Durante uma conferência realizada ontem na China, o presidente da Huawei — Wang Chenglu — revelou que a marca iria apostar no seu próprio sistema operativo para smartphones já em 2020. No entanto, novas informações revelam que afinal o HarmonyOS não será destinado a smartphones.
Hoje, um representante da fabricante veio basicamente desmentir as afirmações do presidente. Garantiram que o HarmonyOS irá ser realmente introduzido em mais dispositivos. No entanto, nenhum desses irá ser um smartphone. Mais ainda, confirmaram que não irá chegar a tablets e computadores portáteis.
HarmonyOS dificilmente se tornará numa alternativa viável ao Android
Depois das recentes afirmações, parece que o HarmonyOS dificilmente se irá apresentar como alternativa ao Android para os smartphones da Huawei, pelo menos a curto/médio prazo.
Além das informações (erradas) reveladas pelo presidente da Huawei ontem, falou-se também na disponibilização do HarmonyOS "open source". Muito provavelmente, isso também não irá acontecer, tornando ainda mais complicado uma possível implementação em smartphones destinados aos mercados europeus.
Tudo indicava que o lançamento do HarmonyOS nos seus smartphones poderia ser a única solução para "combater" a ausência dos serviços e aplicações Google. Visto que isso não irá acontecer durante os próximos tempos, o futuro do negócio de smartphones da Huawei na Europa irá atravessar momentos difíceis.
Editores 4gnews recomendam:
- Huawei P40 Pro pode ter bateria de grafeno de alta capacidade: sabe os detalhes
- Huawei cancelou lançamento do Mate 30 Pro e Watch GT 2 no Taiwan. Entende porquê
- China contra ataca e bane uso de tecnologia americana no governo