Huawei, OnePlus ou Samsung. Ninguém cresceu como a Xiaomi em 2017

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Apple, Samsung, Huawei e OnePlus. Nenhuma destas empresas cresceu com um ímpeto comparável à empresa de Lei Jun, a Xiaomi. Os dados foram avançados pela IDC (International Data Corporation), no seu mais recente relatório. Neste momento não há outra marca a crescer tanto como esta fabricante chinesa.

No passado ano de 2017 a Xiaomi usufruiu de um crescimento que faz uma Huawei, OnePlus e até mesmo a Samsung empalidecer. Cresceu de tal forma que já está de volta às 5 maiores fabricantes mundiais de dispositivos móveis. Se tens um dispositivo desta marca ou és um fã da fabricante chinesa então continua a ler este artigo. Vais gostar!

Vê ainda: P20. Protótipo mostra-nos a monocelha do Apple iPhone X

Segundo os dados da IDC, a Xiaomi conseguiu crescer 96.9% no último trimestre de 2017 face ao último trimestre de 2016. Em suma, a fabricante chinesa quase que duplicou os seus números de um ano para o outro. Algo que a Huawei, OnePlus, Samsung e demais construtoras não conseguem imitar.

Importa salientar que estas informações se baseiam em dois tipos de dados, na quota de mercado da Xiaomi e no número de dispositivos vendidos. Além disso, a IDC também publicou mais alguma informação relativamente aos números de smartphones vendidos pela Xiaomi. Esta agência disponibilizou também vários dados relativos às rivais como a Apple, Huawei e Samsung, estando a OnePlus incluída na categoria "Outras".

Xiaomi, Huawei, OnePlus e Samsung, o mundo mobile

Segundo os indicadores da IDC, a Apple é neste momento a líder no que à venda de dispositivos móveis diz respeito. Conseguiu ultrapassar a Samsung no último trimestre de 2017 e obteve uma quota de mercado de 19.2%. Já por outro lado a Samsung, agora em 2º lugar, teve uma quota de mercado de 18.4%. Em terceiro lugar temos a Huawei com 10.2%, a Xiaomi em 4% com 7%. Já a OnePlus, não está entre as 5 maiores fabricantes mundiais.

Xiaomi em 4º, Apple em 1º, Samsung em 2º e Huawei em 3º

Note-se que apesar de ter caído para 2º lugar neste último trimestre do ano, avaliando a performance anual a Samsung permanece à frente. A Huawei permanece no 3º lugar mas é sem dúvida incrível o crescimento da Xiaomi, quase com 3 dígitos. Note-se ainda que no último trimestre, com a excepção de Xiaomi, tanto a Apple, Samsung, Huawei e Oppo registaram uma quebra nas vendas.

A Xiaomi teve um ano incrível. 2017 seria repleto de bons dispositivos e sua procura atingiu valores recordes em mercados como a Índia. Aí, segundo a CounterPoint Research a fabricante chinesa terá mesmo ultrapassado a rival sul-coreana, a Samsung. Agora, para 2018 os objectivos da fabricante passarão sobretudo pela expansão para a Europa. O sucesso na Índia foi um autêntico catalisador para as novas ambições da marca.

Em breve será apresentado o próximo Xiaomi Mi 7, bem como o novo OnePlus 6 (maio), o Huawei P20 e Huawei P20 Plus (27 de março). Antes desses teremos ainda os novos Samsung Galaxy S9 e Galaxy S9 Plus, no dia 25 de fevereiro.

E tu, tens algum dispositivo desta marca?

Assuntos relevantes na 4gnews:

d?

Y5 2018 a caminho?

Tecnologia. Operadora NOS conquista os consumidores em Portugal

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.