em segundo plano. Um reforço na segurança do teu Huawei P10 e Huawei P10 Plus. No auto-preenchimento de formulários, velocidade de abertura de aplicações, entre outros.

Assim que a atualização começar a chegar a Portugal serão os primeiros a saber. Até lá, ficaremos atentos e em breve conheceremos os seus sucessores no dia 27 de março, em Paris.

Assuntos relevantes na 4gnews:

P9 e P9 Plus

Xiaomi Redmi Note 5 tem uma nova versão mais poderosa e económica

Google Lens chegou finalmente ao iOS do iPhone

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.