Huawei mentiu e foi apanhada! Usou fotografia de câmara DSLR como sendo dos seus smartphones

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Huawei tem feito um progresso impressionante na qualidade das suas câmaras fotográficas. Não há dúvida que os seus equipamentos produzem algumas das melhores fotos do mercado, mas isso não parece ser suficiente para a empresa chinesa.

Uma vez mais, a Huawei mentiu ao usar uma fotografia tirada com uma câmara de 2800€ como tendo sido tirada com um dos seus smartphones. Um acontecimento que certamente deixará muita gente embaraçada dentro da empresa.

A foto da controvérsia foi tirada com uma Nikon D850

A Huawei lançou recentemente um concurso de fotografia, no qual incentiva os seus utilizadores a puxar pela sua veia de fotógrafo. O vídeo promocional deste concurso possui uma série de fotos que não deixam ninguém indiferente e uma, em particular, chamou a atenção de um utilizador da rede social chinesa Weibo.

A imagem em causa é a que podes ver acima e pode ser rapidamente encontrada na plataforma 500px. Na sua descrição está explicito que ela foi tirada com uma câmara Nikon D850, um dado que pode ser corroborado pelo seu ficheiro EXIF.

Huawei já veio pedir desculpa pelo sucedido

Perante este facto, não restavam muitas opções à Huawei que não fosse pedir desculpa pelo sucedido. A tecnológica alega que um editor legendou, erradamente, as fotografias como "tiradas por smartphones Huawei". Adicionalmente, a empresa agradece ao utilizador da Weibo por apontar o erro.

O problema é que, por esta altura, ninguém acredita que tenha sido efetivamente um erro inocente. Dado o passado da empresa, esta é uma desculpa que dificilmente colherá muitos adeptos.

Infelizmente, esta não é a primeira vez que se constata que a Huawei mente no seu material promocional. O último caso do género remonta ao ano passado, quando a chinesa promovia as capacidades fotográficas dos Huawei P30.

É uma pena que alguém dentro da Huawei veja necessidade de fazer este tipo de manobras. Como já referi, a chinesa tem das melhores câmaras num smartphone e estas mentiras só vêm denegrir a sua imagem desnecessariamente.

O Huawei P40 Pro ocupa o topo da tabela da DxOMark, entidade que se ocupa a avaliar câmaras de smartphones, entre outros. Um dado que já nos mostra que as câmaras da Huawei estão num patamar bastante elevado.

Editores 4gnews recomendam:

  • Huawei Honor 30 Pro+ não é o novo rei da fotografia, mas bate todos os rivais!
  • Os 10 melhores telemóveis para amantes de fotografia!
  • Huawei vai atrás da Xiaomi e Samsung e patenteia smartphone com ecrã extensível
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.