A Huawei está cada vez mais a olhar para a MediaTek como uma solução para os seus smartphones. Depois da situação em que estão, a empresa asiática está com sérias dificuldades para encontrar parceiros de negócio.
Primeiramente, Donald Trump, Presidente dos EUA, baniu as empresas americanas ce negociar com a Huawei. Logo depois, ameaçou outras empresas de irem no mesmo caminho da Huawei se a ajudassem em alguma forma.
Huawei certifica um novo smartphone com processador MediaTek
O novo Huawei Nova 7SE será um smartphone que abandonará os processadores Kirin (feitos pela Huawei) para implementar o processador Dimensity 800U da MediaTek.
Isto porque a Huawei está com dificuldades em conseguir componentes para fabricar os seus chips. A Samsung e a SK Hynix eram fabricantes que forneciam chips e ecrãs e que já reportaram que o deixarão de fazer nos próximos dias.
MediaTek não é solução a longo prazo para a Huawei
Contudo, nem a MediaTek é uma solução a longo prazo para a Huawei. Isto porque a fabricante também não quer ver os seus produtos barrados nos EUA.
Ou seja, se a fabricante vende milhões de processadores para fabricantes como Xiaomi, Sony, LG ou até (nos próximos tempos Samsung), não se quer arriscar a deixar de conseguir exportar para os EUA onde muitos desses smartphones são vendidos. Ou seja, a "única solução da Huawei" está por um fio porque não é propriamente uma solução.
O novo smartphone Huawei Nova 7 SE chegará com um processador MediaTek. Pelo menos disso temos a certeza porque passou em entidades reguladoras mobile. Resta-nos saber como serão os próximos dispositivos intermediários e topos de gama.
Editores 4gnews recomendam:
- Xiaomi: atualização para os smartphones dá-te uma funcionalidade à tua câmara que não esperavas
- Huawei quer abandonar o Android! Smartphones com EMUI 11 passarão para o HarmonyOS
- Huawei EMUI 11 é oficial: atualização chegará a 50 smartphones!